quarta-feira, 30 de setembro de 2015

GASPEC CONVIDA VOCÊ PARA UMA IMPORTANTE PALESTRA QUE ACONTECERÁ NESSE DIA 30 DE SETEMBRO

Comunicado importante! Hoje, dia 30 haverá uma palestra às 19h:30min no Salão Paroquial, sobre a prevenção do câncer Infanto Juvenil. 
Contamos com a presença de todas, as mães, educadores, representantes da saúde, jovens e de toda a sociedade! 
Palestrante: Enfermeira Líbina Adrielle do Centro de Oncologia de Mossoró. 
Participe! Vamos juntos, abrace essa causa!

Cientista brasileira cria sensor que acha câncer antes de sintoma surgir

Priscila Kosaka desenvolve projeto há seis anos em laboratório espanhol. Técnica é 10 milhões de vezes mais sensível do que as atuais disponíveis.

Membro do Instituto de Microelectrónica de Madrid há seis anos, a cientista brasiliense Priscila Kosaka, de 35 anos, desenvolveu uma técnica para detecção de câncer que dispensa biópsias e que consegue identificar a doença antes mesmo do aparecimento dos sintomas. O resultado vem do uso de um nanosensor com sensibilidade 10 mihões de vezes maior que a dos métodos dos exames tradicionais em amostras de sangue dos pacientes. A previsão é de que ele esteja no mercado em até dez anos e também seja utilizado no combate a hepatites e Alzheimer.

A pesquisadora explica que o sensor é como um “trampolim muito pequenininho” com anticorpos na superfície. Quando em contato com uma amostra de sangue de uma pessoa com câncer, ele “captura” a partícula diferente e acaba ficando mais pesado. Outras estruturas relacionadas à técnica também fazem com que haja uma mudança de cor das partículas, indicando que o paciente que teve o fluido coletado tem um tumor maligno. A taxa de erro, segundo Priscila, é de 2 a cada 10 mil casos.

“Atualmente não existe nenhuma técnica que permita a detecção de moléculas que estão em concentrações muito baixas e que coexistam com mais de 10 mil espécies de proteínas numa única bioamostra”, afirma. “Atualmente nenhuma técnica é capaz de encontrar a ‘agulha no palheiro’. Portanto, existe uma necessidade de tecnologias capazes de registrar moléculas individuais na presença de outras moléculas muito mais abundantes. E o nanosensor que desenvolvi é capaz de fazer isso.”

De acordo com a cientista, novos estudos podem fazer com que o nanosensor também seja usado para identificar a que tipo específico pertenceria uma amostra cancerígena (gastrointestinal ou de pâncreas, por exemplo). Dados da Organização Mundial da Saúde estimam 21,4 milhões de novos casos de câncer em todo o planeta em 2030, com 13,2 milhões de mortes. Há mais de cem tipos da doença, e os mais comuns são de próstata, mama, cólon, reto e pulmão.

Entre os benefícios da técnica desenvolvida por Priscila está o fato de que a identificação pode ocorrer dispensando a biópsia e por meio dos exames rotineiros de check-up. A cientista conta que ainda é necessário que o sensor passe por novas fases de teste. Além disso, ela precisará de financiamento para os estudos. Um dos objetivos da pesquisadora é que o equipamento tenha um custo acessível e assim possa ser adotado amplamente pela população.

“[Estou] Muito feliz, amo o que faço. Consegui um resultado que parecia apenas um sonho há quase seis anos. O que me motivou? Conseguir proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas. Quero que o diagnóstico precoce do câncer seja uma realidade em alguns anos”, diz a mulher. “Trabalho em busca de um resultado como esse desde o meu primeiro dia no Bionanomechanics Lab.”

Bacharel em química pela Universidade de Brasília e doutora na área pela Universidade de São Paulo, Priscila é a responsável pelas atividades relacionadas à funcionalização de superfícies do laboratório, além de trabalhar na otimização de estratégias de imobilização de biomoléculas em microcantilevers para biosensing. Ela atua ainda no desenvolvimento de sistemas de nanomecânicos e na combinação de nanotecnologias para o desenvolvimento de ferramentas de diagnóstico altamente sensíveis e específicos e é avaliadora e revisora de projetos europeus para a European Commission desde 2011.

A pesquisadora conta que a descoberta pode ser usada ainda no diagnóstico de hepatite e que pretende estender a técnica a mais doenças, como o Alzheimer. “Em lugar de fazer uma punção na medula espinhal para extrair líquido cefalorraquidiano para o diagnóstico de distúrbios neurológicos, temos sensibilidade suficiente para detectar uma proteína em uma concentração muito baixa no sangue. Assim, o paciente não precisa passar por um exame tão invasivo, pode fazer um simples exame de sangue.”

Benefícios
O oncologista Gustavo Fernandes afirmou apreciar a possibilidade de ver tecnologias do tipo à disposição no dia a dia. “Poder fazer diagnóstico precoce por meio de métodos menos invasivos é muito elegante. Os métodos que temos hoje são muito rudimentares, são muito arcaicos. É um exame físico melhorado em relação ao que se via antes, mas estamos atrás de nódulos, de caroços. O paciente continua fazendo uma porção de testes, de exames de imagem.”

O médico disse ainda esperar ver como o equipamento poderá ajudar pacientes, já que cada tipo de câncer evolui de uma forma diferente e que mesmo entre tipos iguais há variações – como as causas, o comportamento no organismo e a agressividade. A única certeza é de que a intervenção precoce é uma aliada no combate à doença.

“A gente fala de brincadeira que todos os tumores que a gente tratava como comuns estão ficando raros. Câncer de mama é comum, mas as características genéticas são tão específicas que você não trata mais de câncer de mama, mas de câncer de mama de categoria tal. Ou seja, se você for apertando, você vai ter uma centena aí de doenças a partir de uma só. É que nem de pulmão, você acaba dividindo em muitos grupos. Tem muitas alterações sendo detectadas, que acaba que sob um mesmo nome tem várias doenças”, concluiu.

Com informações do G1.

Zenaide Maia participa da abertura do Outubro Rosa no Congresso Nacional

A deputada federal Zenaide Maia (PR) participou nesta quarta-feira (30) da formação da mesa do Seminário “Principais tipos de Câncer entre as Mulheres”. O evento marcou a abertura do Outubro Rosa no Congresso Nacional e levou informações sobre os desafios da prevenção e tratamento de câncer entre as mulheres, no auditório Nereu Ramos, em Brasília.

Durante o lançamento do Outubro Rosa no Congresso Nacional, Zenaide Maia falou da importância da campanha durante todo o mês de Outubro, e da esperança de que as mulheres se conscientizem da importância da prevenção. Além da deputada Zenaide Maia estiveram presentes as deputadas: professora Dorinha, Elcione Barbalho, Flávia Morais, Carmem Zanotto, Benedita da Silva.


*O Xerife.

domingo, 27 de setembro de 2015

AVISO DO GASPEC!!!

O GASPEC avisa, que nesse dia 30 de setembro haverá uma importante palestra sobre a prevenção do câncer infantojuvenil com a enfermeira Líbna do Centro de oncologia de Mossoró. 
Local: Salão Paroquial de Apodi.
Horário: 19h30min. 
Todos estão convidados!!

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

SETEMBRO É DOURADO!!!

Começou o Setembro Dourado! Vamos juntos mostrar que o câncer infantojuvenil tem cura e que o diagnóstico precoce é o caminho mais curto para combater a doença. Participe do movimento interagindo com as nossas redes sociais, compartilhando os nossos posts e ajudando a espalhar essa mensagem do bem. ‪
Setembro Dourado‬.

Equipamentos - A tecnologia inédita faz a diferença na Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer Hospital da Solidariedade de Mossoró

Principais Equipamentos

 
 Acelerador Linear de Alta Energia: Elekta Synergy com Colimador Multileaf
 Braquiterapia com Sistema Afterloading MicroSelectron Digital de 30 canais

Entre as possibilidades de tratamentos (ou serviços) oferecidos pelo Hospital da Solidariedade se destacam a Radioterapia de Intensidade Modulada(IMRT), Radioterapia Conformacional Tridimensional(3D-RT), a Radioterapia Guiada por Imagem(IGRT), a Radioterapia Estereotáxica Fracionada, a Radiocirurgia Estereotáxica e a Braquiterapia de Alta Taxa de Dose(HDR).

Radioterapia Conformacional Tridimensional (3D-RT)
Uma forma avançada de radioterapia externa que utiliza imagens adquiridas por tomografia computadorizada (TC), ressonância magnética (RM) ou tomografia por emissão de pósitrons (PET). Essa tecnologia permite melhor controle durante o tratamento, permite estudo de doses de radiação antes do início do tratamento, garante aos pacientes maiores doses de radiação no tumor e menos exposição à radiação dos tecidos saudáveis, diminuindo os efeitos colaterais.

Radioterapia de Intensidade Modulada(IMRT)

Graças a sua precisão conformacional permite a administração de altas doses de radiação no tumor, minimizando as doses nos tecidos normais adjacentes de forma eficaz. A técnica de IMRT permite uma maior conformação da radiação para o contorno da área-alvo, utilizando múltiplos feixes de radiação angulares e de intensidades não uniformes. Portanto, utiliza-se alta dose de radiação no tumor alvo, enquanto se diminui a exposição à radiação dos tecidos normais adjacentes, buscando a redução da toxicidade ao tratamento. Desta forma, os efeitos colaterais a curto e longo prazo são reduzidos consideravelmente. Normalmente são utilizados cerca de 5 a 9 campos de radiação que são administrados ao paciente a partir do Acelerador Linear com sistemas de colimação de múltiplas folhas. Atualmente, a IMRT é indicada principalmente para o tratamento de tumores de próstata, cabeça e pescoço e tumores do sistema nervoso central. Essa modalidade de tratamento também pode ser uma aliada no tratamento dos tumores pediátricos, devido à sua alta capacidade de redução da dose nos tecidos sadios. Essa técnica está disponível do HS desde sua inauguração, à época um serviço inédito na maioria das cidades nordestinas.

A Radioterapia Guiada por Imagem (IGRT)

Surgiu da necessidade de localizar de forma mais precisa o tumor no momento do tratamento. O seu objetivo é garantir com a maior precisão possível que o tumor esteja dentro do campo de irradiação em todos os dias do tratamento. A IGRT envolve radioterapia conformada guiada por imagem, como tomografia, ultrassom e raios X, realizados na sala de tratamento, antes do procedimento radioterápico. A IGRT é indicada para auxiliar em tratamentos que requerem extrema precisão como radiocirurgia e IMRT.

Vale lembrar que esta técnica é realizada com iViewGT(Electronic Portal Imaging Device), equipamento ainda não disponível em serviços de radioterapia de cidades nordestinas como Fortaleza. 



Desarmar os corações

Relendo o meu livro Jesus, a Dor e a origem de Sua Autoridade, lançado em 8 de novembro de 2014, achei alguns modestos apontamentos, os quais gostaria de apresentar a vocês, que me honram com a leitura.

Por infelicidade, os povos ainda não regularam suas lentes para enxergar que a verdadeira harmonia nasce no íntimo esclarecido de cada criatura, pelo conhecimento espiritual, pela generosidade e pela justiça. Consoante costumo afirmar e, outras vezes, comentarei, eles geram fartura. A tranquilidade que o Pai-Mãe Celeste tem a oferecer — visto, de lado a lado, com equilíbrio e reconhecido como inspirador da Fraternidade Ecumênica — em nada se assemelha às frustradas tratativas e acordos ineficientes ao longo da nossa História. O engenheiro e abolicionista brasileiro André Rebouças (1838-1898) traduziu em metáfora a inércia das perspectivas exclusivamente humanas:

— (...) A paz armada está para a guerra como as moléstias crônicas para as moléstias agudas; como uma febre renitente para um tifo. Todas essas moléstias aniquilam e matam as nações; é só uma questão de tempo. (O destaque é nosso.)

Ora, vivenciar a Paz desarmada, a partir da fraternal instrução de todas as nações, é medida inadiável para a sobrevivência dos povos. Mas, para isso, é preciso, primeiro, desarmar os corações, conservando o bom senso, conforme enfatizei à compacta massa de jovens de todas as idades que me ouviam em Jundiaí/SP, Brasil, em setembro de 1983 e publiquei na Folha de S.Paulo, de 30 de novembro de 1986. Até porque, como pude dizer àquela altura, o perigo real não está unicamente nos armamentos, mas também nos cérebros que criam as armas; e que engendram condições, locais e mundiais, para que sejam usadas, que pressionam os gatilhos e os dedos os quais apertam os botões.

Armas sozinhas nada fazem nem surgem por “geração espontânea”. No entanto, são perigosas mesmo que armazenadas em paióis. Podem explodir e enferrujam, poluindo o ambiente. Elas são efeito da causa ser humano quando afastado de Deus, a Causa Causarum, que é Amor (Primeira Epístola de João, 4:16). Nós é que, se distantes do Bem, somos as verdadeiras bombas atômicas, as armas bacteriológicas, químicas, os canhões, os fuzis, enquanto descumpridores ou descumpridoras das ordens de Fraternidade, de Solidariedade, de Generosidade e de Justiça do Cristo, que é o Senhor Todo-Poderoso deste orbe.

Os artefatos mortíferos, mentais e físicos, perderão todo o seu terrível significado e sua má razão de “existir” no dia em que o indivíduo, reeducado sabiamente, não tiver mais ódio bastante para dispará-los.

No dia em que o indivíduo, reeducado sabiamente, não tiver mais ódio bastante para disparar artefatos mortíferos, mentais e físicos, estes perderão todo o seu terrível significado, toda a sua má razão de “existir”. E não mais serão construídos.

É necessário desativar os explosivos, cessar os rancores, que insistem em habitar os corações humanos. Eis a grande mensagem da Religião do Terceiro Milênio, que se inspira no Cristo, o Príncipe da Paz: desarmar, com uma força maior que o ódio, a ira que dispara as armas. Trata-se de um trabalho de educação de largo espectro; mais que isso, de reeducação. E essa energia poderosa é o Amor — não o ainda incipiente amor dos homens —, mas o Amor de Deus, de que todos nós nos precisamos alimentar. Temos, nas nossas mãos, a mais potente ferramenta do mundo. Essa, sim, é que vai evitar os diferentes tipos de guerra, que, de início, nascem na Alma, quando enferma, do ser vivente.

As pessoas discutem o problema da violência no rádio, na televisão, na imprensa ou na internet e ficam cada vez mais perplexas por não descobrir a solução para erradicá-la, apesar de tantas e brilhantes teses. Em geral, procuram-na longe e por caminhos intrincados. Ela, porém, não se encontra distante; está pertinho, dentro de nós: Deus!

— (...) o Reino de Deus está dentro de vós.

Jesus (Lucas, 17:21)

E devemos sempre repetir que “Deus é Amor!” (Primeira Epístola de João, 4:8). Não o amor banalizado, mas a Força que move os Universos. Lamentavelmente, a maioria esmagadora dos chamados poderosos da Terra ainda não acredita bem nesse fato e tenta em vão desqualificá-lo. São os pretensos donos da verdade... Entretanto, “o próximo e último Armagedom mudará a mentalidade das nações e dos seus governantes”, afiançava Alziro Zarur. E eu peço licença a ele para acrescentar: governantes sobreviventes.

Conforme anunciado no austero capítulo 16, versículo 16, do Livro da Revelação,

— Então, os ajuntaram num lugar que em hebraico se chama Armagedom.

(Armagedom, local onde reis, príncipes e governantes são agrupados para a batalha decisiva.)

Sobrepujar os obstáculos
Zarur dizia, “na verdade, quem ama a Deus ama ao próximo, seja qual for sua religião, ou irreligião”.

Recordo uma meditação minha que coloquei no livro Reflexões da Alma (2003): O coração torna-se mais propenso a ouvir quando o Amor é o fundamento do diálogo.

E um bom diálogo é básico para o exercício da democracia, que é o regime da responsabilidade.

Ao encerrar este pequeno artigo, recorro a um argumento que apresentei, durante palestras sobre o Apocalipse de Jesus para os Simples de Coração, apropriado igualmente aos que porventura pensem que a construção responsável da Paz seja uma impossibilidade: (...) Isso é utopia? Ué?! Tudo o que hoje é visto como progresso foi considerado delirante num passado nem tão remoto assim. (...)

Muito mais se investisse em educação, instrução, cultura e alimentação, iluminadas pela Espiritualidade Superior, melhor saúde teriam os povos, portanto, maior qualificação espiritual, moral, mental e física, para a vida e o trabalho, e menores seriam os gastos com segurança. “Ah! é esforço para muito tempo?!”. Então, comecemos ontem! Senão, as conquistas civilizatórias no mundo, que ameaçam ruir, poderão dar passagem ao contágio da desilusão que atingirá toda a Terra.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

BOLETIM INFORMATIVO DA CASA DURVAL PAIVA

Agosto de 2015
1.248 Crianças atendidas desde a fundação | 987 Crianças e adolescentes (Cadastrados) | 511 Crianças e adolescentes (Em tratamento) | 265 Cestas básicas distribuídas no mês | 3.086 Refeições fornecidas no mês | 01 Casos Novos de Câncer (Mês) | 34 Casos Novos de Câncer (Ano) | 03 Casos Novos Hematológicos (Mês) | 16 Casos Novos Hematológicos (Ano) | 00 Investigação de Diagnóstico | 77 Casas Construídas | 117 Casas Reformadas | 108 Funcionários | 133 Municípios atendidos no RN | 09 Municípios atendidos na PB | 02 Municípios atendidos no CE | 01 Município atendido no SE | 01 Município atendido no PI | 29.742 Doadores cadastrados | 18.083 Doadores mensalistas | R$ 70,00 Diária média por criança | R$ 300.000,000 Despesa (média mensal).

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

ORAÇÕES PELO AMIGO FLÁVIO!!!

Quero aqui aproveitar este espaço para agradecer a uma pessoa que tem me mantido na luta, essa pessoa é Werlaine, minha querida esposa. Ela tem sido muito importante. Há mais de vinte dias ela está aqui ao meu lado.
O GASPEC ora e pede orações por você Flávio! Que Deus esteja sempre contigo!

Abrace o dourado !!!

Mais de 900 pessoas já apoiaram a Campanha Setembro Dourado nas redes sociais. Participe você também e abrace o dourado! No facebook, acesse coniacc.org.br/setembrodourado e adicione a moldura da campanha ao seu perfil. No instagram, poste uma foto vestindo dourado (camiseta, short, unhas, etc) com as tags #euvoudedourado e #setembrodourado. Confira quem já faz parte dessa corrente de solidariedade em @coniacc.

No nosso mural: Renata Uchoa (@reuchoam), Carlos Dias (@carlosdiasultra), Suzana Schott (@suzanaschott), João Felipe Araújo (@jf_araujo), Mariana Rocha (@marianaroccha), Robson Carvalho (@robsoncidadao).

Julio Passos (@juliopassos14), Raiana Azevedo (@raiana_mv), Rafael Dantas (@rafaeldantasadm), Luiz Neto (@luiz_noronha), Arthur Sousa (@arthursousaa), Alberto Bandeira (@alberto_bandeira), Guilherme Rodrigues (@guidecrodrigues), Adriana Macedo (@drika_macedo), Samara Almeida (@samarabaratxo), João Paulo Santos (@jppersonal), Julio Passos (@juliopassos14), Raiana Azevedo (@raiana_mv), Rafael Dantas (@rafaeldantasadm), Luiz Neto (@luiz_noronha), Bruno Alves (@brunoalves92) e Marcela Rodrigues (@marcelapr_)

BAILE BENEFICENTE AMIGOS DO GASPEC!!!

No dia 11 de outubro, acontece na Associação Cultural Desportiva Apodiense (ACDA), uma grande festa, noite para recordar!

O evento terá a animação da banda Radiola Club, que se doou por inteiro para a realização do evento.

Para a noite estão sendo vendidas as mesas ao preço de R$ 50,00 no GASPEC.

Vamos participar!!!!

Parceiro da Casa Durval - Jean Fernandes

“A Casa Durval Paiva, há seriedade em suas ações, profundo respeito pelas pessoas que são atendidas e muito amor. Com alegria, abro os microfones do meu programa de rádio para receber, semanalmente, colaboradores e pacientes desta verdadeira casa de amor e ternura.”
Jean Fernandes – locutor da rádio 95 FM.

Da Casa Durval: Câncer tem cura

Maria Rosineide, paciente da Casa Durval Paiva da cidade de Vera Cruz/RN, descobriu aos 13 anos que estava com um Linfoma de Hodgkin e hoje, com 25 anos, compartilha sua felicidade na superação do câncer.

"Quando foi descoberto, eu não sabia o que era câncer, os meus pais não me contaram sobre a doença no início. Comecei a frequentar a Casa Durval Paiva e minha acolhida foi ótima, tinha psicóloga, dentista, pedagoga. Depois do tratamento, ter recebido o diagnóstico de cura foi maravilhoso."

sábado, 19 de setembro de 2015

Encontro de Casais Com Cristo celebra 30 anos em Mossoró- RN

Valéria Bulcão: Em comemoração aos 30 anos do Encontro de Casais com Cristo, no dia 20 de setembro, às 8h, teremos um grande Encontro Diocesano do ECC, quando casais de todas as paróquias se reunirão no Colégio das Irmãs, em Mossoró. A celebração será presidida por nosso Bispo Dom Mariano e concelebrada pelos diretores espirituais das paróquias. Participará também desse encontro o Casal Regional Nordeste II, Washington e Miriam, da Arquidiocese de Natal.
O ECC é um serviço da igreja às famílias, são casais evangelizando casais. Foi implantado na Diocese em 1985. O primeiro encontro aconteceu na Paróquia de São João Batista, em Assu, amadrinhada pela Paróquia de Santana de Currais Novos. Hoje está presente em todas as paróquias da Diocese e a cada ano realiza novos encontros com o intuito de evangelizar a família através do casal. É um chamado à igreja, a uma vivência cristã. Até o ano de 2014 já foram realizados, na Diocese, 303 encontros com participação de 7.989 casais. Atualmente, na Diocese, o ECC é coordenado pelo diretor espiritual padre Janedson (Paróquia de São Manoel) e pelo casal diocesano Bira e Gleide (Paróquia de Pau dos Ferros).
Convidamos toda Diocese para participar desse grande momento, importante não só para os casais que já passaram pela experiência do encontro, mas também para toda a Igreja.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Assembleia vai criar Frente Parlamentar de Combate ao Câncer Infantil

O deputado estadual Jacó Jácome (PMN) anunciou nesta sexta-feira (18), durante audiência pública na Assembleia em alusão à campanha nacional Setembro Dourado, a criação de uma Frente Parlamentar de Combate ao Câncer Infantil para a discussão e planejamento de ações voltadas ao tema. O parlamentar, propositor da discussão, revelou ainda outras ações com foco na prevenção do câncer infantojuvenil.

“Iremos destinar uma emenda parlamentar para a promoção de campanhas educativas voltadas à prevenção da doença. Nós vamos fazer uma reunião com a direção da TV Assembleia e a Comunicação da Casa para solicitar o apoio na divulgação de ações voltadas para o combate do câncer infantojuvenil”, disse Jacó.

Em pronunciamento, o parlamentar revelou dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), que apontam que 80% das crianças e adolescentes com câncer podem ser curados, caso diagnosticados precocemente. “A oportunidade de cura para esses jovens é alta, desde que os atores públicos e sociais ofereçam as condições necessárias e adequadas para isso”, disse Jacó Jácome, que também alertou para que os pais permaneçam atentos ao comportamento dos seus filhos e aos sinais da doença.

No Rio Grande do Norte, a campanha Setembro Dourado vem sendo capitaneada pela Casa Durval Paiva, Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), Hospital Infantil Varela Santiago e Liga Norte-riograndense Contra o Câncer. Presente no debate, o diretor-presidente da Casa Durval Paiva, Rilder Campos, enalteceu a iniciativa do Legislativo potiguar e comemorou o crescimento da campanha. “Precisamos que os poderes constituídos se mobilizem, pois as atividades das instituições do terceiro setor devem ser complementares às ações públicas”, disse Rilder.

*O Xerife.

BAILE BENEFICENTE AMIGOS DO GASPEC!!

No dia 11 de outubro, acontece na Associação Cultural Desportiva Apodiense (ACDA), uma grande festa, noite para recordar!

O evento terá a animação da banda Radiola Club, que se doou por inteiro para a realização do evento. 


Para a noite estão sendo vendidas as mesas ao preço de R$ 50,00 no GASPEC.

Vamos participar!!!!

“Setembro Verde” chama atenção para doação de órgãos

Desde o início do mês de setembro, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Central de Transplantes, realiza a campanha estadual “Setembro Verde”, em alusão ao Dia Nacional de Doação de Órgãos (27/09). Diversas ações como palestras e jornadas de sensibilização estão sendo realizadas junto à população e profissionais de saúde sobre a importância da doação de órgãos.

Além disso, em parceria com a Prefeitura de Natal, alguns monumentos públicos estão iluminados de verde, cor escolhida nacionalmente para representar a doação de órgãos, como a sede da Prefeitura, o Pórtico dos Reis Magos e a Ponte Newton Navarro. Também por meio dessa parceria, as unidades de saúde do município estão realizando atividades, através de profissionais já treinados pela Central de Transplantes, para assistência ao paciente no pré e pós-transplante.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

GASPEC REALIZA MAIS UMA REUNIÃO EM SUA SEDE

Hoje, 16 de setembro o GASPEC realizou mais uma reunião de interesse do grupo. A reunião foi considerada muito produtiva. 
Estamos nos mobilizando para tudo dar certo na nossa FESTA BENEFICENTE. JUNTE- SE A NÓS! ABRACE ESSA CAUSA VOCÊ TAMBÉM! 
Nossos amigos e amigas, ainda temos mesas disponíveis! Com Edilza Morais, Marilac, Ecílvia Torres, Maria Nice, Edileuza Fernandes, Dilena Dantas.

