quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Sesap comemora Dia Mundial de Prevenção da LER/DORT


A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), realiza nesta sexta-feira (27), das 9h às 12h, no auditório da Sesap, um evento para marcar o Dia Mundial de Prevenção da Lesão por esforço repetitivo (LER) e dos Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), celebrado em 28 de fevereiro.

Os dois termos referem-se a um conjunto de doenças que atingem músculos, tendões, nervos e articulações dos membros superiores (dedos, mãos, punhos, antebraços e braços) e, eventualmente, os membros inferiores e coluna vertebral. Decorrem de sobrecarga do sistema músculo-esquelético, o qual é exigido por tempo prolongado, não tem tempo de se recuperar e acaba se desgastando, causando dor e fadiga no corpo, manifestadas através de crises dolorosas, que são aliviadas através de medicação e práticas complementares, como acupuntura e fisioterapia.

A partir das 9h vão acontecer palestras relacionadas ao tema da LER/DORT, sessões de ginástica laboral, além da apresentação de um relatório com o número de casos dessas doenças já notificados pela Sesap. Participam do evento procuradores, juízes do trabalho, sindicalistas e profissionais da área de saúde.

As LER/DORT são reconhecidas como doenças do trabalho, tanto pelo SUS (Portaria 1339/GM/99, como pelo INSS (Anexo II, Decreto 3.048/99). As maiores causas são o ritmo de trabalho, as pressões por produtividade, principalmente aos que trabalham em setores operacionais, e o trabalho extenuante, sem pausas, com movimentos repetitivos e várias horas em posições desconfortáveis. Os trabalhadores mais acometidos desses agravos são os bancários, operadores de telemarketing, caixas de supermercados, comerciários, motoristas, costureiras e digitadores.

“A prevenção só ocorrerá se esses fatores de risco forem enfrentados através de ginástica laboral, mudanças de mobiliário e com palestras educativas, como também, e fundamentalmente, com a participação dos gestores numa política de saúde do trabalho da empresa. Para tanto, os trabalhadores devem ter como objetivo o controle do seu ritmo de trabalho, eliminando os riscos como posturas incorretas e afins, ajustados às características individuais de cada um, como temperatura, ruído e iluminação adequados”, explicou Daniella de Oliveira, subcoordenadora do CEREST.

*ASCOM/SESAP.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Campanha da Fraternidade 2015 vai beneficiar projeto Reviver Feminino


A Diocese de Mossoró realizou na manhã de ontem, 24, uma coletiva de imprensa para apresentar a Campanha da Fraternidade 2015, que este ano tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, e como lema: “Eu vim para servir”. O encontro foi realizado às 9h, na sede do Projeto Reviver Feminino, que trabalha com mulheres com dependência química.
O bispo Dom Mariano Manzana ressalta que o projeto foi escolhido para receber a coletiva e também para o beneficiado com as doações da Coleta Mundial da Solidariedade. No Domingo de Ramos, será realizada a coleta nas paróquias e o dinheiro arrecadado será todo revertido para a construção de uma padaria no Projeto Reviver.
O bispo ressalta que a campanha deste ano foca no relacionamento entre Igreja e sociedade. “Nem sempre foi fácil. A Igreja já quis mandar em tudo. A sociedade também já quis se intrometer nos assuntos da Igreja”, revelou. Ele conta que a intenção da campanha é trabalhar esse relacionamento e colocar a Igreja à serviço da sociedade. O Reviver Feminino, assim como outros projetos da Diocese são exemplos disso.
Outro exemplo dentro da Diocese é o projeto Domingo da Solidariedade. A cada terceiro domingo de cada mês, as paróquias recolhem donativos que são levados para as entidades participantes, são elas: Cáritas Diocesana; Projeto Emaús, São Pedro e São Paulo; Lar da Criança Pobre; Projeto Esperança Padre Guido; Casa de Acolhimento Papa Francisco; Reviver Feminino; Fazenda da Esperança e Abrigo Amantino Câmara. A coleta é forma de rodízio, ou seja, a cada mês uma paróquia arrecada para um desses projetos.
A mesa da coletiva foi composta pelo padre Antônio Carlos, que fez a abertura, Padre Sátiro, Dom Mariano, Ana Maria Duarte, coordenadora das Campanhas e Cláudia Almeida, coordenadora do Projeto Reviver.
O Padre Sátiro lembrou que a CF é realizada desde 1964, pelo Rio Grande do Norte, e hoje atinge todo o Brasil. “Tem sido realmente útil, atendendo o espírito quaresmal, convidando para a Páscoa. Mostra que a igreja está presente na realidade humana”, destacou o sacerdote.
A coordenadora da Campanha, Ana Maria Duarte, informou que já foram realizados os estudos e treinamentos com as equipes que trabalharão a CF nas comunidades. O tema será trabalhado nas paróquias com estudo, debates, seminários, nas celebrações e nas famílias, com visitas nas residências.
Cláudia Almeida, coordenadora do Projeto e da comunidade católica Terço da Sagrada Família, comentou que a escolha do Projeto foi a afirmação de que realmente está sendo feito algo que agrada ao Senhor.
 
*Fonte: Gazeta do Oeste/Blog da Diocese de Santa Luzia

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

AGRADECIMENTOS DA CASA DURVAL PAIVA

Agradecemos de coração as 227 doações da semana de arrecadação de material escolar no Supermercado Nordestão em prol da educação das crianças da Casa Durval Paiva de Apoio à Criança com Câncer. Muito obrigado ao Grupo Nordestão pela amizade e apoio. Emoticon grin

Você ainda pode doar na Casa:
Rua Clementino Câmara, 234, Barro Vermelho, Natal/RN. Mapa: http://ow.ly/x9MZn (Referência: À direita na última rua da Av. Jaguarari seguindo sentido Centro)

Doe online pelo www.casadurvalpaiva.org.br ou (84) 4006.1600
Torne-se Voluntário: http://ow.ly/HL94U

CASA DURVAL PAIVA AGRADECE A QUEM CONTRIBUI COM O PROJETO VIDA

A Casa Durval Paiva fez a entrega de mais duas casas reformadas pelo Projeto Vida. Os pacientes contemplados foram Ruan Carlos do bairro Planalto e Marcos Vinícius de Felipe Camarão, em Natal. A iniciativa conta com o patrocínio do Instituto Ronald McDonald, através de recursos da campanha do McDiaFeliz. Saiba mais!

Doe online pelo www.casadurvalpaiva.org.br ou (84) 4006.1600
Torne-se Voluntário: http://ow.ly/HL94U

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Sucos cítricos ajudam a evitar a formação de pedras nos rins

No verão, casos de pedra no rim aumentam 30%.
Programa também deu dicas para as grávidas que não aguentam o calorão.

Nem todo mundo gosta do verão e muito menos do calorão que atinge vários estados brasileiros. As grávidas são as que mais sofrem. Isso porque, de acordo com os médicos, a gravidez já aumenta normalmente a temperatura corporal das mamães de meio a um grau. O Bem Estar desta quarta-feira (28) falou sobre os efeitos do calor no corpo. Participaram do programa o ginecologista e consultor do programa José Bento e o nefrologista Décio Mion.

As grávidas sofrem mais enjoos no calor porque ficam mais sensíveis aos efeitos hormonais. Para amenizar a temperatura, o nosso consultor orienta que as futuras mamães devem chupar gelo, picolé, comer frutas cítricas e precisam comer a cada três horas.

E a atenção com hidratação deve ser redobrada. No verão, casos de pedra no rim aumentam 30%. Para prevenir o surgimento das pedras deve-se aumentar a ingestão de água e diminuir o consumo de sal, carnes e frituras. A perda de líquido corporal causada pelo suor e os excessos na alimentação influencia na quantidade de impurezas que os rins precisam filtrar.

Por isso, mantenha-se hidratado, com ingestão média de dois a três litros de água por dia. Prefira sucos cítricos que originam o citrato, com ação que impede a formação de pedras. Evite os excessos de consumo de carne ou produtos de origem animal como manteigas. Nas refeições, diminua a ingestão de sal. Evite alimentos embutidos ricos em sódio, além de industrializados.

*Do G1.

PARABÉNS PARA CEIÇÃO SILVEIRA!!!!

O GASPEC parabeniza a voluntária Ceição Silveira, que fez aniversário nesse domingo (08/02)!
Em nome de todos que fazem o GASPEC desejamos, que Deus a abençoe e proteja sempre e lhe conceda muitos anos de vida!!!
Ceição, parabéns!!!

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Dia Mundial Contra o Câncer é lembrado nesta quarta-feira (04)

Em 04 de fevereiro é lembrado o Dia Mundial Contra o Câncer. A data foi criada pela União Internacional Contra o Câncer (UICC) com a intenção de chamar a atenção globalmente para a doença e desmitificar conceitos, enquanto 15 de fevereiro foi referendado como o Dia Internacional de Luta Contra o Câncer na Infância. O evento foi criado pela Childhood Cancer International, que representa 177 organizações de pais em 90 países e tem como objetivo preparar melhor a sociedade para reconhecer os sinais do câncer precocemente, aumentando as chances de cura para milhares de crianças em todo o mundo.

Em Natal, a Casa Durval Paiva apoia as iniciativas e promove desde 2002 a Campanha do Diagnóstico Precoce, divulgando o câncer infanto-juvenil. Durante todo o ano, a Caravana percorre o Rio Grande do Norte, realizando visitas às escolas com apresentação de peças teatrais de mamulengos; distribuindo panfletos e cartazes informativos nos comércios, veiculando os principais sinais e sintomas da doença nos meios de comunicação e também capacitando os profissionais de saúde.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Entrevista: O brincar como instrumento terapêutico

Através das brincadeiras é possível favorecer os aspectos sensoriais, intelectuais, sociais e emocionais da criança, além de estimular a criatividade e a autoconsciência, auxiliando inclusive no tratamento de doenças como o câncer. Para falar sobre o brincar como instrumento terapêutico está conosco Lady Kelly Farias, terapeuta ocupacional da Casa Durval Paiva.
Qual o significado do brincar para a criança/ seria apenas um passatempo?
A brincadeira é uma atividade que a criança começa a realizar desde o seu nascimento, e esse é um momento que não possui objetivo, a não ser pelo ato de brincar e pelo prazer que sente ao se expressar através das brincadeiras, de acordo com o contexto no qual está inserida, demonstrando sentimento, a criatividade e tudo isso de uma forma muito espontânea.
É possível perceber alguma anormalidade na criança através de seu comportamento nas brincadeiras?
É possível sim. Sendo as brincadeiras o que mais atrai a atenção da criança e a sua principal ocupação, é através delas que podemos perceber algumas limitações, que tanto podem ser motora, de interação social, e até desempenho escolar, e sendo estas as dificuldades, o terapeuta ocupacional observa alguns fatores relacionados, como: autoestima baixa, grande ansiedade, irritabilidade, frustração. Nestes casos, o terapeuta será um facilitador desse processo, de acordo com as necessidades da criança.
Quais mudanças podem ser observadas no comportamento da criança acometida de câncer?
As mudanças vão dos aspectos físicos aos emocionais e que são vivenciadas de forma única por cada uma delas, esta é uma fase de grandes transformações, um período que não deve se considerar apenas a patologia, mas a criança como um todo, de forma humanizada, dentro dos aspectos físicos, motor, social, psicológico e emocional, onde até mesmo o brincar pode ser prejudicado e o terapeuta ameniza essa fase dolorosa criando possibilidades.
Como a terapia ocupacional pode ajudar a criança doente através do brincar?
A Terapia Ocupacional tem como objetivo proporcionar a essas crianças uma melhor qualidade de vida, buscando sempre resgatar a autonomia e independência que possam ter perdido ou estar limitados devido ao câncer ou ao tratamento submetido. Esse é o momento quando o brincar se torna fator primordial para alcançarmos os objetivos propostos e o terapeuta também passa a ser um mediador nas atividades que façam sentido para as crianças.
O brincar terapêutico pode ser realizado por pais e familiares em casa, por exemplo?
O brincar deixa de ter um olhar simplesmente livre, ou ocupação do tempo ocioso, ou até mesmo recreação, que é a forma como os pais interagem com os filhos, quando passa a ser utilizado como recurso terapêutico, que tem objetivos definidos e leva em consideração o brincar como um importante instrumento para a construção da subjetividade da criança, oferecendo oportunidades para que desenvolva novas habilidades, proporcionando também um ambiente acolhedor, onde a criança possa expressar seus sentimentos, pensamentos e angústias decorrentes da doença.
Por ser uma especialidade ainda não muito conhecida onde e como se pode ter acesso a terapia ocupacional?
É possível o acesso ao profissional Terapeuta Ocupacional em hospitais, creches, clínicas de reabilitação, em faculdades que disponibilizem ‘clínicas escolas’ para atendimento ao público, como também, em casas de apoio, como é o caso da Casa Durval Paiva.
Quem quiser saber mais sobre esse serviço, quais são os contatos?
Quem deseja saber um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pelo Terapeuta Ocupacional, pode fazer uma visita à Casa de Apoio ou telefonar para a instituição através do telefone 4006-1600 que estarei à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.
Considerações finais.
Observamos junto aos pacientes assistidos pela Casa Durval Paiva que a técnica do brincar como recurso terapêutico mostra ser uma importante ferramenta lúdica, educativa e terapêutica, capaz de facilitar a adesão ao tratamento, adaptação, uma melhor aceitação da atual fase, devolvendo a essas crianças uma melhor qualidade de vida, além de torná-las mais felizes e saudáveis.
A Casa Durval Paiva ampara crianças e adolescentes carentes portadores de câncer e doenças hematológicas crônicas, juntamente com seus responsáveis durante o tratamento em Natal. Hoje são 939 pacientes cadastrados, crianças e adolescentes oriundos de 133 municípios do RN, PB, CE, PI e AL.
CONTATO: (084) 4006-1600. Endereço: Rua Clementino Câmara, 234 Barro Vermelho – Natal

*Fonte: http://www.casadurvalpaiva.org.br/

CASA DURVAL PAIVA COMPLETA 20 ANOS

Em 2015 a Casa Durval Paiva completa 20 anos de amor pela vida em prol da cura do câncer infantojuvenil.

Na foto, Gabrielle - 8 anos, assistida pela Casa desde 2008.


O GASPEC compartilha e deseja que esse trabalho tenha continuidade por muitos anos pela frente! Sucesso para todos que colaboram com a Casa Durval Paiva!!