segunda-feira, 3 de setembro de 2018

NATAL-RN: Prefeito Álvaro Dias lança oficialmente a campanha do “Setembro Dourado”

A campanha do “Setembro Dourado” foi aberta oficialmente na manhã desta segunda-feira (03) pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias. Durante todo esse mês órgãos municipais promoverão ações para alertar sobre os sintomas do câncer infanto-juvenil, bem como também sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, ampliando as chances de cura dos pacientes em mais de 80%. A solenidade aconteceu no salão nobre do Palácio Felipe Camarão e contou com a participação do presidente Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC) e fundador da Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, Rilder Campos, além de representantes de instituições de combate ao câncer infanto-juvenil, representantes da classe médica e secretários municipais.

A Prefeitura do Natal foi a primeira gestão de uma capital potiguar a implementar efetivamente a campanha do “Setembro Dourado” e a cada ano as ações preventivas e educativas são ampliadas. Para 2018, estão previstas iniciativas nas escolas da rede municipal de ensino, unidades de saúde, realização de palestras, uma campanha publicitária também já está sendo veiculada na mídia local, vários monumentos da capital potiguar terão uma iluminação especial alusiva ao tema, os painéis de mensagens de trânsito espalhados pela cidade também trarão informações sobre o tema, bem como a WebRádio 156 vai destinar uma parte de sua programação diária para divulgar o movimento.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, não escondeu a satisfação ao abrir oficialmente a campanha. Ele comentou sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil e de como iniciativas como o setembro dourado ajudam a conscientizar a população a respeito do tema: “Estamos falando de preservação de vidas e do cuidado com as futuras gerações. Eu sou médico pediatra e, mais do que ninguém, sei da vantagem que o paciente tem ao ter a doença detectada nos estágios iniciais. As chances de cura ultrapassam os 80%, o tratamento acontece de forma mais satisfatória com o paciente evoluindo muito bem. Toda a Prefeitura do Natal está engajada nessa campanha em defesa das nossas crianças e jovens”.

Iranete Lopes é funcionária do Grupo de Apoio à Criança com Câncer e sua filha, Juliana Lopes, hoje com 17 anos, foi diagnosticada com a doença quando tinha 1 ano e seis meses. Após um longo tratamento Juliana foi curada e sua mãe reforça a importância da educação de pais e mães na observação dos seus filhos para ao menor sinal do aparecimento dos sintomas buscar ajuda: “Eu agradeço por ter minha filha ao meu lado, mas muitas mães não tem essa alegria. Muito do sucesso do tratamento de Juliana foi graças ao diagnóstico precoce. É importante que a gente conheça os sinais do câncer para agirmos de forma rápida e o setembro dourado chega com o propósito de educar. Isso é salutar”.

Rilder Campos é uma referência nacional quando o assunto é o combate ao câncer infanto-juvenil. Essa é uma bandeira que ele carrega e defende com firmeza. Rilder parabenizou a Prefeitura do Natal pelo seu pioneirismo na promoção do “Setembro Dourado” e conclamou toda a sociedade a vestir a camisa da campanha e se engajar no combate à doença: “Como potiguar tenho o orgulho de ver que os gestores da minha cidade tem essa sensibilidade de tratar o combate ao câncer infanto-juvenil como uma política de Governo que passa de uma gestão para outra. A cada ano vejo a ampliação da campanha e isso é muito importante para criarmos uma cultura de prevenção forte na sociedade com o objetivo de melhorarmos os índices de cura dos nossos pacientes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário