Equipe envolvida na live de Dia Mundial do Câncer na Fundação do Câncer. Imagem de divulgação |
A transmissão ao vivo, moderada pelo ator Rodrigo Fagundes, padrinho da Instituição, fluiu ao longo de 7 blocos temáticos. Essa bate-papo interativo e em linguagem acessível contou com a participação de Luiz Augusto Maltoni Jr., diretor-executivo da Fundação do Câncer e cirurgião oncológico; Reinado Rondinelli, cirurgião oncológico do Hospital Fundação do Câncer; Amanda Frazão, assistente social do Hospital Fundação do Câncer; Érika Pallottino, psicóloga clínica do Hospital Fundação do Câncer, e Jorge Augusto Teles, gerente jurídico da Fundação do Câncer.
“O câncer é uma doença complexa, não apenas por motivos médicos. Além da questão clínica, existem diversos pontos adjacentes muito importantes que afetam a vida do paciente, como contexto psicossocial em está inserido. Durante o período do tratamento, tanto o paciente quanto seus familiares precisam, também, conhecer os direitos que podem facilitar este momento. Além disso, muitos podem passar por depressão e transtornos emocionais que exigem acompanhamento psicológico”, contextualiza Maltoni, enfatizando que “abordar o câncer de forma interdisciplinar é a melhor forma de lidar com o problema”.
Discussão Mundial
O Dia Mundial do Câncer, realizado sempre em 4 de fevereiro, é uma iniciativa da União Internacional de Controle do Câncer (UICC), maior organização mundial de luta contra o câncer. No Brasil, a Fundação do Câncer, membro do UICC há mais de uma década, realiza, todos os anos, ações promocionais com o objetivo de disseminação de informação sobre a doença e conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para o controle do câncer.
Seguindo o tema deste ano “Eu sou e eu vou”, criado pela UICC, nos intervalos da live, a Fundação divulgou vídeos de depoimentos de anônimos e de pessoas conhecidas do grande público, das mais diferentes áreas, que assumiram o compromisso de adotar novos hábitos saudáveis.
Em agradecimento às participações e para deixar mensagens de incentivo, foi a vez dos funcionários da Fundação do Câncer gravarem gravar depoimentos e firmar compromissos de adotar hábitos saudáveis como forma de prevenir o câncer. Estes vídeos estão sendo publicados ao logo do mês de fevereiro, fechando a campanha Dia Mundial do Câncer 2019.
Para quem ficou interessado em conhecer todos esses depoimentos e conferir o conteúdo da Live, os vídeos já estão disponíveis na página da Fundação no Facebook. Basta acessar https://www.facebook.com/fundacaodocancer/.