sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Sandra propõe extensão do “Outubro Rosa” para todo o País

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6621/13, da deputada Sandra Rosado (PSB-RN), que estende para todo o País as atividades do chamado “Outubro Rosa”.
O movimento é realizado no mundo inteiro para alertar a população para a importância da prevenção do câncer de mama, o mais comum em mulheres em todo o mundo e que causa mais mortes na população feminina.

Em Brasília, o Congresso Nacional se junta a monumentos em todo o mundo e se ilumina de rosa durante todo esse mês. O nome Outubro Rosa remete à cor do laço, que simboliza a luta contra o câncer de mama.

Conforme a proposta, os gestores públicos deverão desenvolver, em outubro, a seu critério, as seguintes atividades para a conscientização sobre o câncer de mama, entre outras: iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa; promoção de palestras e atividades educativas; veiculação de campanhas de mídia; e realização de eventos.

Crescimento
 

A deputada Sandra Rosada destaca que o câncer de mama tem apresentado tendência de crescimento nos últimos anos. “Com mais de 50 mil casos diagnosticados todos os anos, o número de mortes ultrapassa 12 mil em nosso País”, afirma. “Este câncer, curável se diagnosticado em fases iniciais, depende de assistência de qualidade e oportuna, mas não é o que tem acontecido até agora”, complementa.

“A incorporação de ações para conscientizar sobre o câncer de mama durante todo o mês é instrumento valioso para chamar a atenção da sociedade para a importância de identificar e tratar qualquer lesão suspeita com agilidade”, acrescenta.

Tramitação
 

De caráter conclusivo, a proposta será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Informações Agência Câmara.