sábado, 31 de outubro de 2015

VAMOS FECHAR O OUTUBRO ROSA!!!!

Palestra organizada pelo grupo Gaspec Apodi. Os temas foram: Câncer de Mama; Cuidados Preventivo e os Direitos dos Portadores de Câncer.
Obrigado às palestrantes, "Philomena Barroso, enfermeira e Chryslaine Viana, advogada!
Ainda hoje, 31 de outubro às 19h30min teremos uma missa em ação de graça, celebrada pelo Padre Maciel Rodrigues na sede do GASPEC, vizinho a seu Zé Macaco. Todo mundo está convidado!!!






sexta-feira, 30 de outubro de 2015

GASPEC CONTINUA COM ATIVIDADES NO OUTUBRO ROSA EM APODI!!!

O GASPEC convida toda a sociedade apodiense para participar das atividades do Outubro Rosa, que serão realizadas com o seguinte cronograma.

1º Momento:
Dia: 30/10 às 19:30h
Local: Salão Paroquial
Palestra com o tema: Câncer de Mama: Cuidados Preventivos.
Palestrante: Philomena Barroso Simonett
Coordenadora do Setor de Enfermagem do Centro de Radioterapia do Hospital da Solidariedade – Mossoró/RN.

2º Momento:
Dia: 30/10 às 20:20h
Local: Salão Paroquial.
Palestra: Direitos dos Portadores de Câncer
Palestrante: Drª Chryslaine Viana Mascarenhas
, presidente da Comissão OAB Mulher da Subseccional de Mossoró. 

 
3º Momento:  
31/10 – às 19:30h
Local: Sede do GASPEC
Missa em Ação de Graças
Celebrante: Pe. Maciel Rodrigues da Silva
Vice-presidente do GASPEC.

 
Participe! Sua presença será muito importante, pois é sempre bom adquirirmos conhecimentos, mesmo que não seja para si próprio, mas poderá servir para orientar e ajudar ao próximo.

PAI DO CANTOR NILSON VIANA FALECEU AOS 91 ANOS EM APODI

Lourival Pinheiro de Oliveira, 91 anos de idade faleceu na manhã de hoje, 30 de outubro de 2015 em Apodi.

Seu Lourival era o pai do cantor e Compositor Nilson Viana, do radialista Léo Viana, do também compositor Lacerda Viana e outros filhos...

Seu corpo está sendo velado em sua residência e o sepultamento está previsto para acontecer amanhã, às 8 horas no Cemitério de nossa cidade.

Daqui, mandamos votos de pesar para toda a família! Que Deus receba seu Lourival de braços abertos e dê o conforto a todos os familiares!!!

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Governo vai criar grupo para testar pílula do câncer

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (29), que vai criar um grupo de trabalho para estudar a questão da fosfoetanolamina e apoiar a realização dos estudos necessários para avaliar a eficácia da substância contra o câncer.

Distribuída pela USP de São Carlos por causa de decisões judiciais, a fosfoetanolamina é alardeada como cura para diversos tipos de câncer, mas não passou por esses testes em humanos, por isso não é considerada um remédio. Ela não tem registro na Anvisa e seus efeitos nos pacientes são desconhecidos.


*O Xerife.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

GASPEC CONTINUA COM ATIVIDADES NO OUTUBRO ROSA EM APODI!!!

O GASPEC convida toda a sociedade apodiense para participar das atividades do Outubro Rosa, que serão realizadas com o seguinte cronograma.

1º Momento:
Dia: 30/10 às 19:30h
Local: Salão Paroquial
Palestra com o tema: Câncer de Mama: Cuidados Preventivos.
Palestrante: Philomena Barroso Simonett
Coordenadora do Setor de Enfermagem do Centro de Radioterapia do Hospital da Solidariedade – Mossoró/RN.

2º Momento:
Dia: 30/10 às 20:20h
Local: Salão Paroquial.
Palestra: Direitos dos Portadores de Câncer
Palestrante: Drª Chryslaine Viana Mascarenhas
, presidente da Comissão OAB Mulher da Subseccional de Mossoró.

3º Momento:

31/10 – às 19:30h
Local: Sede do GASPEC
Missa em Ação de Graças
Celebrante: Pe. Maciel Rodrigues da Silva
Vice-presidente do GASPEC


Participe! Sua presença será muito importante, pois é sempre bom adquirirmos conhecimentos, mesmo que não seja para si próprio, mas poderá servir para orientar e ajudar ao próximo.

Vegetarianos veem luta legitimada após OMS ligar carne a câncer

OMS colocou produtos como salsicha e salame na lista de carcinogênicos.
Já carne vermelha é fator de risco 'provável' para o câncer.
Salsicha e bacon, entre outros embutidos, foram classificados como produtos carcinogênicos pela OMS (Foto: Joe Raedle/Getty Images North America/AFP)
 
Associações vegetarianas e veganas afirmaram nesta segunda-feira (26) que a publicação de um relatório que relaciona o consumo de carne vermelha e embutidos ao risco de câncer legitima sua luta em favor de dietas alternativas à alimentação com carnes.

"Quantas crises alimentares nós devemos enfrentar antes que as pessoas se deem conta de que as proteínas animais não são boas para nós", reagiu Jasmijn de Boo, presidente da Vegan Society, organização criada em 1944 com sede na Grã-Bretanha.

"A salmonela nos anos 1980, a 'vaca louca' nos anos 1990, a febre aftosa nos anos 2000, a carne de cavalo há dois anos e agora isso: não adianta passar de uma carne para outra. É mais saudável e melhor para o meio ambiente e para os animais ser vegano", disse à AFP o líder da associação que prega a exclusão total de todos os produtos de origem animal da alimentação, mesmo o leite e o queijo.

"Mais do que reduzir nosso consumo (de produtos à base de carne), nós devemos retirá-los completamente da nossa dieta. Existem muitas alternativas", defendeu.

Em nome da União Europeia dos Vegetarianos, que aceitam os produtos à base de leite, Renato Pichler declarou estar "contente que a OMS tenha aceito a conexão entre o consumo de carnes e certos cânceres".

Para Brigitte Gothière, pota-voz da organização L214, que também prega a ausência total de produtos de origem animal da alimentação em nome do respeito aos seres vivos, "o estudo da OMS é mais um argumento em favor de uma alimentação que exclui os produtos à base de carne".

"As dietas veganas são normalmente criticadas pelos médicos, mas este estudo mostra que ser vegano também nos protege de algumas doenças", alfinetou.

Diante da pecuária extensiva, "a questão da ética face aos animais se impõe cada vez mais, talvez até mais do que a questão da saúde", acrescentou Brigitte Gothière.

A Agência Internacional para a Pesquisa sobre o Câncer (IARC), uma agência da Organização Mundial da Saúde (OMS), colocou o consumo excessivo de carnes processadas, como embutidos ou frios, no Grupo 1 de risco de levar ao desenvolvimento de câncer, principalmente o colorretal.

Entre os cânceres mais frequentemente associados à carne, aparecem o câncer colorretal e em quantidade menor, os cânceres de próstata e do pâncreas, segundo o estudo.

Tire suas dúvidas sobre o consumo desse tipo de alimento e o risco de câncer:

Foto de arquivo mostra carne bovina a venda em mercado nos Estados Unidos (Foto: AP Photo/J. Scott Applewhite, File)

As carnes processadas foram colocadas na lista do grupo 1 de carcinogênicos, que já inclui tabaco, amianto e fumaça de diesel. Porém, segundo os especialistas, isso não significa que esse produto é tão perigoso quanto o cigarro, por exemplo.

A carne processada foi incluída nessa categoria, pois existem evidências claras de sua relação com o câncer. Porém o aumento de risco do câncer ocasionado pelo tabaco é muito mais significativo.

“Ao colocar a carne processada no grupo de carcinogênicos, ela fica no mesmo patamar que o fumo, por exemplo, em que a recomendação é não consumir”, diz o cirurgião oncologista Samuel Aguiar Junior, diretor do Departamento de Tumores Colorretais do A.C.Camargo Cancer Center.

“Porém, o consumo esporádico e em pequenas quantidades de carne processada não leva a um aumento do risco de câncer comparável ao tabaco”, afirma.

Segundo o Cancer Research UK, enquanto 86% dos casos de câncer de pulmão estão ligados ao uso de tabaco, 21% dos casos de câncer de intestino estão ligados ao consumo de carne processada e vermelha.

  
*Do G1.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Terça-Feira - No dia 27 de outubro, a Paróquia de Santa Luzia comemora 173 anos

 
Terça-Feira - No dia 27 de outubro, a Paróquia de Santa Luzia comemora 173 anos. Para comemorar a data, uma Missa de Envio das equipes que irão trabalhar na Festa foi celebrada, às 19h, na Catedral de Santa Luzia.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

APODI: CNSC PUBLICA NOTA DE FALECIMENTO

O GASPEC lamenta profundamente! Que Deus receba Isadora de braços abertos e conforte a todos os familiares!!

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Maior teste clínico tenta comprovar se aspirina pode combater câncer

Do Xerife: O teste batizado de “Add-Aspirina phase III” será realizado com 11.000 pacientes que receberam recentemente ou que ainda estão recebendo tratamento para câncer de mama, esôfago, intestino, estômago e próstata, segundo o Instituto Britânico de Pesquisa do Câncer em um comunicado.

O objetivo é determinar se tomar aspirina todos os dias por cinco anos pode parar ou retardar a recorrência de câncer tratados numa fase precoce. O teste será realizado em mais de 100 centros médicos e deve durar 12 meses. Os participantes serão divididos em três grupos: um que vai tomar diariamente 300 miligramas de aspirina, um outro tomará 100 miligramas e o terceiro receberá um placebo ou equivalente.

Dia do Ecumenismo: Data é celebrada, com Ato Ecumênico e oração, pelas pessoas que sofrem com câncer de mama

Em 21 de outubro, várias cidades e Estados brasileiros celebram oficialmente o Dia do Ecumenismo, que tem por finalidade promover o ideal de confraternização e de Paz na Humanidade entre todos os campos do conhecimento e do saber, bem como fazer com que o respeito seja a bandeira da harmonia e do entendimento.

