terça-feira, 28 de maio de 2013

GASPEC FAZ VISITA AO CENTRO DE ONCOLOGIA E UNIDADE DE APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER EM MOSSORÓ – RN

O Grupo de Assistência às Pessoas com Câncer de Apodi – GASPEC esteve visitando na tarde de ontem (27/05/2013) o Centro de Oncologia e a Unidade de Apoio à Criança com Câncer em Mossoró.
O objetivo da visita foi convidar o Dr Epaminondas de Medeiros Jácome e o Dr Cury para participarem da Primeira Semana de Combate ao Câncer de Apodi, que está prevista para acontecer nos dias 03, 04 e 05 de julho próximo.
Na visita, o Dr Cury parabenizou ao GASPEC e se disponibilizou para palestrar no dia 04 de julho, às 19h30min. Tema: Câncer – A Doença do Século.
Já o Dr Epaminondas de Medeiros vai palestrar no dia 05 de julho, às 19h30min. Mas ele vai estar em Apodi logo pela manhã e conversará com os Agentes de Saúde do município, capacitando-os para agirem da melhor forma, quando se depararem com pessoas portadoras de câncer.
Na Unidade de Apoio à Criança com Câncer, a visita foi muito interessante para o conhecimento do GASPEC.
Uma equipe especial foi apresentada. Assistentes Sociais, Pedagogas, Psicólogas e outras trabalham com muito carinho e cuidam do infantil, juvenil e adultos.
No local, o GASPEC pode ver sala de informática, música, leitura, padaria e Alberg. A Unidade de Apoio é uma instituição filantrópica, onde não há fins lucrativos, recebe ajuda da sociedade e conta com o voluntariado.
O GASPEC agradece ao Secretário Municipal de Saúde, “Dr Paulo Viana”, que mandou um carro tipo sprinter com motorista, que conduziu 09 integrantes do Grupo até Mossoró e assim foi feito uma viagem muito proveitosa.


segunda-feira, 20 de maio de 2013

Diagnóstico precoce favorece a cura

Uma doença bastante temida e que ainda é vista com preconceito pela maioria da população é o câncer. No entanto, quando descoberta cedo pode ser totalmente curável. Desde que a atriz americana Angelina Jolie resolveu publicizar sua decisão de extrair as duas mamas por completo, após descobrir ter 87% de chances de desenvolver o mesmo tipo de neoplasia que provocou a morte de sua mãe, o debate em torno do tema foi reaberto. A decisão é importante para informar a população sobre a existência desse exame, mas também reforça a necessidade de aplicação das estratégias recomendadas para controle do câncer da mama.

Esse tipo de câncer é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Mais de 52 mil casos novos foram esperados para o ano de 2012 em todo o Brasil. Algo em torno de 35 ocorrências a cada 100 mil habitantes só no Rio Grande do Norte. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca).

O médico mastologista Maciel Matias destaca que o mais importante é sempre incentivar a cultura da prevenção. Lembrando que todas as mulheres acima dos 40 anos de idade devem se submeter ao exame clínico anual. A antecipação do procedimento deve acontecer apenas para as mulheres de grupos populacionais considerados de risco. “O diagnóstico precoce é fundamental”, afirma.

Apesar de ser considerado um câncer de relativamente bom prognóstico se diagnosticado e tratado oportunamente, as taxas de mortalidade por câncer da mama continuam elevadas no Brasil, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. De acordo com dados do Inca a sobrevida média nos países em desenvolvimento fica em torno de 60%.

De acordo com o mastologista a idade continua sendo o principal fator de risco para o câncer de mama. As taxas de incidência aumentam rapidamente até os 50 anos e, posteriormente, esse progresso ocorre de forma mais lenta. Por outro lado a história familiar de câncer da mama está associada a um aumento de cerca de duas a três vezes no risco de desenvolver essa neoplasia.

*Tribuna do Norte.

domingo, 12 de maio de 2013

Mensagem do GASPEC a todas as mães...

Mensagem Dia das Mães 2013 – Nº 01

Mãe… São três letras apenas

As desse nome bendito:
Também o Céu tem três letras…
E nelas cabe o infinito.

Para louvar nossa mãe,
Todo o bem que se disse
Nunca há de ser tão grande
Como o bem que ela nos quer…

Palavra tão pequenina,
Bem sabem os lábios meus
Que és do tamanho do Céu
E apenas menor que Deus!

Autor: Mário Quintana

Mensagem Dia das Mães 2013 – Nº 02


Para completar o homem, Deus a fez mulher…
Mas para participar no milagre da vida, Deus a fez mãe.

Para liderar uma casa, Deus a fez mulher…
Mas para edificar um lar, Deus a fez mãe.

Para estudar, trabalhar e competir, Deus a fez mulher…
Mas para guiar a criança insegura, Deus a fez mãe.

Para os desafios da sociedade, Deus a fez mulher…
Mas para o amor, a ternura e o carinho, Deus a fez mãe.

Para fazer qualquer trabalho, Deus a fez mulher…
Mas para embalar o berço e construir um caráter, Deus a fez mãe.

Para ser princesa, Deus a fez mulher…
Mas para ser rainha, Deus a fez mãe.

Você o mais lindo presente de Deus para mim.
Eu quero ser uma dádiva de Deus para você.

Te amo, mamãe.

Autor: desconhecido

Mensagem Dia das Mães 2013 – Nº 03


Quero dizer-te mãe,
que tu és a flor de meu jardim,
a mais bela de todas,
a qual dá o sentido ao lindo paraíso dos meus sonhos.
Quero dizer-te mãe,
que tu és a estrela de meu céu,
a mais brilhante,
a mais encantadora.
Quero dizer-te mãe,
que os momentos ao seu lado são inesquecíveis,
e os levo comigo para qualquer época a qual eu for.
Quero dizer-te mãe,
que tenho orgulho de chamá-la assim,
pois tu és o sinônimo de meu amor pela vida.

Te amo, mãe!

Feliz Dia das Mães 2013!

Autor: desconhecido.

Fonte: http://www.diadasmaes2013.com

E o Brasil continua a defender o amianto

É constrangedor. Contrariando parecer do Ministério do Meio Ambiente, o Brasil há poucos dias absteve-se de votar em Genebra uma resolução no âmbito da Convenção de Roterdã que obrigaria qualquer país exportador de qualquer produto baseado em qualquer variedade de amianto a informar previamente o importador sobre o conteúdo dessa carga perigosa. Não se tratava de proibição de exportar, apenas de informação prévia.

Os Ministérios brasileiros do Desenvolvimento e de Minas e Energia tomaram posição contra a resolução sob o argumento de que poderia prejudicar as exportações brasileiras da variedade crisotila, que não seria problemática, embora centenas de pareceres científicos no mundo todo digam que é tão prejudicial quanto o amianto. Por isso 66 países já baniram o uso de qualquer variedade - incluídos Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Holanda, Japão, Itália, Hungria, Grã-Bretanha e Estados Unidos; na América do Sul, Argentina, Chile e Uruguai estão entre os países que proibiram a importação. A União Europeia condena o uso. Recentemente, na Itália, dois proprietários de uma grande empresa produtora de artefatos de amianto foram condenados a 16 anos de prisão pelos danos à saúde dos trabalhadores.

Os ministérios que se posicionaram contra a adesão do Brasil alegam prejuízos econômicos à produção e à geração de empregos - o Brasil é o terceiro maior produtor mundial, com 306,3 mil toneladas anuais no último balanço (a Rússia é o maior), e o segundo na exportação (134,1 mil toneladas de fibras, no valor de US$ 79,9 milhões, e 49,9 mil toneladas de manufaturados, no valor de US$ 145,3 milhões). Toda a produção nacional para consumo no mercado interno está hoje concentrada na mina de Cana Brava, em Minaçu (GO), que tem vida útil prevista para quase mais 30 anos.

A indústria de construção civil interna consome a maior parte da produção que aqui fica, em telhas onduladas, chapas de revestimento, tubos e caixas d'água. Na indústria automobilística, o consumo está concentrado em produtos de fricção (freios, embreagens). Mas há consumo também em produtos têxteis, filtros, papel e papelão, isolantes térmicos. E o setor que produz fibras alternativas à crisotila assegura que pode atender a todo o consumo dos produtos problemáticos.

