terça-feira, 22 de novembro de 2011

INFORMAÇÕES SOBRE O CÂNCER

O câncer segundo alguns especialistas, existem pessoas com células anormais, que apresentam o crescimento desordenado (maligno) invadindo os tecidos e órgãos do corpo, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo formando metástase. O início é apenas um tumor sólido. A partir do núcleo, células cancerígenas disseminam-se pelo tecido, destruindo as células sadias. O desenvolvimento da enfermidade às vezes é rápido, outras vezes lento, porém progressivo.
O câncer pode ser causado de forma:
Externa – relacionado ao meio ambiente, aos hábitos e costumes próprios do ambiente social ou cultural que o indivíduo está inserido.
Interna – na maioria das vezes pré-determinadas e ligadas a capacidade do organismo de se defender das agressões externas, sendo que 80% a 90% do câncer são associados aos fatores ambientais.
Citamos alguns tipos de câncer:
  • Câncer de boca;
  • Câncer de laringe e garganta;
  • Câncer de mama;
  • Câncer de estômago;
  • Câncer de útero e ovários;
  • Câncer de intestino;
  • Câncer de próstata;
  • Câncer de pulmão; e
  • Câncer de pele.

Câncer de mama – é o aumento e endurecimento de um dos seios, apresentando dor, supuração do mamilo (sangrenta ou não). Ao aparecer esses sintomas, a mulher deve observar durante 10 dias e logo após procurar um mastologista.
Como diagnosticar:
*Através da mamografia, que é capaz de diagnosticar tumor antes mesmo de ser palpável.
*Através do auto-exame – que é um método de diagnosticar, onde a própria mulher faz o exame visual e de palpação na mama em frente a um espelho. Deve ser feito sete dias após cada menstruação e se a mulher estiver na menor pausa, pelo menos uma vez por mês.
*A cada seis meses a mulher deve se submeter a um exame de rotina com o ginecologista ou mastologista.  

7 comentários:

  1. Anônimo16:17

    Parabens pela informaçao, é muito importante que voces toda as semana tratem de um assunto como este para esclarecer a população , pois o gaspec e o meio de fazer com que as pessoas adquiram conhecimento sobre a terrivel doença

    ResponderExcluir
  2. Anônimo16:20

    E muito interessante que a popula se integre as atividades do gaspec, poie este grupo servira de apoio a muitas pessoas que estão precisando de incentivo para continuar lutando pela vida. Parabens aos voluntarios pela bela iniciativa e participaçao de todos.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo16:24

    Parabenizo a professora ideusa gurgel pela coragem de fundar em apodi um grupo de tamanha importancia. Esta mulher deve receber os aplaudos de todos os apodienses, pois mesmo estando enfrentando um proble tão serio como o cancer, se preocupou en fundar o gaspec para ajudar a outras pessoas. Tiro o meu chapeu para voce mulher guerreira e vitoriosa.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo16:38

    Professora Ideusa, acesso diariamente o blog de gaspec e cada ves mais te admiro como ser humano e como profissional, pois somente uma pessoa com a sua capacidade intelectual e capaqz de fundar um grupo tao importante para nossa cidade e com uma equipe tão disposta a ajudar o proximo. pARABENS A TODOS DO GASPEC.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo09:44

    Por favor coloque alguma informação sobre o cancer de prostata. Quando sera realizada a palestra?

    ResponderExcluir
  6. Anônimo13:17

    Gostaria que o gaspec fizesse palestras sobre os varios tipos de cancer e envolvesse toda sociedade, para que as pessoa ficasse de sobreaviso para evitar o terrivel mal do seculo.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo13:19

    Este grupo merece parabens e um parabens especial ao padre maciesl por ter abraçado esta causa tão nobre alem das tarefas da igreja.

    ResponderExcluir