terça-feira, 31 de maio de 2016

CASA DURVAL PAIVA: EDUCAR PARA NUTRI

Como parte das atividades do projeto #EducandoParaNutrir, recebemos nesta segunda (30), a turma de #Nutrição do 3° período da Estácio. Os alunos organizaram um teatrinho com as crianças falando sobre a importância do consumo das frutas.

#DoaçãoLegal
Quer colaborar conosco? Cadastre-se em www.casadurvalpaiva.org.br/doacaolegal e escolha a melhor forma de doar. Nós cuidamos do resto! — com Tazia Calixto.

segunda-feira, 30 de maio de 2016

ATENÇÃO VOLUNTÁRIOS DO GASPEC!!!

Comunicamos aos voluntários e voluntárias do Grupo, que por motivo de força maior, a reunião prevista para hoje, ficou adiada para a próxima quarta feira, dia 1º de junho às 19h30min.
Agradecemos a compreensão!!

Câncer pode ser combatido com transplante de células de pessoa saudável

Micrografia de uma célula T
Cientistas descobriram que é possível combater tumores cancerígenos utilizando células do sistema imunológico de uma pessoa saudável no corpo de uma pessoa com a doença. A pesquisa com a descoberta foi feita pelo Instituto de Câncer da Holanda e pela Universidade de Oslo, na Noruega, e publicada semana passada pela revista Science.
Os pesquisadores observaram que ao inserir em laboratório componentes de células do sistema imunológico de um doador saudável nas células de um paciente com câncer é possível fazer com que seu organismo reconheça os tumores e passe a atacá-los. A pesquisa foi feita com três pacientes com melanoma, um tipo de câncer de pele.
É função dos linfócitos T diferenciar células do organismo de corpos estranhos. Quando esses corpos são reconhecidos, são desencadeados estímulos imunológicos que destroem ou eliminam o invasor. O problema é que nem sempre as células imunológicas reconhecem o câncer como um invasor. Isso permite a sua proliferação pelo corpo.

"A célula tumoral é traiçoeira. Ela tem algumas técnicas para desligar e escapar do sistema imunológico", afirma Denyei Nakazato, oncologista do Hospital Sírio-Libanês e do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo).
Para avaliar essa capacidade de reconhecimento pelos linfócitos T, os pesquisadores mapearam todos os antígenos que poderiam estimular uma resposta às células de câncer de pele de três pacientes. Antígeno é toda substância que, ao entrar no organismo, é capaz de iniciar uma resposta imune, ativando os linfócitos.
Os linfócitos T dos pacientes com a doença deixavam passar despercebido fragmentos estranhos de células tumorais. Já linfócitos derivados de voluntários saudáveis conseguiram detectar um número significativo de antígenos.

Avanço de técnicas

Para Alex Meller, urologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o estudo é promissor, apesar de envolver apenas três pacientes. Ele afirma que uma técnica parecida já havia sido testada com tumor de rim no Hospital Sírio-Libanês, mas teve uma resposta pouco eficaz. A novidade com o novo estudo seria a sugestão de transferir as células entre pacientes imunologicamente parecidos por meio do sangue.
"No teste no Brasil, as próprias células do paciente acabaram reconhecendo as novas como anômalas e acabava havendo uma reação. O potencial de matar o tumor diminuía porque o paciente reconhecia aquilo como estranho", diz.
Rafael Schmerling, oncologista clínico do Hospital São José da Beneficência Portuguesa de São Paulo, acredita que esse também é um risco para o novo estudo. "O paciente pode reconhecer essas células como estranhas. Mas se elas viverem, começam a crescer, se multiplicar e fazer parte do sistema imunológico da pessoa", afirma.
Schmerling define o novo estudo europeu como um avanço de técnicas com conceitos que já vinham sendo utilizados. Segundo ele, a estratégia mais recente de terapia celular para o combate ao câncer consiste em modificar as células do próprio paciente para que as proteínas do tumor sejam reconhecidas pelo sistema imunológico.

"Nesse estudo, em vez de 'ensinar' as células do próprio paciente os cientistas estão pegando as células competentes de outras pessoas para combater o tumor", analisa.

