quinta-feira, 29 de março de 2012

FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA - QUE A SAÚDE SE DIFUNDA SOBRE A TERRA

Aconteceu na noite desta quarta feira (28/03) uma importante palestra com o Padre Marciel no Galpão do Salão Paroquial.
Várias pessoas compareceram ao local e admiraram as informações repassadas pelo palestrante.
O GASPEC agradece a todos, que compareceram e atenderam ao chamado. O convite foi estendido a toda sociedade apodiense, através dos Blogs e das Rádios de nossa cidade.
A Professora Ideuza Gurgel ficou muito satisfeita com a palestra e disse, que os trabalhos do GASPEC vão continuar com informações, visitas e palavras de conforto aos irmãos necessitados.
Dicas para se ter uma vida saudável, conceito de saúde, postura do cidadão diante do SUS, o que devemos fazer, para não enfrentarmos filas nos hospitais, a solidariedade... Essas e outras questões foram apresentadas pelo palestrante.
Veja algumas imagens:




quarta-feira, 28 de março de 2012

CONVITE!!!


O GASPEC CONVIDA TODOS PARA ASSISTIREM A UMA PALESTRA LOGO MAIS A NOITE, NO GALPÃO DO SALÃO PAROQUIAL.
TEMA: FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA - QUE A SAÚDE SE DIFUNDA SOBRE A TERRA
PALESTRANTE: PADRE MARCIEL
HORÁRIO: 20 h
TODOS ESTÃO CONVIDADOS!

domingo, 25 de março de 2012

Amigos chocados: Lula perde muito peso. Veja foto!



Jornal do BrasilAnna Ramalho

Menos 18 quilos

Alguns amigos se chocaram com a foto do ex-presidente Lula da Silva ao lado do novo líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM).

Leia mais;

Lula perdeu 18 quilos desde que começou a combater o câncer de laringe, em outubro. A sorte é que o ex-presidente já está comendo com mais facilidade.

sábado, 24 de março de 2012

CONVITE PARA TODA A SOCIEDADE APODIENSE!



O GASPEC tem a honra de convidar a todos os apodienses, para assistirem a uma palestra, dia 28/03, próxima quarta feira, no galpão do Salão Paroquial.
Tema: Que a Saúde se Difunda Sobre a Terra/Fraternidade e Saúde Pública.
Palestrante: Padre Marciel
Horário: 20h
Todos estão convidados!

terça-feira, 20 de março de 2012

ATIVIDADES DO GASPEC NA ESCOLA MUNICIPAL LINDAURA SILVA

O Grupo de Assistência a Pessoas com Câncer de Apodi realizou atividades na manhã de hoje na Escola Municipal Lindaura Silva, no bairro Cohab de Apodi.

O enfermeiro “Gilberto”, que faz parte do GASPEC mostrou para as crianças da escola, o quanto é importante cuidarmos da nossa saúde com a higienização, com a boa alimentação e as orientações dos pais.

O pátio da escola ficou lotado de crianças, que ouviram atentamente as palavras do enfermeiro “Gilberto”. Os pequeninos interagiram e fizeram diversas perguntas ao palestrante, que explicou muito bem as dúvidas dos alunos.

O que podemos fazer para evitar doenças?

Qual a importância de escovar os dentes?

Como evitar as bactérias prejudiciais a nossa saúde?

Os alimentos mais saudáveis, para termos mais saúde.

Essas e outras questões, que foram abordadas na manhã de hoje (20/03) na Escola Municipal Lindaura Silva.

No próximo dia 22/03 será a vez da Escola Municipal Francisco Alcivan Pinto, no bairro Bacurau 1.

*26/03 - Missa na residência da Professora Ideuza Gurgel, às 19h30min. Ideuza convida a todos os Apodienses!

Veja algumas imagens:

sábado, 17 de março de 2012

LEMBRE-SE!

Errar é uma dádiva do ser humano.
Nós que fazemos o GASPEC temos nossas falhas, porém diante delas é, que encontramos motivação para continuar nossa missão de voluntário, visando o bem do próximo.

sexta-feira, 16 de março de 2012

GASPEC REALIZOU MAIS UMA REUNIÃO

Com o objetivo de discutir os projetos de atividades a serem desenvolvidos no trimestre de março a maio do ano em curso, o GASPEC se reuniu mais uma vez na noite de quarta feira, 14 de março.
Na reunião, houve o momento de espiritualidade, reflexão, encaminhamentos da palestra, que será proferida pelo Padre Marciel, no próximo dia 28/03 no Galpão da Casa Paroquial, Projeto de prevenção a saúde a ser trabalhado nas escolas e cronograma de visitas.
Com a possibilidade e a permissão dos diretores, ficou marcada para:
20/03 - Escola Municipal Lindaura Silva: COHAB;
22/03 - Escola Municipal Francisco Alcivan Pinto: Bacurau I; e
29/03 - Escola Estadual Professor Antônio Dantas.

