quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Equipamentos - A tecnologia inédita faz a diferença na Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer Hospital da Solidariedade de Mossoró

Principais Equipamentos

 
 Acelerador Linear de Alta Energia: Elekta Synergy com Colimador Multileaf
 Braquiterapia com Sistema Afterloading MicroSelectron Digital de 30 canais

Entre as possibilidades de tratamentos (ou serviços) oferecidos pelo Hospital da Solidariedade se destacam a Radioterapia de Intensidade Modulada(IMRT), Radioterapia Conformacional Tridimensional(3D-RT), a Radioterapia Guiada por Imagem(IGRT), a Radioterapia Estereotáxica Fracionada, a Radiocirurgia Estereotáxica e a Braquiterapia de Alta Taxa de Dose(HDR).

Radioterapia Conformacional Tridimensional (3D-RT)
Uma forma avançada de radioterapia externa que utiliza imagens adquiridas por tomografia computadorizada (TC), ressonância magnética (RM) ou tomografia por emissão de pósitrons (PET). Essa tecnologia permite melhor controle durante o tratamento, permite estudo de doses de radiação antes do início do tratamento, garante aos pacientes maiores doses de radiação no tumor e menos exposição à radiação dos tecidos saudáveis, diminuindo os efeitos colaterais.

Radioterapia de Intensidade Modulada(IMRT)

Graças a sua precisão conformacional permite a administração de altas doses de radiação no tumor, minimizando as doses nos tecidos normais adjacentes de forma eficaz. A técnica de IMRT permite uma maior conformação da radiação para o contorno da área-alvo, utilizando múltiplos feixes de radiação angulares e de intensidades não uniformes. Portanto, utiliza-se alta dose de radiação no tumor alvo, enquanto se diminui a exposição à radiação dos tecidos normais adjacentes, buscando a redução da toxicidade ao tratamento. Desta forma, os efeitos colaterais a curto e longo prazo são reduzidos consideravelmente. Normalmente são utilizados cerca de 5 a 9 campos de radiação que são administrados ao paciente a partir do Acelerador Linear com sistemas de colimação de múltiplas folhas. Atualmente, a IMRT é indicada principalmente para o tratamento de tumores de próstata, cabeça e pescoço e tumores do sistema nervoso central. Essa modalidade de tratamento também pode ser uma aliada no tratamento dos tumores pediátricos, devido à sua alta capacidade de redução da dose nos tecidos sadios. Essa técnica está disponível do HS desde sua inauguração, à época um serviço inédito na maioria das cidades nordestinas.

A Radioterapia Guiada por Imagem (IGRT)

Surgiu da necessidade de localizar de forma mais precisa o tumor no momento do tratamento. O seu objetivo é garantir com a maior precisão possível que o tumor esteja dentro do campo de irradiação em todos os dias do tratamento. A IGRT envolve radioterapia conformada guiada por imagem, como tomografia, ultrassom e raios X, realizados na sala de tratamento, antes do procedimento radioterápico. A IGRT é indicada para auxiliar em tratamentos que requerem extrema precisão como radiocirurgia e IMRT.

Vale lembrar que esta técnica é realizada com iViewGT(Electronic Portal Imaging Device), equipamento ainda não disponível em serviços de radioterapia de cidades nordestinas como Fortaleza.