quarta-feira, 23 de maio de 2012

Perder 5% de peso corporal pode reduzir risco de câncer de mama


Perder 5% do peso corporal pode tornar mulheres com sobrepeso ou obesas até 50% menos propensas a desenvolver câncer de mama. A conclusão é de uma pesquisa do Centro de Pesquisa de Câncer Fred Hutchinson, nos Estados Unidos. Os dados são do jornal <i>Daily Mail</i>.
Os cientistas analisaram 439 voluntárias acima do peso, entre 50 e 75 anos. Elas foram divididas em quatro grupos. Um deles teve de fazer dieta e se exercitar mais, o segundo apostou só na dieta, o terceiro investiu em atividade física e o quarto não mudou o estilo de vida.
Os cientistas descobriram que as participantes que lançaram mão de dieta balanceada e exercícios perderam, em média, 10% do peso. Também mediram os níveis dos hormônios estrogênio e testosterona, que são conhecidos por aumentar o risco de câncer. Eles caíram entre 10 e 20% entre as que eliminaram quilos extras.
“O maior efeito foi da dieta mais exercício. O exercício por si só não produziu uma grande mudança de peso ou do estrogênio”, disse a pesquisadora Anne McTiernan. “Recomendo às mulheres tanto a dieta quanto o exercício, porque, em longo prazo, deve ajudar a manter o peso baixo e, portanto, manter os estrogênios baixos”.
Fonte: terra.com.br