Lucas Rodrigues
Do UOL, em São Paulo.

domingo, 29 de maio de 2016

SEGUNDA FEIRA TEM REUNIÃO DO GASPEC

Convidamos a todos os voluntários para participarem da reunião, que será realizada segunda, dia 30, onde na oportunidade discutiremos a seguinte pauta:
* Participação nos festejos Juninos;

* Sorteio junino;
* Semana de Prevenção e Combate ao Câncer;
* Outros assuntos.

Será muito importante a sua presença. Participe!!!!

sexta-feira, 27 de maio de 2016

APODI: PARÓQUIA DE SÃO JOÃO BATISTA E NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO COMEMOROU O DIA DE CORPUS CHRISTI

Um trabalho belíssimo feito pelos jovens, casais e crianças, que fazem parte dos grupos de jovens da Igreja Católica de Apodi, em comemoração ao dia de Corpus Christi. Todos feitos com sal, tinta, pó de serraria e pó de café. Parabéns à todos!!
Corpus Christi é uma festa religiosa da Igreja
Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
Imagens de Luciana Furtado.

Postado por Erivan Morais.

IDEUZA GURGEL AGRADECE A TODOS PELAS ORAÇÕES E IDEUZA VITÓRIA ESTÁ EM CASA

Em casa feliz da vida! Obrigada pelas orações!
 Dr Laire Oliveira!

domingo, 22 de maio de 2016

Atividades regulares reduzem risco de câncer

Praticar atividades físicas regularmente reduz o risco de desenvolver 13 tipos de câncer, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira na revista da Associação Médica Americana (JAMA). “Nossos resultados mostram que a relação entre execício e redução do risco de câncer pode ser generalizada em diferentes grupos de pessoas, incluindo aquelas com sobrepeso e as que foram fumantes”, explicou Steven Moore, autor principal do estudo.
Estima-se que 51% dos adultos nos Estados Unidos e 31% no mundo não fazem o mínimo de exercício físico recomendado para estar em boas condições de saúde, destacam os autores do estudo, pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer.
As atividades às que o estudo se refere são: caminhar, correr, nadar ou pedalar, em um ritmo que pode ir de pausado a intenso durante 150 minutos por semana, precisam os especialistas.
Os autores do estudo trabalharam com dados provenientes de 1,44 milhão de pessoas de entre 19 e 98 anos nos Estados Unidos e Europa. Os participantes foram acompanhados durante em média 11 anos, período durante o qual 187.000 novos casos de câncer foram diagnosticados. O estudo não só confirmou a relação, já comprovada por estudos anteriores, entre atividade física e redução do risco de câncer de cólon, de mama e de endométrio, senão que também revelou este vínculo em outros dez tipos da doença.
Os pesquisadores quantificaram, ainda, a redução do risco para os seguintes tipos de câncer: esôfago (-42%), fígado (-27%), pulmão (-26%), rim (-23%), estômago (-22%), endométrio (-21%), sangue (-20%), cólon (-16%) e mama (-10%), entre outros.



Do Xerife.

sábado, 21 de maio de 2016

PARABÉNS PARA OS ANIVERSARIANTES DE HOJE!!!

Parabéns Humberlânia! Felicidades, vitórias e muitas conquistas na sua vida!!!
Parabéns Glória Galvão!!! Felicidades, muitos anos de vida e muita paz!!! Feliz aniversário!!!
Parabéns Alice Pinto!! Feliz aniversário e tudo de bom!!!

quinta-feira, 19 de maio de 2016

STF suspende lei que autoriza produção e uso da “pílula do câncer”

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu hoje (19), de forma liminar, a lei permite a fabricação, distribuição e o uso da fosfoetanolamina sintética, conhecida como “pílula do câncer”. Por 6 votos a 4, a Corte máxima do país acatou pedido da Associação Médica Brasileira (AMB) para suspender os efeitos da lei aprovada pelo Congresso no final de março e sancionada pela presidenta afastada da República Dilma Rousseff em 14 de abril.
A maioria dos ministros acompanhou voto do relator do caso, ministro Marco Aurélio Mello, que entendeu que o Congresso invadiu a competência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de liberar substâncias médicas. Além de ser temerária, a liberação da “pílula do câncer” ocorreu sem as pesquisas científicas necessárias. Acompanharam o relator, os ministros Luís Roberto Barroso, Teori Zavaski, Luiz Fux, Cármen Lúcia e presidente da Corte, Ricardo Lewandowski.

Fonte: Robson Pires.

STF suspende eficácia da lei que autoriza uso da “pílula do câncer”

Por maioria de votos, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu, na sessão desta quinta-feira (19), medida cautelar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5501 para suspender a eficácia da Lei Federal 13.269/2016, que autoriza o uso da fosfoetanolamina sintética – a chamada “pílula do câncer” – por pacientes diagnosticados com neoplasia maligna.
Ao votar pela concessão da cautelar, o relator do caso, ministro Marco Aurélio, disse entender que a autorização para comercialização da droga sem testes clínicos fere a Constituição Federal. Votaram com o relator os ministros Luís Roberto Barroso, Teori Zavascki, Luiz Fux e Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski.
Os ministros Edson Fachin, Rosa Weber, Dias Toffoli e Gilmar Mendes divergiram parcialmente do relator, para permitir o uso da fosfoetanolamina sintética por pacientes terminais.


Fonte: Robson Pires.

domingo, 8 de maio de 2016

Mensagens do Dia das Mães

Mãe, exemplo de mulher

Mãe, você é um exemplo de mulher: conselheira, amiga, companheira, exemplo de amor e persistência. Por isso é mais que merecido que exista um dia para te homenagear.
Quero aproveitar esse segundo domingo de maio para lembrar que eu te amo, e sobretudo, agradecer a Deus por ter me colocado em seu ventre. Obrigada por estar ao meu lado quando preciso chorar e por me fazer sorrir logo em seguida.
Você é a prova de que amor incondicional existe. Desculpe as minhas falhas e aceite as minhas palavras como celebração deste dia. Feliz Dia das Mães!

Super mães da Casa Durval Paiva!

As mães da Casa Durval Paiva participam nesta quinta, 05/05, de um dia especial de recreação e lazer no Imirá Plaza Hotel, em comemoração ao Dia da Mães. No retorno a Casa, receberão lembranças e muitas homenagens dos filhos amados. Parabéns a todas!

DESCOBERTA SOBRE CÂNCER DE MAMA ABRE VIA PARA TRATAMENTOS INDIVIDUAIS

Câncer de mama é um dos que mais afeta as mulheres brasileiras – Latinstock

RIO – Dois estudos publicados nesta segunda-feira, dia 2, traçam o mapa mais completo já feito sobre o câncer de mama, identificando quais mutações no genoma humano são capazes de causar o tumor e os genes envolvidos nessas alterações. A descoberta é considerada um marco, porque permite que pessoas com a mesma doença possam receber tratamentos diferentes e personalizados de acordo com o gene e o tipo de mutação que fez surgir o câncer de mama em cada um delas. A partir de agora, os médicos conseguirão saber, ao identificar um tumor na mama, quais genes contêm erro e em que ponto do genoma ocorreu a mutação.
A equipe de pesquisadores analisou o DNA de 560 pacientes de câncer de mama (sendo 556 mulheres e quatro, homens) e chegaram a 93 genes – ou conjuntos de instruções – que, se modificados, podem causar tumores. A maioria deles já era conhecida, mas, desta vez, os pesquisadores acreditam ter alcançado o quadro mais definitivo de possíveis mutações. O trabalho foi realizado pelo Instituto Wellcome Trust Sanger – um dos maiores centros de estudo de genoma do mundo, no Reino Unido -, e as descobertas foram publicadas nas revistas “Nature” e “Nature Communications”.
Diretor do instituto onde as análises foram realizadas, Mike Stratton considera que os resultados são um divisor de águas para a compreensão do câncer de mama.
– Existem cerca de 20 mil genes no genoma humano. E, agora, com uma visão completa sobre o câncer da mama, sabemos que 93 desses genes, se alterados, irão converter uma célula normal da mama em uma célula cancerosa. Esta é uma informação de extrema importância – ressaltou ele, em entrevista à “BBC”.
60% DAS MUTAÇÕES EM DEZ SEGMENTOS DO DNA
Os dados das pesquisas mostram, ainda, que 60% das mutações que levam ao câncer de mama envolvem apenas dez genes. No outro extremo, porém, existem certas mutações tão raras que causam somente uma pequena fração dos cânceres, o que significa que é pouco provável que elas recebam investimentos para a criação de terapias.
Todas as mutações identificadas pelos estudos não são de origem genética, e sim somática: são adquiridas ao longo da vida, por interferências do ambiente ou de comportamento, como obesidade, tabagismo ou poluição. Por isso, elas não podem ser rastreadas antes do surgimento de um tumor, como foi o caso da atriz Angelina Jolie, que detectou em seu DNA a mesma alteração no gene BRCA1 que fez sua mãe morrer de câncer de mama antes dos 60 anos – assim como a avó e uma de suas tias.
As pesquisas evidenciam, inclusive, que os genes BRCA1 e BRCA2 podem sofrer mutações por interferência de fatores externos, e não apenas dos herdados em família, como se acreditava anteriormente. Erros nesses genes aumentam muito o risco de desenvolver câncer de mama e de ovário porque são eles os genes responsáveis por proteger as células dessas duas partes do corpo. Quando eles não funcionam corretamente, não conseguem impedir o surgimento e a replicação de células cancerosas.
E são justamente os cânceres que não têm a ver com herança genética os maiores responsáveis pela alta na incidência de novos casos da doença ano após ano. São esperados, por exemplo, 58 mil novos casos de câncer de mama no Brasil em 2016, pelo menos seis mil a mais do que se esperava cinco anos atrás, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM).
– Esse trabalho do Reino Unido mostra como é importante levarmos uma vida de qualidade – analisa o presidente da SBM, Ruffo de Freitas Júnior. – O estudo mostra que muitos de nós nascemos com o genoma perfeito e acabamos provocando erros por conta do nosso próprio estilo de vida.
Essas modificações pelas quais o DNA pode passar ao longo da vida formam padrões, também chamados de assinaturas de mutação, que podem ser detectados quando um tumor se forma, além de dar pistas sobre as causas do câncer.
– No futuro, seremos capazes de traçar o perfil individual de genomas de câncer, para identificarmos o tratamento com mais chances de ser bem-sucedido. Estamos um passo mais perto de uma medicina personalizada – disse a principal autora dos estudos, Serena Nik-Zainal, também pesquisadora da Universidade de Cambridge.
De acordo com Cristiane Nimir, patologista mamária associada ao Núcleo de Mastologia do Hospital Sírio-Libanês, um dos benefícios do tratamento personalizado para o câncer de mama é a redução dos efeitos colaterais.
– Muitos dos quimioterápicos usados hoje não conseguem distinguir as células normais das cancerosas, é como se eles não soubessem exatamente que tipo de erro procuram – explica ela. – Menos efeitos colaterais melhoram não só o bem-estar do paciente, como geram menos custos de internação e remédios. As terapias-alvo beneficiarão todas as pessoas com esse câncer, sejam aquelas com tumor hereditário ou somático.
Fonte: Jornal O Globo.

sexta-feira, 6 de maio de 2016

CONFRATERNIZAÇÃO DO DIA DAS MÃES NO GASPEC!!!

Tendo em vista a relevância do trabalho desenvolvido pelo Gaspec Apodi em nossa cidade , gostaríamos de agradecer a todos que contribuíram para a confraternização ao dia das mães .
Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a deus .
( 2 corintias 9.11 )
Obrigado a todos que nos ajudaram:
Tulipa , L'acqua di Fiore, Modas Havaianas , Drogaria Aliança, Joelma tecidos, Lucas Tecidos, Aline Freire, Madalena Pinturas , Fransquinha (Ateliê da Maria ), ex Vereadora Edileuza, Fabiana (Casa Oeste ), Cássia Ellen, Amak Bijou, Ateliê da Paty, DN Informática, Adriana e Otávio, João filho (Ponto Certo Supermercado), Adriana loja dos 8 reais, Center Magazine, Presente de Luxo, os policiais Jacson e Antônio.
O nosso eterno obrigado! O nosso eterno obrigado!