quarta-feira, 2 de junho de 2021

ESTOQUE DE SANGUE DO HEMOCENTRO DE MOSSORÓ ESTÁ PRATICAMENTE ZERADO

Os estoques de sangue do Hemocentro de Mossoró estão praticamente zerados. O alerta é feito pelo Diretor Geral do Hemocentro, Damásio Leite, que divulgou comunicado público nas redes sociais pedindo que a população intensifique com urgência as doações. Segundo o comunicado, poderá faltar sangue nos estoques do Hemocentro até o final da semana.
O Blog do Barreto conversou com Damásio que explicou que a diminuição drástica tem a ver com o aumento significativo na saída de bolsas de sangue, potencializado pelo grande número de pacientes com COVID-19 que precisam das bolsas, e a baixa no número de doações durante a pandemia. 

“Além das demandas habituais que já atendemos, como pacientes cardíacos, com algum tipo de câncer ou acidentados, agora temos a demanda da COVID-19. Neste contexto tivemos uma enorme baixa no número de doadores e isso deixou nosso estoque quase zerado”, afirmou Damásio.

Ele explica que o Hemocentro segue funcionando normalmente, respeitando todos os protocolos sanitários para a prevenção contra a COVID-19. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h e aos sábados de 7h às 17h. 

“De segunda ao sábado temos uma equipe pronta para acolher novos doadores. O processo de entrevista e triagem leva em média 50 minutos. Precisamos de todos os tipos sanguíneos e o mais rápido possível”, comentou o Diretor Geral do Hemocentro. 

COVID e Vacinação – Damásio leite destacou que nos últimos meses tem recebido muitos questionamentos de populares acerca da impossibilidade de doação de sangue após a contaminação por COVID-19 ou após a vacinação contra o vírus. 

O diretor explica que em casos de contaminação pela COVID-19 a doação só pode ser feita 30 dias pós o término dos sintomas. No caso da vacinação o prazo varia de acordo com a vacina tomada. “Se o doador foi vacinado com a Coronavac, pode ir ao Hemocentro 48h após a aplicação. No caso da Astrazenec e da Pfizer o prazo é de 7 dias após a vacinação”, informou.

*Blog do Barreto