sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Potiguar é aprovada em Medicina durante tratamento de câncer e quer ser oncologista: 'quero ajudar'

Liliany Mirelly Bezerra Alves, 21 anos, passou em Medicina durante tratamento de câncer — Foto: Cedida
Uma potiguar de 21 anos conseguiu aprovação para entrar no curso de Medicina da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) durante um tratamento contra o câncer. Agora, o sonho dela é poder se especializar em oncologia para poder ajudar pacientes que enfrentarem a mesma doença que ela enfrentou nos últimos três anos.
"Eu quero ser oncologista e hematologia, porque foram as áreas que mais pesquisei durante o tratamento. É diferente poder compartilhar. Se alguém é atendido por uma pessoa que já passou por isso, que também precisou de tratamento pelo SUS, vai se sentir mais perto. Quero ajudar", diz Liliany Mirelly Bezerra Alves.
O sonho da jovem, que vive em Mossoró, na região Oeste potiguar, vem de muito tempo, da infância. Em 2014, no último ano do Ensino Médio, Liliany começou a fazer provas para tentar entrar no curso e, continuou estudando mesmo sem conseguir na primeira tentativa.
No entanto, em 2016, aos 18 anos, Liliany descobriu uma Leucemia Linfoide Aguda (câncer no sangue), que suspendeu temporariamente a realização do sonho. Era preciso se dedicar primeiro à saúde. De acordo com ela, foram três anos de quimioterapias, cirurgia e várias transfusões de sangue. O tratamento ocorreu no Hospital do Câncer em Mossoró.

Liliany Mirelly Bezerra Alves, 21 anos, com os seus pais — Foto: Cedida
Agora ela está em remissão e precisa passar por avaliação médica a cada três meses. Durante o período em que foi submetida às quimioterapias, era mais difícil estudar.
"A gente perde um pouco o convívio com as pessoas, tem sequelas, em alguns momentos ficava sem conseguir andar, porque perdia as forças. Era impossível ficar em uma sala de aula. Quando estava em casa tentava mais, mas tinham os internamentos e até a situação psicológica", relata.
Perto do final do tratamento, no meio de 2019, o médico permitiu o retorno dela ao cursinho preparatório para o Enem.
A mãe, Mirian Bezerra de Morais, no entanto, lembra que a filha sempre foi muito estudiosa, mesmo quando estava no hospital. "Ela nunca desistiu. Estava sempre com o caderninho do lado, nunca reclamou da situação. Eu sou muito grata a Deus por isso. Existe um propósito para ela", declara.

Liliany Mirelly Bezerra Alves, 21 anos, ainda noivou durante o tratamento de câncer — Foto: Cedida
Para Liliany, toda a situação só deu mais forças para . "A ficha ainda não caiu. Sonhei muitos anos com isso, parece que ainda estou sonhando. Não parece que parece realidade, acho que só quando as aulas começarem. O tratamento me deu mais força de vontade, me apaixonei pela área, convivi diariamente com os profissionais, passei meses internada", lembra.
Ainda durante o tratamento, Liliany teve outra felicidade e disse sim ao pedido de casamento feito pelo namorado Mateus, que a acompanhou durante todo o processo. Ela também não esquece de agradecer ao apoio que recebeu da família e dos amigos. "Sou grada a Deus, principalmente, e às pessoas que oraram por mim", afirma.

Liliany Mirelly Bezerra Alves, 21 anos, está em fase de remissão e passa por avaliação médica a cada três meses — Foto: Cedida


*Do G1 RN.