É, no mínimo, curiosa a posição brasileira contrária à informação prévia na exportação, pois desde 1984 a variedade nacional de amianto vem sendo questionada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que na Resolução 348 incluiu os resíduos de amianto na classe dos perigosos e passou a exigir uma advertência impressa aos consumidores, em todos os produtos, quanto ao risco do consumo. Só que a legislação "não pegou". Dois anos depois, uma portaria do Ministério do Trabalho relacionou os perigos dos materiais a que os trabalhadores nessa área estavam expostos. A Convenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre os mesmos riscos (n.º 162), assim como sobre a prevenção e proteção dos trabalhadores no setor, é de 1986. No Senado brasileiro há muito tempo tramita um projeto do senador Eduardo Suplicy que propõe o banimento do produto.

Não é só. Vários Estados brasileiros já aprovaram legislação que proíbe o uso do amianto e a exportação, entre eles São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Mato Grosso. A execução da lei, entretanto, está suspensa, à espera do julgamento de recursos dos produtores no Supremo Tribunal Federal. A alegação é de "inconstitucionalidade" dessas leis estaduais.

É problemático, já que a Organização Mundial de Saúde calcula que a cada ano morrem 100 mil pessoas que foram expostas aos produtos extraídos - que ela considera cancerígenos - ou seus derivados. E serão 10 milhões de pessoas até 2030, vítimas de cânceres do sistema respiratório e de membranas que recobrem os pulmões, o peritônio e o pericárdio. As mortes também podem estar associadas ao câncer de laringe e ao câncer do ovário.

Tudo isso tem levado os críticos do amianto/crisotila a propor o fim da extração, do transporte, da industrialização, da comercialização e da utilização do produto, em todas as suas formas, em todo o País - até porque "não há limite de tolerância seguro para a exposição e o manuseio".

Já o argumento central dos defensores do amianto/crisotila está nos prejuízos que advirão para o município e a região de Minaçu, onde está a extração. Ali quase tudo depende dessa atividade - o emprego, o transporte, a comercialização, a hospedagem, etc. Em mais de três décadas de discussões e questionamentos, entretanto, nada foi feito para lá criar novas atividades substitutivas.

Um parecer da Unicamp, de agosto de 2010, observa que o prejuízo econômico "pode ser minimizado por meio de algumas medidas de política industrial (...) e de fomento à pesquisa de novos produtos e materiais alternativos, além dos atualmente disponíveis". Acrescenta que "haverá quem defenda a continuidade das exportações, sob o argumento econômico de que desta forma o País continuará a contar com preciosas divisas (...). Mas o que é imperioso é colocar em evidência o fato de que o Brasil exporta amianto para outros países periféricos e com isso coloca em risco a vida de milhões de trabalhadores". E lembra o veto da União Europeia ao amianto desde 2005.

A conclusão final é contundente: "Triste sina a desses países condenados a ficar à mercê de interesses econômicos mais espúrios. Mais triste ainda é o país que permite a exploração desses miseráveis, que possibilita que interesses econômicos se beneficiem da ignorância de populações de países carentes". Observa ainda que se beneficiarão os países que desenvolvem tecnologias mais adequadas.

Não está no parecer, mas pode ser lembrado que a indústria produtora em Minaçu é uma das maiores financiadoras de campanhas eleitorais no País.

Fonte: O Estado de S. Paulo.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

REUNIÃO NA PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE APODI

 O GASPEC de Apodi esteve na Promotoria de Justiça na manhã de ontem, 09 de maio de 2013, para solicitar uma palestra do Promotor, falando dos direitos das pessoas portadoras de câncer.
O Promotor de Justiça Criminal, Dr. Sílvio Brito recebeu muito bem o GASPEC em sua sala, mas disse que a palestra não seria possível, devido a sua área ser outra. Mesmo assim, o Promotor orientou o GASPEC e disse que vai ajudar ao Grupo no que for possível.
Em seguida, o GASPEC também esteve na sala do Promotor de Justiça Pública, Dr Cláudio Linhares, que também lamentou não poder realizar a palestra, devido estar súper atarefado durante todo o mês de maio.
Dr. Cláudio Linhares, também orientou ao GASPEC e se disponibilizou em ajudar ao Grupo no que for possível.
Participaram da reunião na Promotoria, os integrantes: Ideuza Gurgel, Tico de Bevenuto, Socorro Leite, Edna, Castelo e Erivan Morais. Para todos os participantes, a reunião foi muito proveitosa para o Grupo.

 O GASPEC com o Dr Sílvio Brito.
O GASPEC com o Dr Cláudio Linhares.

REUNIÃO DO GASPEC


Aconteceu na última quarta feira, 08 de maio mais uma reunião do GASPEC – Grupo de Assistência às Pessoas com Câncer: Maria das Graças da Silveira no Salão Paroquial de Apodi.
O objetivo da reunião foi discutir assuntos relacionados a 1ª Semana de Prevenção e Combate ao Câncer em Apodi, que está previsto para acontecer nos dias 02, 03 e 04 de julho próximo, além de homenagear às mães voluntárias.
Ainda na reunião, formou-se um grupo para ir até a promotoria, solicitar do promotor uma palestra, para explicar os direitos dos portadores de câncer.
A próxima reunião do GASPEC ficou marcada para o dia 16 de maio, às 19 horas (7 da noite) no mesmo local.
 Castelo, falando do perfome
  Luciana, sortuda foi a ganhadora do perfome.
Tico, lendo mensagem às mães.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

HOJE TEM REUNIÃO DO GASPEC

Hoje, às 19 horas tem reunião do GASPEC, no Salão Paroquial... Todos estão convidados.
Vários assuntos serão discutidos. Participe!!!

terça-feira, 7 de maio de 2013

Câncer infantil: diagnóstico precoce e quimioterapia permitem cura de até 80%

Menino Madson foi diagnosticado com leucemia aos 3 anos, teve uma recaída e hoje, aos 7 anos, está bem Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Publicação: 23/11/2012 08:09 Atualização:
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam que, todos os anos, cerca de 9 mil casos de câncer infantil são detectados no país. Os tipos mais comuns são a leucemia (doença maligna dos glóbulos brancos) e os linfomas (que se originam nos gânglios). A boa notícia é que o diagnóstico precoce e a quimioterapia, juntos, representam a principal arma contra a doença e permitem índices de cura que chegam a 80%.

No Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, lembrado hoje (23), a onco-hematologista e diretora técnica do Hospital da Criança de Brasília, Isis Magalhães, lembrou que a doença em crianças é diferente da diagnosticada em adultos. Nas crianças, as células malignas são geralmente mais agressivas e crescem de forma rápida. Os tumores dificilmente são localizados e o tratamento não pode ser feito com cirurgia, destacou a especialistas, em entrevista à Agência Brasil.

Outra peculiaridade do câncer infantil é que não há forma de prevenção, uma vez que não é possível explicar a razão do surgimento dos tumores. Isis alertou que os sinais da doença podem ser facilmente confundidos com os de quadros bastante comuns em crianças, como infecções. Alguns exemplos são o aparecimento de manchas roxas na pele e anemia. Os sintomas, entretanto, devem se manifestar por um período superior a duas semanas para causar algum tipo de alerta.

“É preciso saber identificar quando aquilo está passando do limite e quando é normal. Afinal, qual criança não tem uma mancha roxa na canela de vez em quando? Dependendo da situação, a lista de sinais causa mais desespero nos pais do que ajuda”, explicou. A orientação, segundo ela, é levar que as crianças periodicamente ao pediatra.

Isis também defende que os próprios oncologistas pediátricos orientem profissionais de saúde da rede básica sobre os sinais de alerta do câncer infantil. A ideia é que o pediatra geral e o agente de saúde, por exemplo, sejam capazes de ampliar seu próprio grau de suspeita, prescrever exames mais detalhados e, se necessário, encaminhar a criança ao especialista.

“A doença não dá tempo para esperar. É preciso seguir o protocolo à risca, porque essa é a chance da criança. O primeiro tratamento tem que ser o correto”, disse. Isis destacou também a importância de centros especializados de câncer infantil, já que a doença precisa ser combatida por equipes multidisciplinares, compostas por oncologistas, pediatras, neurologistas, cardiologistas, infectologistas e mesmo psicólogos, odontólogos e fisioterapeutas, além do assistente social.

Luziana Alves de Carvalho, de 29 anos, conhece bem essa rotina de especialistas e exames oncológicos. O filho Madson foi diagnosticado com leucemia pela primeira vez quando tinha apenas 3 anos. Enfrentou sessões de quimioterapia, ficou livre da doença, mas, aos 7 anos, ela voltou. Durante os quatro anos de luta contra o câncer, o menino só conseguiu frequentar o primeiro ano da pré-escola.

Antes de iniciar o tratamento na capital federal, a família morava no município de Santa Maria da Vitória (BA). “Nunca tinha ouvido falar em leucemia. Nem sabia muito bem o que era o câncer. No interior, não temos essas coisas. Os médicos diziam que ele tinha uma infecção na garganta ou uma virose”, contou Luziana. Os sintomas iniciais apresentados pelo menino eram manchas roxas no corpo, dor de estômago e muito cansaço.

Atualmente, Madson está bem de saúde. A próxima sessão de quimioterapia está prevista para o dia 4 de dezembro e a última deve se ser em janeiro de 2013. Os planos de Luziana para o Ano-Novo da família incluem voltar para a Bahia com o filho curado e matricular o menino na escola. “Ele sente muita falta de casa e chora pedindo para assistir à aula. Se Deus quiser, vai dar certo.”

Fonte: http://www.combateaocancer.com/

DIETA RICA EM FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES PODE EVITAR CÂNCER


Uma combinação muito simples pode evitar o câncer de pulmão e outros tumores. De acordo com um estudo da Associação Americana de Pesquisa Sobre o Câncer, o consumo de frutas, verduras e legumes pode ajudar a combater a doença.

Mas, os pesquisadores salientam que a eficácia da dieta está relacionada a qualidade dos alimentos que serão ingeridos. Uma boa dica é comer algumas frutas, verduras e legumes como: laranja, cenoura, banana, alface, maçã, graviola, pinha, fruta do conde, tomate, goiaba e melancia.

Ricas em betacaroteno e alfacaroteno, a laranja, a cenoura e a banana possuem substâncias que inibem a multiplicação de células defeituosas e desordenadas, evitando o câncer. Elas também são antioxidantes, o que protege as células e impede que elas sejam atingidas por radicais livres.

A alface e a maçã são ricas em quercetina, substância que ajuda a proteger as células do corpo de fatores cancerígenos. A graviola, a pinha e fruta do conde promovem e programam a morte de células cancerosas antes mesmo que elas comecem a se multiplicar, devido a acetogenina.

Como podem de impedir que radicais livres entrem nas células, o tomate, a goiaba e melancia são ricos em licopeno, um super-antioxidante, e evitam que elas se tornem defeituosas e que se multipliquem desordenadamente.

Fonte: http://www.combateaocancer.com/

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Cigarro causa mais câncer em mulheres, mostra estudo

Uma pesquisa feita por cientistas noruegueses sugere que mulheres fumantes têm mais risco de desenvolver câncer de intestino que homens fumantes. Os pesquisadores, da Universidade de Tromso, analisaram os registros médicos de 600 mil pacientes e concluíram que a incidência da doença é duas vezes maior entre mulheres que fumam.

O risco de desenvolver a doença mostrou-se especialmente alto entre mulheres que começaram a fumar aos 16 anos ou mais jovens e aquelas que fumaram durante décadas. No período analisado, cerca de 4 mil pacientes tiveram câncer no intestino.

O estudo, divulgado na publicação especializada Cancer Epidemiology Biomarkers & Prevention, mostra que as mulheres fumantes têm 19% mais risco de desenvolver esse tipo de câncer que as não fumantes, enquanto entre os homens o cigarro aumenta esse risco em 9%.

Do Xerife.