sexta-feira, 31 de outubro de 2014

OUTUBRO ROSA EM APODI FOI REALIZADO COM SUCESSO E O GASPEC AGRADECE O ENVOLVIENTO DE TODOS

Durante o mês de outubro de 2014, o GASPEC organizou o Outubro Rosa e mais uma vez foi sucesso!
Ideuza Gurgel, presidente do GASPEC agradece a todos que contribuiram para a realização do evento em Apodi.
Agradecimento aos enfermeiros Gilberto Souza, Nêmora Martins, Edson, Hyslaide Souza, Ana Paula, aos voluntários e às famílias, que receberam o grupo nas diversas comunidades.
Foram muitas informações, no sentido de conscientizar as mulheres para despertarem para a sua saúde e se prevenirem do câncer de mama.
Enfim, foi mais um evento que o GASPEC realizou com a colaboração de muita gente e que pode ser considerado expectativas superadas!

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

CONVITE DO GASPEC!!

O GASPEC convida você e todo povo de Apodi, para o encerramento do OUTUBRO ROSA 2014! Hoje às 19h30min haverá uma celebração religiosa na sede o do GASPEC, na rua Benjamin Cosntat, nº 461, vizinho a Zé Macaco! Abrace essa causa! Junte-se a nós!

sábado, 25 de outubro de 2014

O IFRN Campus Apodi realiza ação educativa relativa ao "Outubro Rosa"

Nesta terça-feira, 21 de outubro de 2014, durante o Seminário de Integração para as novas turmas do semestre letivo 2014.2, foi realizada uma sensibilização com os alunos acerca da Campanha Outubro Rosa. Na ocasião foram entregues panfletos informativos sobre o câncer de mama e a importância do auto exame.

A Campanha:
Outubro é um mês de conscientização mundial sobre o câncer de mama. Nesse período é comemorado o movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa. O nome da campanha se refere à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama. A escolha do referido mês foi baseada no desenvolvimento de ações isoladas de conscientização sobre a doença e realização de mamografias em vários Estados dos Estados Unidos, tendo sido aprovado em congresso que o referido mês seria base para a campanha daquele país, e que posteriormente se popularizou internacionalmente. A campanha tem como objetivo estimular a participação da população, como forma de sensibilizá-la a uma prevenção consciente, focando a importância do diagnóstico precoce.
O IFRN Campus Apodi está fazendo a sua parte. Faça a sua! Todos juntos contra o câncer de mama! 
 
*IFRN.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

GASPEC CONTINUA COM O OUTUBRO ROSA E CHEGA A MELANCIAS

Palestra sobre Câncer de Mama na UBS do Distrito de Melancias em Apodi. Gaspec do Apodi no Outubro Rosa (22/10/14).
A enfermeira Nêmora Martins levou a sua mensagem e informações importantes, sobre a prevenção do câncer de mama a todas as mulheres presentes na UBS da comunidade.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Hospital Universitário atende 200 pacientes no Novembro Azul

Sabendo que o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens e que só perde para o câncer de pulmão em número de mortes provocadas, o Hospital Universitário Onofre Lopes aderiu à campanha de conscientização Novembro Azul.

De 3 a 15 de novembro, homens com idades entre 50 e 75 anos poderão ser consultados no ambulatório do hospital. “Este tipo de câncer é muito frequente e possui alta letalidade”, explica o urologista e coordenador da campanha, Paulo Medeiros.

Para marcar a consulta, o paciente deve ligar para o número 3342-5247, que será agendada para  o horário da manhã, no período que vai de 3 a 15 de novembro. Durante a consulta são prescritos exames laboratoriais, que devem ser feitos no próprio hospital.

Caso seja observada a necessidade de realização de biópsia, esta também será feita no HUOL. Serão atendidos 20 pacientes por dia, totalizando 200 consultas.

É importante salientar que o público alvo é composto de pacientes que não vêm sendo acompanhados por urologistas, isto porque o objetivo é dar espaço aos pacientes que ainda não tiveram acesso a este tipo de consulta e exames. “Queremos combater a cultura que inibe a procura por um especialista e facilitar o acesso dos pacientes”, disse Paulo Medeiros.


*UFRN.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

OUTUBRO ROSA EM APODI: PALESTRA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA

Um Chá Rosa em prol da saúde da mulher. Igreja Congregacional em Apodi.
Noite Especial. Edinalva Fernandes, Maria Rita, Lenilza Dias, Sara Lene, Salete Morais, Adriana Souza, Maria Aldeniza França...

Um trabalho de conscientização para as mulheres apodienses se prevenirem do câncer de mama. Todos os seguimentos da sociedade apodiense sabe da importância de se prevenir e cuidar da saúde da mulher. O GASPEC-Grupo de Assistência às Pessoas com Câncer de Apodi vem sempre orientando e levando a informação nos bairros e no centro da cidade. 
Apodi está tendo o Outubro Rosa, graças a todos que querem o bem e a saúde da mulher!

Fotos do facebook de Mércia Câmara.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

GASPEC LEVA ATIVIDADE DO OUTUBRO ROSA AO BAIRRO COHAB


Foi na residência de Francimário e Albaneide na noite de ontem que o GASPEC leou a informação sobre a importância de se prevenir e evitar o câncer de mama.

Com as explanações dos enfermeiros Gilberto Souza e Hyslaid Câmaraas mulheres presentes saíram conscientes da importância de se fazer os exames preventivos e de mama.

Com a presença de Ideuza Gurgel, presidente do GASPEC e voluntários também, mais um evento foi realizado dentro da Programação do Outubro Rosa em Apodi.


quinta-feira, 16 de outubro de 2014

OUTUBRO ROSA TEM CONTINUIDADE EM APODI

Hoje continuidade a programação do OUTUBRO ROSA em Apodi. E o GASPEC convida todo mundo para participar de uma palestra logo mais às 19h30min, na residência Francimário e Albaneide, com enfermeiro Hyslaid Câmara e Gilberto Souza, no bairro COHAB! 

Todo mundo está convidado!

terça-feira, 14 de outubro de 2014

'Perdi minha princesinha', diz mãe de criança que morreu de câncer

Sara Dantas morreu na madrugada desta segunda-feira (13).
Ela aguardava o transplante de medula; a mãe está com câncer de mama.

Denilsa e Sara. Mãe e filha batalhavam juntas na luta contra o câncer. Nesta segunda-feira (13), a pequena Sara, aos 9 anos de idade, morreu no Hospital Infantil Varela Santiago. Enfrentando "a maior dor que já sentiu", Denilsa tenta encontrar forças para continuar lutando contra o câncer de mama. "Eu perdi minha princesinha, mas vou continuar lutando, por ela vou continuar lutando", disse.

A história de mãe e filha foi matéria do G1 em agosto deste ano. A pequena Sara Dantas, de apenas 9 anos de idade, foi diagnosticada com leucemia – câncer no sangue – em setembro de 2013. Em junho deste ano, a mãe, durante o tratamento da filha, descobriu que estava com câncer de mama. A família é de Currais Novos e se mudou para Natal para ficar mais próximo dos hospitais onde Sara se tratava e aguardava um doador de medula óssea compatível para a realização do transplante. 


Ainda em agosto foram localizados 12 doadores compatíveis com Sara. Um deles foi selecionado, passou por todo o procedimento de perparação para o transplante - que envolve a realização de uma bateria de exames - e já estava apto a doar. Mas, quando o doador ficou apto, Sara já estava internada com um quadro de pneumonia e precisava se recuperar para se submeter ao transplante. Ela morreu na madrugada desta segunda (14). 


"A dor é muito grande. Tá sendo muito difícil, muito difícil", disse Valmir Dantas, pai de Sara. Durante o tratamento, Sara e a mãe gravaram um CD de música gospel que seria vendido para arrecadar recursos para o tratamento das duas. O CD chama-se "Não pare de lutar". A mensagem que a mãe precisa agora para continuar a batalha contra o câncer.


Sepultamento
 


O sepultamento de Sara Dantas foi acompanhado por milhares de pessoas na tarde desta segunda-feira (13) em Currais Novos. A multidão acompanhou o carro que levava o corpo da menina pelas ruas da cidade até o cemitério Nossa Senhora de Fátima. Antes disso, o corpo foi velado no Palácio dos Esportes Cortez Pereira.

Durante o velório, a mãe da menina cantou a música 'Meu Barquinho' em homenagem à filha. A música está no CD gravado pelas duas.

  
Do G1 RN

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

CONDOLÊNCIA DO GASPEC, A TODA FAMÍLIA DE JOSINALDO CARDOSO!

É com muita tristeza, que o GASPEC recebeu a notícia da partida de dona Salizete Cardoso, mãe do amigo Josinaldo Cardoso!

Que o Senhor console o coração de toda família!

"O amor na hora em que nasce começa a morrer

É que o amor é essencialmente perecível, e na hora em que nasce começa a morrer.
Só os começos são bons.
Há então um delírio, um entusiasmo, um bocadinho do céu.
Mas depois!
Seria pois necessário estar sempre a começar, para poder sempre sentir?"

(Eça de Queiroz).

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

GASPEC COMEÇA O OUTUBRO ROSA COM CAMINHADA PELAS RUAS DE APODI

A caminhada teve início em frente ao Núcleo da UERN, percorrendo várias ruas da cidade e encerrando na sede do GASPEC.
Professores, estudantes, autoridades, representantes da Avon e voluntários do GASPEC estiveram participando da caminha em prol da consciência e da prevenção do câncer de mama. As mulheres  precisam de cuidados, essa é a mensagem do Outubro Rosa em Apodi.