domingo, 18 de novembro de 2012

Novembro Azul caminhará na Presidente Dutra segunda-feira

*Fabiano Souza/Da redação do Jornal De Fato.
Na próxima segunda-feira (19), a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer - LMECC estará realizando uma grande mobilização para chamar a atenção da população mossoroense, sobre a campanha Novembro Azul, que tem como principal objetivo alertar os homens sobre os riscos de câncer de próstata e Pênis. Além disso, a mobilização servirá para comemorar a chegada do Acelerador Linear, principal equipamento do Serviço de Radioterapia e que foi Doado pelo Governo do Estado.

“Este equipamento tem um alto custo e só estava disponível para portadores de câncer que realizassem seu tratamento em grandes centros, com o apoio do governo, nós vamos passar a oferecer esse tratamento não apenas para a população de Mossoró, mas para dezenas de outros municípios. Isso vai dá um incremento não apenas na área de saúde, mas também promover desenvolvimento em outros segmentos na cidade com a presença de pessoas para realizar tratamento em Mossoró”, destaca o Dr. Cury Medeiros da LMECC.

Segundo ele, ainda estão sendo aguardados, a chegada de um Radiocirugia e Braqueterapia.

Dr. Cury disse ainda que diante essa grande conquista a LMECC organiza uma comitiva composta por motos, carro de som, caminhões, voluntários da instituição, que vão expor o equipamento numa caminhada pela Avenida Presidente Dutra com destino a catedral de Santa Luzia.

De acordo com a diretora da instituição, Ana Clébia Nogueira Pinto, a Liga Mossoroense atende pacientes de Mossoró e dos 62 municípios que compõem a Mesorregião do Oeste potiguar.

"Essas pessoas não vão mais precisar se deslocar para os grandes centros, como Natal e Fortaleza, porque aqui na região um serviço de referência em oncologia", afirmou.

Fundada em 19 de agosto de 2000, a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer atende uma média de 600 pacientes por mês, nos serviços de quimioterapia, fisioterapia, odontologia, terapia ocupacional e serviço social. A instituição conta ainda com Casas de Apoio para crianças e adultos com câncer e para cuidados paliativos.