sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Doação de sangue: requisitos, quem pode doar e suas vantagens

Por que doar sangue?
A doação de sangue é um ato altruísta e totalmente voluntário, que pode salvar vidas. Dependem desse ato solidário pessoas que se submetem a tratamentos planejados e intervenções médicas urgentes de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes e intervenções oncológicas. O sangue é imprescindível também para que pacientes com doenças crônicas graves - como Doença Falciforme e Talassemia - possam viver por mais tempo e com mais qualidade, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades.

A importância da doação de sangue
Como o sangue é insubstituível e sem ele não é possível viver, o Ministério da Saúde reforça a importância de os brasileiros adotarem a cultura solidária da doação regular e espontânea de sangue. O objetivo é manter os estoques sempre abastecidos e não apenas em datas específicas ou quando algum conhecido precisar. Uma única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas e beneficiar qualquer paciente, independentemente de parentesco entre o doador e quem receberá a doação.

Agora que você entende a importância deste ato de solidariedade, saiba tudo sobre doação de sangue
 

Como doar sangue?
Procure as unidades de colega de sangue, como os Hemocentros, para checar se você atende aos requisitos necessários para a doação. Existem impedimentos temporários e também impedimentos definitivos. No mais, basta estar embuído pelo desejo de ajudar o próximo.
Intervalo entre doações
Homens: de 2 em 2 meses, sendo, no máximo, 4 vezes ao ano
Mulheres: 3 em 3 meses, sendo, no máximo, 3 doações anuais.

Quantidade de sangue doado
Uma pessoa adulta tem, em média, 5 litros de sangue. Em cada doação, o máximo de sangue retirado é de 450 ml.

Cuidados pós-doação de sangue
Evite esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas;
Aumente a ingestão de líquidos;
Não fume por cerca de 2 horas;
Evite bebidas alcóolicas por 12 horas;
Mantenha o curativo no local da punção por, pelo menos, quatro horas;
Não dirija veículos de grande porte, não trabalhe em andaimes e não pratique paraquedismo ou mergulho;
Faça um pequeno lanche e hidrate-se. É importante que o doador continue se sentindo bem durante o dia em que efetuou a doação;

*INCA.