domingo, 15 de março de 2020

Coletiva de imprensa é realizada para apresentar Campanha da Fraternidade 2020

A Igreja Católica anualmente realiza a Campanha da Fraternidade (CF), uma iniciativa que coloca em pauta uma temática, voltando os olhares das comunidades e toda a sociedade civil, a fim de ampliar sua reflexão sobre o tema em questão. Neste ano a CF traz o tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34), além de Santa Dulce dos Pobres no Cartaz Oficial.
Em nossa Diocese de Mossoró, a Campanha da Fraternidade deste ano foi apresentada a imprensa na manhã desta terça-feira (10), no Instituto Amântino Câmara. Na ocasião, o Bispo Diocesano, Dom Mariano Manzana, casal diocesano de Campanhas, Alex e Aline Guimarães, Padre Ricardo Rubens abordaram o assunto.

Dom Mariano iniciou recordando os jornalistas e presentes sobre o significado Quaresma, marcado justamente pela CF, e a amplitude do convite feito para campanha. Explicou ainda o propósito da Campanha da Fraternidade 2020. “Baseado na parábola do Bom Samaritano, que Jesus nos contou, agora queremos sensibilizar a todos que olhem ao seu redor, onde há pessoas sofrendo e façam como o bom samaritano. A Campanha quer despertar a atenção para os pobres e sofredores, para essa sensibilidade de ter compaixão de cuidar daqueles que necessitam de nós". O gesto concreto deste ano, que acontecerá no dia 05 de abril, com a Coleta Nacional da Solidariedade, será destinado para Cáritas Diocesana.

A coletiva de imprensa contou com a presença do Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana; Vigário Geral Padre Flávio Augusto Forte Melo; Vigário da Paróquia São José, Padre Robério Holanda; diretor da Rádio Rural de Mossoró, Padre Ricardo Rubens; casal diocesano de campanhas, Aline e Alex Guimarães, Diretora do Instituto Amantino Câmara, Enia Morais; Coordenadora do Projeto Esperança Pe Guido, Ana Maria Cardoso; vice-reitora da UERN, Jaqueline de Fátima, sacerdotes, representantes de pastorais, novas comunidades e da imprensa mossoroense.

Gesto Concreto- Domingo de Ramos- 05 de abril

No dia 05 de abril, dioceses, paróquias e comunidades de todo país dão início à Semana Santa com a celebração do Domingo de Ramos, dia em que cristãos e cristãs fazem memória a entrada de Jesus em Jerusalém. É nessa data que a Igreja também realiza a Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Portanto, é importante sermos solidários com aqueles que sofrem e transformarmos o nosso jejum ou abstinência em um gesto de amor ao próximo, em uma doação generosa para a Campanha Nacional da Solidariedade. Todo o recurso arrecadado com a Campanha é destinado aos Projetos Sociais que atendem as pessoas mais necessitadas das nossas comunidades. 


*Diocese.