*26/03 - Missa na residência da Professora Ideuza Gurgel, às 19h30min. Ideuza convida a todos Apodienses!

quinta-feira, 15 de março de 2012

REFLEXÃO

CORRER RISCOS


Rir, é correr risco de parecer tolo.
Corar, é correr risco de parecer sentimental.
Estender a mão, é correr o risco de se envolver.
Expor seus sentimentos, é correr o risco de mostrar seu verdadeiro eu.
Defender seus sonhos e idéias diante da multidão, é correr o risco de perder as pessoas.
Amar, é correr o risco de não ser correspondido.
Viver, é correr o risco de morrer.
Confiar, é correr o risco de se decepcionar.
Tentar, é correr o risco de fracassar.
Mas, os riscos devem ser corridos, porque o maior perigo é não arriscar nada.
Há pessoas, que não correm nenhum risco, não fazem nada, não têm nada e não sabem nada. Elas podem até evitar sofrimentos e desilusões, mas elas não conseguem nada, não sentem nada, não mudam, não crescem, não amam, não vivem.
Acorrentadas por suas atitudes, elas viram escravas, privam-se de sua liberdade.
Somente a pessoa que correr riscos, é livre!

(Sêneca - Orador Romano).

sexta-feira, 9 de março de 2012

Coleta da Solidariedade da CF 2012 vai para luta contra o Câncer



O Centro de Radioterapia de Mossoró foi o local escolhido pela Diocese de Santa Luzia para o lançamento da Campanha da Fraternidade 2012 para a imprensa. O local não podia ser mais apropriado. Sonho antigo dos profissionais e pacientes que lutam contra o câncer, a unidade foi construída a partir da solidariedade das pessoas.
Com um discurso emocionado, o diretor da Unidade, dr. Cure Medeiros, falou sobre a luta em torno da construção da Unidade de Radioterapia e sua satisfação em receber o bispo Dom Mariano Manzana e demais padres da Diocese. "A Igreja está chamando os poderes públicos para essa causa, nós temos que fazer nossa parte. Cada tijolo desse Centro é fruto de solidariedade", destacou dr. Cure, fortemente aplaudido pelo público.
Em seu discurso, o bispo Dom Mariano Manzana falou sobre o tema da Campanha neste ano "Fraternidade e Saúde Pública" e lema "Que a saúde se difunda sobre a terra!" (Cf. Eclo, 38,8). Usando a parábola do bom samaritano, o bispo falou sobre a necessidade de analisar a saúde como um todo e também o contexto local, "precisamos despertar as atitudes, o modo de pensar e agir dos samaritanos", afirmou Dom Mariano, ressaltando que no dia Domingo de Ramos, 1º de abril, Domingo de Ramos,que marca o Dia do Gesto Concreto, a coleta feita na Diocese de Mossoró será revertida à Unidade de Radioterapia.
Os agentes pastorais e os voluntários envolvidos com a Campanha da Fraternidade vão trabalhar o tema deste ano junto às famílias, nos bairros e nas escolas.
Presenciaram a solenidade a presidente da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC), Edy Moura, o vice-presidente Neuso Leite, o gerente de Saúde Benjamim Bento, e o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Milton Marques de Medeiros. Com um discurso emocionado e de reconhecimento ao papel de dr. Cure na luta contra o câncer, Milton Marques arrancou aplauso do público comparando dr. Cure a um anjo. "As pessoas com câncer em determinados momentos da vida nos confortam mais do que nós a confortamos. Foi muito feliz a ideia de lançar a Campanha da Fraternidade nesse local que é fruto da solidariedade e do trabalho de dr. Cure, esse anjo que Deus nos enviou".
Visivelmente emocionado, dr. Cure Medeiros falou sobre as pessoas que ajudaram a construir a unidade. "Continuem ajudando, queremos oferecer o melhor tratamento para nossos pacientes. Sou muito grato a Igreja, vivi dois momentos maravilhosos recentemente, quando a imagem de Santa Luzia parou em frente à Praça dos Hospitais no dia da procissão, dando força e esperança aos pacientes e agora neste lançamento. Sobre a Unidade de Radioterapia, nós fazemos questão de oferecer o melhor tratamento. Vamos iniciar já grandes", afirmou dr. Cure.

RADIOTERAPIA — A parte física da Unidade de Radioterapia está concluída. A expectativa é que a unidade comece a funcionar até outubro deste ano. Além dos pacientes de Mossoró, a unidade prestará atendimento aos pacientes de municípios vizinhos, englobando um universo de 814 mil habitantes. Para começar a funcionar é necessário a aquisição do Acelerador Nuclear e mais dois equipamentos. Com a instalação, os pacientes de câncer que hoje precisam se deslocar para cidades como Natal ou Fortaleza poderão fazer esse o tratamento de radioterapia em Mossoró.
Fonte: Gazeta do Oeste/Juventude Católica.

quinta-feira, 8 de março de 2012

GASPEC DE APODI VOLTA A SE REUNIR

Aconteceu na noite desta quarta feira (07/03) mais uma reunião do Grupo de Assistência a Pessoas com Câncer: Maria das Graças da Silveira no Salão Paroquial de Apodi.
Participaram da reunião a presidente, Professora Ideuza Gurgel, vice presidente, Padre Marciel e outros membros do GASPEC.
Vários assuntos foram discutidos e as previsões de continuidade dos trabalhos do Grupo, que não pode pará.
Na reunião ficou acertado, que haverá uma palestra no Galpão do Salão Paroquial, com o Padre Marciel, sobre o tema da Campanha da Fraternidade de 2012 no próximo dia 28/03, às 20 horas. Todos estão convidados...
A próxima reunião, também já ficou marcada para o próximo dia 14/03, no mesmo local.
No dia 26/03 haverá uma missa na casa da Professora Ideuza Gurgel, às 19h00min e todos estão convidados.