segunda-feira, 1 de junho de 2020

DOE SANGUE! Mesmo sem poder dar as mãos, devemos estender o braço

Os bancos de sangue de todo o país estão precisando de doações. Veja como ajudar!
Mesmo durante a pandemia de Covid-19, existem procedimentos que não podem parar, como as cirurgias oncológicas e de emergência, por exemplo. Por isso, é de suma importância que os bancos de sangue em todo o Brasil estejam abastecidos.
O site do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) conta com uma lista de Hemocentros de todo o Brasil. Lá, você pode filtrar pela sua região e ter acesso aos nomes, endereços e telefones dos bancos de sangue do seu estado. Acesse aqui.
Orientações especiais devido à pandemia do novo coronavírus
Neste momento, orientações especiais precisam ser seguidas antes fazer a sua doação. São elas:
– Não vá direto ao banco de sangue. Procure um contato para saber como está o atendimento; muitos bancos estão trabalhando com agendamento, como é o caso do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Rio de Janeiro.
– Cumpra todas as normas de segurança e higiene para evitar contágio pelo novo coronavírus;
– Obedeça as regras definidas pelos bancos de sangue quanto à triagem e condições para doar.
Requisitos para a doação de sangue
O Ministério da Saúde lista alguns requisitos para seja feita a doação de sangue. Estão aptas para doar pessoas entre 16 e 69 anos, com mais de 50kg. É preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Além disso, o doador deve:
– Estar alimentado. (Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue);
– Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;
– Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
– Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;
– A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres;
– O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres;
– Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.