sábado, 7 de julho de 2012

Educação: Uma aula sobre o câncer

 
Câncer pode ser um tema para discutir em sala de aula, motivado pela reportagem da GAZETA

Tem sido muito comum o relato de pessoas que têm ou tiveram câncer. Domingo passado, 1º de julho, o jornal GAZETA DO OESTE publicou uma reportagem com o título "Da descoberta à cura: o drama de quem conheceu o câncer", escrita pela repórter Luciana Araújo.

No noticiário de rádio, TV e jornal são muitos os pacientes que falam abertamente da doença.

Por que não montar uma atividade na escola, um projeto ou uma ação voltado para essa temática? Oportunidade de discuti-la não falta. Muitas vezes temos alunos cujos membros da família passaram por problemas assim.

A escola inteira pode se envolver nessa luta. Mas como? De várias formas: debatendo o tema na escola, levando um médico para falar sobre a doença, fazendo visitas a centros de apoio, convidando uma nutricionista para falar da alimentação adequada para evitar o câncer. Você sabia que até a forma de comer pode contribuir para contrair essa doença? Pois está na hora de esclarecermos nossos alunos sobre isso.

Várias disciplinas podem ser envolvidas no possível projeto. Principalmente as disciplinas voltadas para a área de saúde, como a biologia, a química, ciências e educação física.

Além disso, pode-se incentivar os pais dos alunos a procurar um médico para uma avaliação e descobrir um possível início da doença.

Aqui vão algumas sugestões que podem ser utilizadas e aperfeiçoadas para que se tenha um melhor resultado.


Sugestões de atividades

História
>>  Esclareça que a doença não é novidade. Peça para os alunos fazerem uma pesquisa sobre a doença na Antiguidade;
>>  Pesquise sobre os mitos a respeito da doença, principalmente sobre o medo de se falar nela, acreditando-se que, se falasse, atrairia a doença;
>>  Peça para os alunos pesquisarem na família se já teve casos da doença, fazendo um histórico de quantos membros a adquiriram.
Ciências/Biologia/Química
>>  Pesquise os alimentos que previnem o câncer, como o tomate, e faça uma lista de alimentos, expondo-a no mural da escola, orientando os alunos que aqueles alimentos são mais saudáveis;
>>  Convide nutricionista para falar sobre a alimentação, a forma de comer e o tipo de alimento de que o organismo necessita (aproveite e fale sobre as chamadas "baganas", que são prejudiciais para o organismo);
>>  Estude as reações químicas de certos alimentos, como o limão, por sua acidez;

Português
>>  Desenvolva uma campanha a respeito do apoio ao paciente com câncer;
>>  Crie frases ou cartazes, promovendo a campanha;
>>  Incentive os alunos a escrever cartas ou bilhetes de apoio a quem está nos centros de apoio;
>>  Promova uma visita à Liga de Combate ao Câncer.