quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Coordenadores da Pascom do Regional NE2 participam de encontro em Garanhuns-PE

Representantes de quatro estados do Nordeste respiraram a comunicação pastoral, de 08 a 11, em um ambiente com temperatura agradável e um cenário de muita espiritualidade e flores. Assim foi o Encontro de Coordenadores Diocesanos da Pastoral da Comunicação do Regional Nordeste 2, em Garanhuns/PE. O encontro ocorreu no Seminário de São José, no bairro de Heliópolis, reunindo representantes das províncias eclesiásticas do Rio Grande do Norte (Arquidiocese de Natal e Dioceses de Mossoró e Caicó), Paraíba (Arquidiocese da Paraíba e Dioceses de Guarabira, Campina Grande e Patos), Pernambuco (Arquidiocese de Olinda e Recife e Dioceses de Garanhuns e Caruaru) e Alagoas (Arquidiocese de Maceió e Diocese de Palmeira dos Índios). O grupo partilhou experiências de trabalho e revisou pontos fundamentais da missão, como os quatro eixos constantes do Diretório de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): articulação, formação, produção e espiritualidade.
Para o assessor eclesiástico da coordenação da Pascom do Regional NE2, Padre Jefferson Adelino Gomes, que é coordenador da Pascom da Diocese de Caruaru, o encontro foi oportunidade para avaliação e animação. “Todos os anos nós realizamos este encontro com os coordenadores para avaliar a caminhada e planejar nossas ações, mas também para promover, cada vez mais, a comunhão no Regional em um momento especial de unidade, diálogo, fraternidade e missão”, disse Pe. Jefferson.
Para a coordenadora da Pascom do Regional NE2, Ir. Joelma Pinto, os dias em Garanhuns foram de muita graça pela chance de fortalecer a espiritualidade do grupo por meio das reflexões, celebrações eucarísticas e orações diárias, bem como pela possibilidade de partilhar e discutir experiências exitosas. “A partir do encontro, podemos entrar em comunhão com as equipes, perceber as realidades de cada uma e aprender com elas”, afirmou a coordenadora.
A Diocese de Mossoró foi representada pela jornalista Valéria Bulcão, que faz um trabalho de assessoria de imprensa e atua na Rádio Rural de Mossoró. Na oportunidade, apresentou as atividades realizadas em 2018, com destaque para formação do setor de comunicação da Diocese de Mossoró; a realização do 1º Seminário Diocesano de Formação em Comunicação Pastoral com a Escola de Comunicação da Arquidiocese de Natal; Workshop Comunicação Católica com Padre Tom e os trabalhos desenvolvidos através dos canais de comunicação da Diocese Rádio Rural de Mossoró ( Jornal da Diocese- segunda a sexta, das 11h às 11h30 e programas religiosos), jornal A Luz (impresso/ mensal), programa A Luz da Diocese ( toda segunda-feira, às 17h30, pela TCM-Canal 10) blog, Facebook e Instagram. “Os próximos passos serão no sentido de consolidar o setor e planejar a articulação dos coordenadores da Pascom e, claro, implantar a Pascom nas paróquias que ainda não têm e partir também para formação dos agentes da Pascom. Um assunto que vem sendo bastante discutido com Padre Ricardo Rubens, diretor da Rádio Rural e que está à frente do setor”, afirmou Valéria. A jornalista divulgou que a Trimestral de maio será sobre comunicação, abrindo um maior diálogo sobre a importância da comunicação e criação e fortalecimento da Pascom nas paróquias junto ao clero e agentes de pastorais, movimentos e comunidades da Diocese. 
O grupo de comunicadores reunidos em Garanhuns definiu a data do próximo Mutirão Regional de Comunicação, o 8º Muticom, dirigido a todos os agentes de Pascom das paróquias inseridas nos quatro estados do Regional. Será nos dias 3, 4 e 5 de julho de 2020, na Diocese de Patos, na Paraíba, com seminários e oficinas sobre o universo da comunicação.
A próxima reunião da Pascom Regional acontecerá na Diocese de Maceió, em outubro, para elaboração do Plano de Pastoral com ações de comunicação no âmbito do Regional NE2, incluindo metas a médio e longo prazos, além de definir detalhes e colaborações para o 8º Muticom.

*Por: