sábado, 31 de agosto de 2013

28 de agosto, Dia do Voluntariado: Seja a Causa de um Sorriso


Dia 28 de agosto é o Dia do Voluntariado, conheça nossa nova campanha!
Quando uma pessoa sorri, o coração bate mais forte, o sangue corre mais fácil, o cérebro libera endorfina… ou seja, sorrir é tudo de bom! Já pensou em ser você quem causa todo esse bem-estar a alguém? Dia 28 de agosto é o Dia Nacional do Voluntariado, e para comemorar essa data especial, lançamos a campanha “Seja a causa desse sorriso”. 
Sendo um voluntário, tanto presencial quanto online, você nem sempre muda o mundo todo, mas pode mudar o mundo de alguém. Já imaginou a felicidade de um idoso ao receber um abraço sincero? Ou de um cachorro abandonado ao ganhar atenção? E de uma criança órfã que ganha um presente novo? Ou de um jovem que aprende a ler? Ou de um pássaro resgatado que volta para a natureza? A única coisa que falta para tudo isso acontecer é alguém como você, que disponibilize um tempinho por dia, por semana ou até por mês para ajudar uma ONG ou a quem precisa! 
Então aproveita esse dia 28 de agosto, visite nosso site, encontre uma vaga que combine com suas qualidades e… Seja a causa desse sorriso! 
Acompanhe os depoimentos de voluntários e ONGs sobre os benefícios do trabalho voluntário, que iremos trazer em nosso Facebook e Twitter.
Esse conteúdo foi copiado do Blog do Portal Voluntários.

Agentes de saúde promovem mais uma palestra sobre câncer de mama


Conforme o cronograma planejado pelos Agentes Comunitários de Saúde – ACS aconteceu, na manhã de hoje (27/08), mais uma palestra de conscientização sobre o câncer de mama.

O Agente Comunitário Nakai Hiroks explicou para as pessoas presentes, principalmente mulheres, todos os fatores de riscos, as mutações celulares que ocorrem, e os cuidados que devem ser tomados para prevenir, diagnosticar e tratar o câncer de mama.
“As palestras são importantes para que as mulheres tirem dúvidas, eliminem preconceitos e saibam prevenir, diagnosticar e tratar o câncer de mama”, explicou Nakai Hiroks. Os ACSs estão sempre muito preocupados com a saúde da família e da mulher especificamente quando o assunto é câncer de mama. Afinal, as mulheres são as principais vítimas.
Após a apresentação da palestra, Nakai Hiroks respondeu algumas questões levantadas pelos participantes e enfatizou a importância do autoexame que é o primeiro passo para a prevenção do câncer. A próxima palestra será para a comunidade do Bairro Bico Torto, no dia 30 deste mês às 16h.

Fonte: Apodi Baixo do Pano.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Correlação inesperada entre autismo e câncer é identificada

 
A americana Lucy Dabinett com seu filho Tommy, de 9 anos, que tem autismo causado pelo gene PTEN: ligação com risco maior de câncer

Ao estudarem dois problemas de saúde aparentemente não relacionados - o autismo e o câncer -, pesquisadores convergiram para uma inesperada descoberta. Algumas pessoas com autismo têm genes tumorais que aparentemente causam o transtorno cerebral.

Dez por cento das crianças com mutações em um gene chamado PTEN, que causa câncer de mama , cólon, tireoide e outros órgãos, também têm autismo. Assim como aproximadamente metade das crianças com mutações genéticas que podem levar a alguns tipos de câncer no cérebro e no fígado e a grandes tumores em vários órgãos, incluindo o cérebro. Trata-se de um índice bem mais elevado do que a taxa de autismo na população em geral. "É estranho", diz Evan Eichler, professor de Ciência do Genoma da Universidade de Washington, sobre a convergência.

Fonte: http://saude.ig.com.br/

Cure de Medeiros tem reunião com vereadores e apresenta situação do Centro de Oncologia de Mossoró

O médico Cure de Medeiros esteve ontem reunido com o vereadores que compõem a bancada de oposição à gestão municipal na Câmara, composta pelos vereadores Lahyrinho Rosado (PSB), Genivan Vale (PR), Vingt-Un Neto (PSB), Soldado Jadson (PT do B), Luiz Carlos (PT), Tomaz Neto (PDT) Jório Nogueira (PSD).

O encontro serviu para ele explicar a real situação relativa aos projetos que prestam serviço à população com câncer em Mossoró e região. Sua luta é por apoio da população e classe política.

Cure relatou que a Prefeitura de Mossoró renovou todos os contratos existentes com os demais hospitais e clínicas em Mossoró e a única exceção foi o Centro de Oncologia de Mossoró (COHM), que realiza as cirurgias oncológicas. Além de não ter feito a renovação dos contratos do “plus” (adicional financeiro), o médico apresentou documentos que mostram que a Prefeitura mantêm em atraso dois meses de produção deste hospital, gerando um déficit de aproximadamente 800 mil reais.

Doações
E esse não é o único débito: Um repasse de 125 mil reais – que deveria ter sido pago ao Hospital do Câncer (Hospital da Solidariedade), pelo executivo, em cinco parcelas de 25 mil – desde o dia primeiro de setembro do ano passado, quando venceu a primeira parcela do acordo, não teve qualquer pagamento.

Quase 1 milhão de reais que afetam diretamente milhares de pessoas, correligionárias ou não da prefeita Cláudia Regina (DEM).

“Esta situação vem comprometendo seriamente os serviços aos pacientes de câncer e tem levado o Hospital da Solidariedade a depender ainda mais das doações da população”, ressalta Genivan Vale.
Inconformado com o que foi exposto e com o descaso com a saúde no município, diariamente denunciada pela população, o vereador Genivan Vale dedicou sua fala a expor essa realidade em plenário durante o pequeno expediente da sessão desta terça-feira (27). ”O câncer não pode esperar”, alertou ele.
Nenhum vereador governista pronunciou-se durante intervenção do vereador.

Fonte: Blog de Carlos Santos

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

GASPEC SE REUNE COM SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Dia 13 de agosto de 2013, às 16 horas na sede da Secretaria Municipal de Saúde o GASPEC se reuniu com a atual Secretária, enfermeira Nikellyne Monteiro cm o objetivo de apresentar o projeto social do GASPEC e buscar parceria cm a Secretaria de Saúde para juntos oferecerem as portadores de câncer uma melhor assistência antes, durante e depois do tratamento proporcionando uma melhor qualidade de vida e sua ressocialização n contexto social que está inserido.
Durante a reunião, foram abordados os seguintes assuntos:
  • Apresentação do Projeto Social;
  • Solicitado maior assistência aos portadores de câncer;
  • Solicitado, que os exames fossem realizados com mais agilidade, para não prejudicar o paciente com câncer;
  • Discutido, sobre o convênio da Secretaria/Prefeitura com a liga/Natal, para os atendimentos de urgência;
  • Solicitado a parceria da Secretaria com o GASPEC;
  • Solicitado, que o GASPEC participe de reuniões e ou atividades desenvolvidas com portadores de câncer; e 
  • Informar sobre o cadastro de portadores de câncer, que o Grupo está realizando, a fim de que possamos realizar atividades e acompanhamento com os mesmos.
A Secretária foi bastante atenciosa com os assuntos expostos pelo Grupo, fazendo várias colocações, que servirão para o fortalecimento do elo GASPEC/Secretaria, ficando acertado, que o GASPEC terá participação nas atividades.

Ministro da Saúde assina repasse para Hospital do Câncer de Mossoró.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou nesta terça-feira (13), a documentação que permite o primeiro repasse de recursos do SUS para o Hospital da Solidariedade (mais conhecido por Hospital do Câncer) de Mossoró realizar atendimento radiológico.

O ato foi realizado no gabinete do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, com a presença da deputada Sandra Rosado e da líder peemedebista e secretária de Desenvolvimento Econômico de Mossoró, Izabel Montenegro, e do médico Francisco José de Medeiros Cure, diretor do hospital.

De acordo com o doutor Cure, com o credenciamento do seu serviço de radiologia pelo SUS, o Hospital da Solidariedade de Mossoró está apto a atender não apenas a população de Mossoró, mas também de toda região Oeste do RN e parte do Ceará, totalizando mais de 800 mil habitantes

Ele e a governadora Rosalba Ciarlini fizeram questão de agradecer as gestões desenvolvidas junto ao ministro pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves. “Henrique foi, sem dúvida, nosso grande advogado, disse a governadora. Ela reivindicou um aumento da dotação destinada ao financiamento de cirurgias oncológicas no Rio Grande do Norte.

O ministro garantiu que, para o tratamento de câncer, não faltarão recursos. No caso específico dos serviços de radiologia a serem desenvolvidos pelo Hospital da Solidariedade de Mossoró estão assegurados, este ano, 1 milhão e 100 mil reais.

Fonte: O Xerife.

domingo, 11 de agosto de 2013

HOMENAGEM DO GASPEC AO DIA DOS PAIS

O dia dos pais é uma data comemorativa que no Brasil é comemorada no segundo domingo do mês de agosto, neste ano de 2013 o dia dos pais será no dia 11 de agosto e para festejar esse dia tão especial preparamos uma seleção com as mais belas mensagens para o dia dos pais em formato de texto, PowerPoint, slides, imagens e muito mais, muito carinho e amor para homenagear o papai.
Uma homenagem ao dia dos pais é a maneira de expressarmos todos nossos sentimentos e dizer a esse homem tão especial como ele é importante em nossa vida. A mãe é aquela mulher que nos dá a vida, a progenitora, já o pai representa a estabilidade, a segurança, ambos nos fornecem a base que moldará nossa moral e personalidade, ambos são figuras arquetípicas as quais somos apresentadas no nascimento e a carregaremos até nosso ultimo dia de vida. Ao fazer uma homenagem, ao enviar uma mensagem, estamos dizendo que os reconhecemos, que somos a viva representação da imagem de ambos.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

ALGUNS INFORMES DO GASPEC

*O GASPEC  faz três anos de existência no dia 10 de agosto de 2013. Muitas atividades foram desenvolvidas durante esse período, sempre com o objetivo de proporcionar ao portador de câncer informações que melhore a sua qualidade de vida e a sua ressocialização. Graças aos voluntários, esse trabalho tem continuidade e não pode parar.
*Na próxima terça feira, dia 13, às 16 horas acontecerá uma importante reunião na Secretaria Municipal de Saúde, entre o GASPEC e a Secretária. Assuntos: apresentação do Projeto Social do Grupo e solicitar parceria da Secretaria de Saúde nas atividades do Grupo, visando uma melhor assistência aos portadores de câncer de Apodi.
*Lembramos ainda, que o GASPEC está realizando o cadastro das pessoas portadoras de câncer, para se ter uma ideia de quantas pessoas estão acometidas da doença. Se você conhece alguém, procure o GASPEC e informe, pois é importante para o município ter esse dados.
*Se você quer ser um voluntário, participe de nossas reuniões, que acontecem todas as quintas, no Salão Paroquial, às 19h30min. Abrace essa causa! Junte-se a nós!

GASPEC REALIZA MAIS UMA REUNIÃO

Mais uma reunião foi realizada pelo GASPEC na noite de ontem, (08/08) no Salão Paroquial de Apodi. O objetivo da reunião, foi discutir assuntos relacionados ao desenvolvimento das atividades do grupo.
Momento de espiritualidade, reflexão de texto, visitas a pacientes, aniversário do grupo e outros assuntos foram discutidos na reunião.

sábado, 3 de agosto de 2013

Mioma pode provocar sangramento, cólica e dificuldade para engravidar

No entanto, médicos lembram que há casos que mioma não dá sintoma.
Risco é maior em mulheres acima do peso e que nunca tiveram filhos.

Do G1, em São Paulo-Bem-Estar

O mioma é um tumor benigno que surge quando uma célula do útero da mulher começa a se multiplicar de forma desordenada. No entanto, ele só aparece depois da menstruação e, caso apareça, pode crescer para dentro ou para fora da cavidade uterina.
Por mais que a palavra “tumor” assuste, é importante saber que o mioma é benigno e há diversas maneiras de tratá-lo antes de recorrer à histerectomia, que é a retirada do útero, como alertaram os ginecologistas José Bento e Rodrigo Aquino Castro no Bem Estar desta sexta-feira (1).
Em relação aos sintomas, é preciso tomar cuidado já que em alguns casos, o mioma pode não dar nenhum sinal - nesse caso, o médico orienta apenas o acompanhamento e nenhum tipo de tratamento.
No entanto, caso dê sintoma, pode ser, por exemplo, uma cólica menstrual muito forte, problema muito comum entre as mulheres, como mostrou a reportagem da Marina Araújo .

Porém, vale lembrar que a cólica pode ser também sinal de diversos outros problemas, como pólipos, infecções, ferida no útero, cisto e até mesmo endometriose - por isso, caso a cólica não passe com remédio, ela deve ser investigada.
Em outros casos, o mioma pode causar também dor pélvica, sangramento uterino anormal e, quando ele se instala na entrada das tubas uterinas e impede a passagem do espermatozóide, pode causar também dificuldade para engravidar.
Porém, como explicou o ginecologista José Bento, a mulher com mioma pode ficar grávida, apenas deve ter uma atenção maior e um controle mais rigoroso para evitar riscos como trabalho de parto prematuro e aborto espontâneo.
Em alguns casos, inclusive, é na gravidez que a mulher descobre o mioma, como foi o caso da gestora de meio ambiente Thais Aidar, mostrada na reportagem do Phelipe Siani (veja no vídeo).

Como o mioma é alimentado pelo hormônio estrogênio, isso interfere nos grupos de risco - de acordo com os médicos, a probabilidade de ter o problema é maior em mulheres com mais de 35 anos, com excesso de peso, negras, que não tomam pílula anticoncepcional e que nunca tiveram filhos - e sse último caso se justifica porque as que já tiveram filhos menstruaram menos e assim produziram menos estrogênio para alimentar o tumor. O mesmo acontece com as fumantes já que o cigarro atrapalha a produção desse hormônio. Por isso que, ao entrar na menopausa, com a redução nos níveis hormonais, se a mulher tiver mioma, ele pode diminuir ou até mesmo desaparecer.
Caso o problema precise de tratamento, o médico pode orientar a melhor opção, que depende da idade da paciente e do tamanho e quantidade de tumores. Geralmente, a primeira opção é uma injeção que reduz a produção de estrogênio para que o mioma não seja alimentado e não cresça – nesse caso, a menstruação pode até mesmo se estabilizar. Depois, há a possibilidade de colocar um DIU com hormônio para cessar o fluxo menstrual, mas nesse caso, a mulher para de ovular enquanto está com o DIU e não engravida.
Em casos mais avançados, o médico pode realizar uma miomectomia, um procedimento delicado que pode fazer a mulher perder o útero, dependendo do tamanho do mioma.
Vale lembrar também que, após a miomectomia, o mioma pode voltar e, por isso, caso a mulher queira engravidar, ela deve tentar em menos de 1 ano após o procedimento. Como última opção, é feita a histerectomia, que é a remoção total do útero. Esse procedimento só é feito quando nenhum dos outros tratamentos funciona e a mulher estiver com dores ou hemorragia.
De qualquer maneira, ao primeiro sintoma, é importante procurar um médico. Se não houver nenhum desconforto, em uma consulta de rotina, o ginecologista pode perceber algo errado com o útero e pedir um exame de ultrassonografia transvaginal, que consegue detectar e diagnosticar o mioma.