Dispostos a fazer o bem

Voluntários da AMEO contam suas experiências com o voluntariado e falam sobre a satisfação de se envolver com o próximo.
O Brasil ocupa o 78° lugar em uma lista dos 135 países mais envolvidos com o trabalho voluntário, a lista é elaborada pela Charities Aid Foundation. A posição do país vem crescendo em relação aos últimos anos, mas ainda estamos longe de ter uma cultura de ajuda ao próximo. Para o dia do voluntário a AMEO preparou uma matéria especial, reunindo os relatos de alguns voluntários contando suas experiências e desafios.  
A Voluntária da Casa de Apoio, Rita Giorno, completou essa semana dez anos de transplante de medula óssea. Hoje completamente curada do câncer, Rita continua na luta para informar os pacientes a respeito dos cuidados durante o tratamento. “Durante meu tratamento na Santa Casa, observei que os pacientes tinham pouco conhecimento sobre a doença e mesmo sobre os seus direitos, então, comecei a explicar sobre as doenças e sobre a importância da higiene. Comecei a ter um tratamento de amizade com eles”.
 
Enquanto estava na Santa Casa, Rita conheceu o trabalho da AMEO e passou a se envolver cada vez mais com os pacientes e na captação de ajuda financeira para a Casinha. Festa da Páscoa, Dia das Crianças, Natal, ela sempre está presente na organização. O que ela recebe como recompensa por seu trabalho? Amor “tenho amor em dar, a recompensa maior é saber que estou ajudando. Sou um referencial de cura para eles, eles vêem em mim um potencial de cura, uma esperança, uma luta pela vida”.
Rita leva extremamente a sério o seu trabalho, tem o maior carinho e considera importante divulgar o trabalho voluntário “Não se aprende a ser voluntário, se nasce voluntário”. Para ela o que falta às vezes é a noção de comprometimento, pois o voluntário tem acreditar que o trabalho dele vai refletir no indivíduo que está recebendo a ação. “Esse tipo de trabalho precisa ser encarado com muita responsabilidade, até mais que um trabalho regular. Algumas pessoas pensam ‘quando eu me aposentar vou ser voluntário’ que erro! Se tiver que ser um voluntário que seja agora enquanto se tem energia!”. E finaliza, “é um processo de dentro para fora, o voluntariado nasce dentro de você”.
 
A professora de artes, Maria Emília, sempre quis trabalhar como voluntária e depois de conhecer a AMEO, através do projeto Educar para Doar na escola em que dava aula, iniciou suas atividades na AMEO, oferecendo a oficina de artes e origami realizada com os pacientes da Casa de Apoio AMEO e da Santa Casa.

“Nunca falamos de doença, nunca falamos de tristeza, a gente só brinca. Sou uma pessoa alegre, gosto da idéia de deixar os outros felizes”. Sua recompensa maior é poder deixar um sorriso no rosto de alguém quando a atividade termina. “Quando chego eles estão com uma carinha tão desanimada, desconsolada, estão sempre esperando alguma coisa, um remédio, uma consulta, quando saio deixo eles com um sorriso”.
 
Emilia considera importante não ficar parado e se envolver com o voluntariado, pois quem fica muito tempo sem ter o que fazer acaba reclamando muito. “Quando podemos fazer o bem, paramos de pensar em bobagem. Queria ver mais pessoas fazendo alguma coisa por alguém, alguns acham que é muito difícil, mas não é às vezes só um sorriso já é o suficiente”. 
Depois que o pai ficou doente há quatro anos, Marta Pires fez um pedido. “Se ele não sofresse eu ia me aproximar das causas de câncer”. Desde então ela tem se envolvido no trabalho voluntário diretamente com ONGs. “É engraçado dar amor e carinho para pessoas que você não conhece. Você recebe tanto, se as pessoas soubessem o tanto que se recebe se envolveriam mais”.  
Assim como Maria Emília, Marta, também conheceu a AMEO através do projeto Educar para Doar, realizado na escola do seu filho. No momento ela supervisiona e dá aulas na oficina de bijuterias, executada com pacientes da Casa de Apoio AMEO. Durante seu trabalho se surpreendeu com a postura da ONG, “tiram o foco da doença mostram que existe uma vida a mais e que apesar de tudo, a vida continua”. Para Marta é importante quebrar a “barreira do desconhecido” no serviço voluntário. “Há uma barreira muito grande de aproximação e limite. A questão ‘Será que eu tenho alguma coisa para oferecer? ’ ficava me martelando, mas vale muito a pena quebrar essa barreira”.
 
 
Reinaldo Gomes perdeu um filho para uma leucemia em 2009 e desde então vem dando palestras de conscientização sobre a doação e cadastro de medula óssea, pois na época que seu filho ficou doente não haviam tantas pessoas cadastradas no Registro. “Não quero que ninguém passe pelo o que eu passei, não dá para combater a saudade”.

Reinaldo conheceu a AMEO através de um amigo enquanto o filho ainda estava doente. “depois do diagnóstico, começamos a organizar campanhas em conjunto para o cadastro de possíveis doadores de medula óssea e a AMEO me amparou”

Sua meta de vida agora é melhorar a divulgação, a conscientização e principalmente a sensibilização a respeito do câncer e da doação de medula óssea, com este trabalho ele conta que recebe de tudo “de abraços a orações” e é pelo exemplo do filho que ele continua a fazê-lo. “O Guto era muito envolvido com filantropia, desde os 12 anos ele ajudava e coordenava campanhas contra o câncer no GRAACC e eu penso ‘se o meu filho passou por tudo o que passou e não abaixou a cabeça, eu que sou perfeito (de saúde) não posso desistir”.

É através destes exemplos que a AMEO aproveita para agradecer a todas as pessoas que voluntariamente se envolveram e ainda se envolvem em nossas atividades. Ficamos felizes em ajudar e muito satisfeitos em receber essa ajuda. Agradecemos a todos!

Por: kamila Gleice.

A MAIOR FESTA DO ANO COM RADIOLA CLUB, 11DE OUTUBRO NA ACDA EM APODI!!!

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

GASPEC PARTICIPOU DO DESFILE CÍVICO DE 7 DE SETEMBRO!

Grupo Gaspec Apodi prestigia e participa do Desfile Cívico de 07 de Setembro em Apodi! Junte- se a nós! Abrace essa causa você também!

VEM AÍ O CHÁ BENEFICENTE DA AAPCMR

No dia 16 de setembro, às 19 horas, no Requinte Buffet, acontecerá o 15° Chá Beneficente da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região – AAPCMR, como atrações, DJ Balinha, Anderson Lima e a Banda Rá. Haverá um Bazar de produtos confeccionados por pacientes e voluntárias, como também provenientes de doação.

Muitas pessoas da comunidade, e empresários, estão colaborando na realização do Chá. A renda será aplicada na compra de insumos para a fabricação de medicamentos, tais como: morfina, codeína e outros. A sociedade em geral é convidada a participar e contribuir para essa causa.
 
*Neto Queiroz.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

07 de Setembro – Dia da Independência do Brasil

O Dia da Independência do Brasil é celebrado em 07 de setembro, dado que foi nesse dia em que, às margens do rio Ipiranga, D. Pedro tornou o país independente.
A Independência do Brasil é celebrada em todo dia 07 de setembro. Essa comemoração acontece desde a época do Primeiro Império, que, a cada ano, rememorava a ocasião em que o país se tornou independente de Portugal no ano de 1822. O processo de independência do Brasil teve como principais atores históricos, além do príncipe regente D. Pedro (que se tornou o imperador D. Pedro I), alguns representantes da elite interessada na ruptura entre Brasil e Portugal. Entre esses representantes, encontrava-se aquele que também se tornou um dos maiores articuladores do Império, José Bonifácio de Andrada e Silva.

De certa forma, a possibilidade de um “Brasil independente” remonta à época da vinda da família real para o Brasil em 1808, acontecimento que inaugurou em nosso país o chamado Período Joanino. D. João VI veio com sua corte para o Brasil por ter se recusado a ser conivente com a política do Bloqueio Continental, imposta por Napoleão Bonaparte contra o Reino Unido. Como Portugal possuía importantes acordos econômicos com os ingleses, D. João VI achou por bem desobedecer às ordens do imperador francês e abandonar a Península Ibérica, sendo escoltado por navios ingleses até a costa brasileira.

Nessa época, o Brasil foi alçado à condição de Reino Unido, junto a Portugal e Algarves, deixando assim a condição de ser colônia. Muitas das ações empreendidas por D. João VI no Brasil durante o período em que aqui esteve (1808-1821) colaboraram para que o país ganhasse uma relevância que ainda não possuía. Essa relevância tinha dimensões econômicas, políticas e culturais. Entretanto, nos anos que seguiram após o fim da Era Napoleônica (1799-1815), Portugal passou por intensas turbulências políticas. Essa situação exigiu a volta do rei D. João VI com sua corte em 1821.

O rei português deixou no Brasil como seu representante D. Pedro, seu filho, que recebeu o título de príncipe regente. Durante o ano de 1821 e até os primeiros dias do mês de setembro de 1822, as turbulências políticas de Portugal fizeram-se refletir também no Brasil. As assembleias que ocorriam em Lisboa (que contavam também com representantes brasileiros) ganhavam pautas que defendiam o retorno de Portugal como o centro político do referido Reino Unido e, por consequência, a submissão do Brasil à sua posição.

Ao mesmo tempo, em terras brasileiras, o príncipe regente, orientado por representantes das elites políticas locais, promovia uma série de reformas que desagradavam as elites lusitanas. As ações de de D. Pedro mobilizaram a corte portuguesa a pedir a sua volta imediata para Portugal no início de 1822. D. Pedro recusou-se a abandonar o Brasil e, em 09 de janeiro, optou pela sua permanência no país. Esse dia ficou conhecido como Dia do Fico.

As indisposições entre Portugal e Brasil continuaram ao longo do primeiro semestre de 1822. Esse período de intensas discussões e propostas direcionadas à efetivação da independência foi exaustivamente estudado por muitos historiadores, tanto portugueses quanto brasileiros. No Brasil, destacam-se os nomes de Oliveira Lima e Nelson Werneck Sodré. No mês de setembro, as cortes portuguesas deram um ultimato para D. Pedro voltar para Portugal, sob ameaça de ataque militar. O príncipe que estava em viagem ao estado de São Paulo recebeu a notícia e, antecipando uma decisão que já estava quase nas “vias de fato”, declarou o país independente às margens do rio Ipiranga, no dia 07. Esse gesto implicaria a futura organização do país enquanto nação e enquanto império, um projeto que não era fácil de ser conduzido, como acentua o historiador Boris Fausto:

“Alcançado em 7 de setembro de 1822, às margens do riacho Ipiranga, dom Pedro proferiu o chamado Grito do Ipiranga, formalizando a Independência do Brasil. Em 1° de dezembro, como apenas 24 anos, o príncipe, regente era coroado Imperador, recebendo o título de dom Pedro I. O Brasil se tornava independente, com a manutenção da forma monárquica de governo. Mais ainda, o novo país teria no trono um rei português. Este último fato criava uma situação estranha, porque uma figura originária da Metrópole assumia o comando do país. Em todo de dom Pedro I e da questão de sua permanência no trono muitas disputas iriam ocorrer, nos anos seguintes.” [1]

NOTAS

[1] FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013. p 116.

Por Me. Cláudio Fernandes.

sábado, 5 de setembro de 2015

RADIOLA CLUB EM APODI, SERÁ NO DIA 11 DE OUTUBRO!!!

BANCO DO NORDESTE NA CASA DURVAL PAIVA

Recebemos a visita do superintendente do Banco do Nordeste (RN), José Mendes Batista, que veio conhecer a novas instalações da Casa no dia 21/08, acompanhado da assessora Deyse Lene Moura e da assistente social Antônia Maria. O Banco é financiador do projeto de Reestruturação da Classe Hospitalar, em parceria com o Fundo para Infância e Adolescência (FIA). Voltem sempre!

CASA DURVAL PAIVA RECEBEU A VISITA DO SENADOR GARIBALDI FILHO

A Casa Durval Paiva recebeu nesta segunda, 31/08, a visita do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB/RN). Na ocasião, Rilder Campos, diretor da Casa, apresentou todas as ações e projetos da instituição, bem como, sobre a mobilização em prol da Campanha Setembro Dourado. Obrigado e volte sempre!

terça-feira, 1 de setembro de 2015

GASPEC VAI TRABALHAR O SETEMBRO DOURADO EM APODI

O GASPEC também vai trabalhar o Setembro Dourado em apodi, que trata da Campanha de conscientização do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. 

A programação começa a ser montada e a partir do dia 9 deste mês, o (GASPEC) - Grupo de assistência às Pessoas com Câncer: Maria das Graças da Silveira deve fazer mais um trabalho de conscientização em nossa cidade, com palestras nas escolas, bairros e no final uma palestra na ACDA com um especialista.

O Setembro Dourado pode ser mais um importante trabalho realizado pelo GASPEC, desde que tenha a participação da sociedade apodiense.

Depois traremos maiores detalhes do Setembro Dourado. Aguarde e participe!!!

Lei que institui o Setembro Dourado é implementada em Natal

Do Panorama Político: Autora do projeto de lei que criou oficialmente a data no calendário de eventos do município, a vereadora Júlia Arruda participou, na manhã desta terça-feira (1º), da solenidade de lançamento da campanha “Natal sem Câncer Infantojuvenil”, da Prefeitura de Natal. A iniciativa conta com o apoio da Casa Durval Paiva, do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), do Hospital Infantil Varela Santiago e da Liga Norte Rio-grandense Contra o Câncer, e faz parte da programação do “Setembro Dourado”.
Júlia parabenizou o engajamento da Prefeitura de Natal e falou sobre a importância do diagnóstico precoce. “Sabemos que as chances de cura do câncer em crianças e adolescentes podem chegar até a 80% se detectado precocemente. Uma estatística que, infelizmente, não reproduz a realidade. Isso porque os índices de mortalidade ainda são maiores do que os de diagnóstico, o que significa que muitas crianças estão morrendo sem sequer terem a chance de iniciar um tratamento”, destacou a parlamentar.
O câncer é hoje a doença que mais mata crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil. De acordo com as estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 11 mil novos casos são registrados por ano. Nesse sentido, identificar os sinais e sintomas é o primeiro passo para que a doença seja diagnosticada e tratada a tempo. Por isso, estão previstas ações educativas e publicitárias com o objetivo de informar e sensibilizar toda a população natalense, com envolvimento das instituições que atuam na causa e das secretarias municipais.
“Esperamos que o Setembro Dourado possa ser mais do que um mês de mobilizações em prol da conscientização. Que seja provocativo a nós que fazemos o Poder Público, para que repensemos a assistência que estamos prestando a nossas crianças. E que em 2016, possamos estar novamente aqui, comemorando vidas e não lamentando perdas. Porque o câncer infantojuvenil não pode ser prevenido, mas pode e deve ser tratado precocemente”, disse a vereadora Júlia Arruda, que preside a Frente Parlamentar Municipal em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Além da desinformação, uma grande dificuldade para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil é que seus sintomas podem ser confundidos com outras doenças. Por isso, é importante atentar para a repetição desses sinais e procurar sempre um médico em casos de:
  • Dores ou aumento na barriga;
  • Pressão alta, convulsões;
  • Palidez repentina, manchas roxas;
  • Dores nos ossos;
  • Ínguas;
  • Perda de peso;
  • Mancha branca na pupila;
  • Dores de cabeça;
  • Náuseas, vômitos;
  • Alteração de fala e no andar.