sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Consumo do açaí pode prevenir doenças como câncer e anemia

ref.: G1

Iguaria combina bem se ingerida com frutas como morango e kiwi. Consumir o alimento em porções adequadas melhora o aspecto do cabelo e das unhas

Conhecido por suas propriedades energéticas, o açaí é uma das iguarias mais populares do Amazonas que se espalhou e caiu no gosto brasileiro. Muito consumido pelos adeptos de esporte no pós-treino para repor as energias, ele pode prevenir doenças como o câncer, o diabetes e a anemia.

A dica é da nutricionista Raisa Lima, da Rede Hapvida de Manaus, no Amazonas. Segundo ela, a composição do açaí - com vitaminas B, C e lipossolúveis - é benéfica e o produto deve entrar na dieta de pessoas saudáveis e até mesmo pacientes com câncer, diabetes e anemia.

“O açaí tem a função de acrescentar vitaminas, minerais, ferro e calorias, o que é fundamental para pessoas anêmicas ou desnutridas. É um alimento bom para a saúde”, afirma Raisa. De acordo com ela, inúmeros estudos em andamento apontam que a polpa extraída do fruto da palmeira amazônica é capaz ainda de prevenir diferentes tipos de câncer.

Por ser bastante calórico, o alimento, no entanto, deve ser consumido com moderação. A recomendação é uma porção de 100 a 200 ml por dia, o que equivale a cerca e 500 calorias. “Pacientes hipertensos, com aneurisma ou algum outro problema cerebral devem evitar ou ao menos consumir em pequenas quantidades”, sugere. No caso desses pacientes, ela explica que o consumo elevado pode dilatar os vasos sanguíneos e, com isso, a potencializar os sintomas da doença, como a dor de cabeça, por exemplo.

De maneira geral, o açaí deve ser consumido após a prática de exercícios físicos, quando o corpo está trabalhando a pleno vapor e tem condições de absorver rapidamente todos os nutrientes e processar bem a gordura. Se consumido em repouso, é possível que algumas pessoas sintam dor de cabeça ou até mesmo taquicardia.

Por ser rico em gordura, a especialista aconselha incluir o açaí na dieta entre o almoço e o jantar. “O lanche da tarde é a melhor opção, já que o alimento é mais pesado, encaixa-se bem nesse horário”, ressalta. Deve-se evitar o consumo à noite, antes de dormir, porque ele é um estimulante, assim como o café e o chocolate e pode interferir na qualidade do sono.

Combinações
Misturar o açaí com leite e seus derivados pode não cair tão bem no estômago, alerta Raisa. “Uma ou outra pessoa é capaz de sentir desconforto, mas não deve ser misturado principalmente porque perde a maioria dos nutrientes, como o ferro e a vitamina D”, justifica.
Para ela, o ideal é misturá-lo a produtos como granola, farinha de tapioca, castanhas e frutas como banana, morango e kiwi, que são combinações de muito sucesso no Amazonas e no Pará. “Uma dica é misturar com beterraba. O açaí não perde a cor e nem o gosto, mas fica com menos calorias”, ensina.

Com o preparo correto, Raisa garante que o alimento fica “100% saudável” e traz benefícios além da prevenção de doenças. “Ele é antioxidante, então vai melhorar a pele, aspecto do cabelo e das unhas. Ele é bom também para o trato intestinal, já que contém fibra e óleo”, afirma.

Na opinião da nutricionista, as variações da iguaria - do vinho ao formato ‘frozen’ - são bem-vindas. “O ‘frozen’ é muito consumido no Nordeste e no Sul do Brasil. Não é a forma ideal de se comer, mas na falta do vinho - que consegue manter todos os benefícios -, também é uma boa fonte de nutrientes”, detalha.

Sempre gelado
A maneira de conservar o açaí é muito importante, deve ser mantido sempre gelado. Se a pessoa for demorar a consumir, a melhor opção, segundo a nutricionista, é congelar. “Exposto ao calor, ele não chega a perder todo o seu poder nutricional porque têm vitaminas lipossolúveis (solúveis em lipídeos e não-solúveis em água), mas o há o risco de estragar. Em um clima como o de Manaus, quente e úmido, pode arruinar em apenas um dia por ficar vulnerável a bactérias”, alerta.

"Roxo" merece atenção
A cor característica do açaí deve ser observada pelo consumidor. “Para estar bom, o açaí precisa ter o aspecto de vinho escuro, quase preto. Caso esteja roxo mais claro, talvez tenha sido misturado com outra substância”, finaliza.

Agora você já sabe, além de saboroso o açaí é um ótimo aliado para a saúde.

Clique aqui para ver o link.


Fonte: http://www.saudedaprostata.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário