domingo, 9 de fevereiro de 2020

RORAIMA: Jovem com câncer realiza sonho ao tomar banho no carro dos bombeiros e morre dois dias depois

Janaína enfrentava um câncer renal desde 2016 — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Roraim
Em luta contra um câncer renal há quatro anos a jovem Janaína da Silva, de 18 anos, fez seu último passeio na quarta-feira (5) para realizar um sonho: tomar banho com a água de um caminhão do corpo de bombeiros. A jovem estava internada no Hospital Geral de Roraima e teve o desejo realizado com o apoio de uma amiga e do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima.  
Pela manhã, Janaína foi levada ao quartel, recebeu uma camiseta dos bombeiros feita especialmente para ela, conheceu as instalações da unidade, em seguida deu um passeio dentro do caminhão e quando retornou a corporação realizou o tão sonhado banho.
Um vídeo da ação foi publicado na página oficial dos bombeiros de Roraima. As imagens que mostram a jovem feliz enquanto realiza o sonho causaram comoção e viralizaram entre os moradores de Boa Vista.
"Eu achei tudo maravilhoso. Eu estava desanimada quando acordei, mas pensei: quer saber? Vou levantar dessa cama, vou me animar para poder ser exemplo para outras pessoas", diz Janaína no vídeo.
Neste sábado (8), os bombeiros fizeram mais uma homenagem a Janaína e levaram o corpo dela até o cemitério Municipal de Boa Vista para o enterro.
Há cerca de dois meses a jovem descobriu que estava em fase terminal e ficava alternando entre os cuidados dos familiares em casa e dos médicos no hospital.
O sonho começou a tomar forma quando a amiga Thaís da Silva, de 20 anos, pediu para que Janaína fizesse uma lista de desejos nesta segunda-feira (3). As duas se conheceram no hospital em 2016, quando Thaís estava internada para passar por um procedimento cirúrgico.
"Eu pedi para que a Janaína colocasse uma loucura e ela disse que que queria tomar banho com a água do caminhão de bombeiros. Eu achei incrível demais", contou a amiga que logo tratou de passar a lista de desejos à equipe médica.
No mesmo dia, o sargento Igor Henrique Tavares estava deixando um paciente no Hospital Geral de Roraima, onde Janaína estava internada. A equipe que cuidava da paciente o abordou, contou a história e ele disse que só precisava da autorização médica para programar a ação. "Um dia depois entraram em contato comigo e disseram que podia ser na quarta-feira, falei com o coronel Jean Claudio, imediatamente ele atendeu o pedido e ainda falou que era pra ser uma ação envolvendo o quartel inteiro e não só um banho", contou o sargento.


Janaína realizando o desejo de tomar o banho com água do caminhão de bombeiros — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Roraima

A lista de desejos

A lista que a amiga pediu para ser produzida incluía ainda um piquenique no Bosque dos Papagaios, localizado no bairro Paraviana, zona Leste. O momento foi planejado para quinta-feira (6) pela manhã. Janaína já havia se arrumado para sair do hospital, mas passou mal e precisou receber oxigênio.
"Foi tudo muito rápido. Ela já estava pronta, mas num instante perdeu a voz, não conseguia mais falar, precisou ficar no hospital e no início da tarde de sexta, faleceu", contou Thaís da Silva. 

Jovem conhecendo parte da corporação — Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Roraima
Um desejo que não constava na lista, mas que todos a família e amigos sabiam era que Janaína desejava ser famosa para inspirar outras pessoas. A jovem tinha um canal no Youtube onde postava vídeo de covers de músicas gospel.

Do G1 RR Boa Vista.