A data, oficializada primeiramente pelo governo do Distrito Federal, é uma homenagem ao Templo da Boa Vontade (TBV), fundado em 21 de outubro de 1989, pelo jornalista, radialista e Diretor-Presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), José de Paiva Netto. O monumento, situado em Brasília/DF, recebe pessoas de todas as tradições religiosas, espirituais e filosóficas, inclusive as não religiosas. Outras localidades igualmente comemoram a data, a exemplo dos Estados do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Espírito Santo, de Santa Catarina, do Paraná e de Mato Grosso, além dos municípios de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, e de Maringá, no Paraná.

A ocasião será celebrada nesta quarta-feira (21/10), às 18 horas, na Nave do TBV, com uma prece especial dedicada às pessoas e famílias que lutam contra o câncer de mama.

Às 19 horas, ocorrerá um Ato Ecumênico em homenagem ao Dia do Ecumenismo e aos 26 anos do Templo da Boa Vontade, com a participação de autoridades, lideranças religiosas, representantes de diversas áreas do saber humano e de organizações da sociedade civil. Na sequência, ocorrerá o momento “Parabéns ao TBV!”, quando será servido o bolo de aniversário. Às 20h30, será aberta a exposição “Todos de mãos dadas com a Paz — Homenagem da LBV aos 70 anos da ONU”.

Sessão Solene
O ponto alto das comemorações do aniversário do TBV será a sessão solene, neste sábado (24), às 17 horas, sob o comando de seu fundador, José de Paiva Netto. Para esse encontro, é esperada a presença de milhares de peregrinos de várias partes do Brasil e do exterior.

A entrada é franca. O Templo da Boa Vontade está localizado na 915 Sul, Brasília/DF. Informações: (61) 3114-1070 ou www.tbv.com.br/blog.

Ecumenismo para a Paz

Desde sua inauguração, o Templo da Boa Vontade mantém as portas abertas a todas as pessoas interessadas em usufruir de sua ambiência de tranquilidade e de seu ideal ecumênico. O monumento recebe anualmente mais de um milhão de peregrinos, segundo dados da Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) e é o mais visitado da capital brasileira. Em julho de 2008, foi aclamado uma das Sete Maravilhas de Brasília. Os ambientes tranquilos e a moderna arquitetura justificaram a escolha, feita por meio de votação popular.

Jornalista Sandra Moreyra descobre novo câncer: "Vou em frente"

A jornalista já enfrentou a doença duas vezes e iniciará um novo tratamento nos próximos dias
A jornalista Sandra Moreyra está iniciando uma nova batalha contra o câncer. Após enfrentar a doença duas vezes, ela descobriu um novo tumor e começará o tratamento nos próximos dias.

"Novamente estou sendo posta à prova. Mais um tratamento pra fazer. Eu amo a vida. E vou em frente", escreveu Sandra no Twitter. O novo câncer foi diagnosticado no mediastino, região no tórax próxima ao esôfago, onde os outros dois foram localizados.

Sandra descobriu a doença em 2008 e enfrentou o primeiro tratamento. Em 2013 ela usou as redes sociais para contar que lutava contra um novo câncer no esôfago e estava fazendo quimioterapia. A jornalista da TV Globo passou por duas cirurgias complexas e em uma delas, em janeiro de 2014, a família pediu doações de sangue em nome dela.

Sandra, de 61 anos, ficará afastada do trabalho durante o novo tratamento médico.

CARAS.

Mamografia é insuficiente para detectar câncer em mulheres mais jovens

Em uma nova polêmica médica, a American Cancer Society declarou nesta terça-feira (20/10) que as mulheres devem esperar até os 45 anos para começar a realizar a mamografia anual como forma de prevenção ao câncer de mama. A recomendação anterior era que as mulheres iniciassem essa rotina de exame aos 40.

Como justificativa para essa alteração, a American Cancer Society alega que não há evidências de que o exame é suficiente para salvar vidas. Ao mesmo tempo em que mulheres mais jovens estão sendo aconselhadas a começar mais tarde a realização da mamografia, sugere-se que mulheres acima dos 55 realizem o exame a cada dois anos – e não anualmente, como acontece hoje.


Fonte: Robson Pires.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

MAIS IMAGENS DA 3ª CAMINHADA DO GASPEC NO OUTUBRO ROSA, HOJE: 20/10/2015

Luciana, cuidando da natureza!!!

GASPEC REALIZA 3ª CAMINHADA DO OUTUBRO ROSA EM APODI

Há três anos o GASPEC trabalha a conscientização da prevenção e combate ao câncer de mama em nossa cidade. 
O Outubro Rosa é um período, onde todo o Brasil discute, alerta e previne as mulheres do câncer de mama, que é grande o índice em todo o país. Apodi não é diferente. Apodi tem o GASPEC, instituição que realiza palestras com especialistas, em diversas comunidades e o trabalho do "Outubro Rosa" com a caminhada aconteceu hoje em sua 3ª edição.
Veja algumas imagens da caminhada: