Mantenha uma boa qualidade de vida. A saúde é o seu bem mais precioso!



Departamento Feminino da Assembleia de Deus em Mossoró junto ao departamento do círculo de oração realiza um mês de clamor e interseções pelas mulheres diagnosticadas com câncer de mama e também realiza um trabalho de orientações sobre a prevenção e realização de exames que já fazem parte dessa campanha.
O mês de Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento é celebrado anualmente desde os anos 90.
O movimento de oração, clamor e palestras educativas sob a coordenação do departamento feminino, está sendo realizado em muitas congregações da Igreja Assembleia de Deus em Mossoró. Outubro Rosa alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Segundo dados da Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, 30% dos casos podem ser evitados com hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas regulares e alimentação balanceada. Além disso, as mulheres de todas as idades devem realizar o autoexame uma vez por mês fora do período menstrual.
A Congregação da Assembleia de Deus no Abolição 4, localizada na Avenida Presidente Costa e Silva iniciou sua programação do outubro rosa na segunda-feira, dia 5 do corrente mês, com a pregação da irmã Lucineide Santos, que no momento contou seu testemunho sobre um câncer de mama que enfrentou e como a fé em Deus e a oração a fortaleceu nesses dias difíceis.
Também falou às mulheres sobre a importância da prevenção, orientando-as a procurarem o sistema de saúde para realização dos exames necessários. A programação do outubro rosa na congregação do abolição 4, se estenderá até a segunda-feira, dia 26/10/2020, com a presença da irmã Lucélia Rodrigues.
As demais congregações em Mossoró também estão realizando essas atividades do outubro rosa, ficando o dia para a realização a critério de cada uma. Além das orientações de prevenção tem momentos de oração, louvor e interseção pelas pessoas acometidas de câncer.
A coordenação geral do Departamento Feminino em Mossoró tem como coordenadora geral a missionária Núbia Miranda e a coordenação geral do círculo de oração fica a cargo da conferencista Aparecida Borges.
*O Câmera
![]() |
Exposição em shopping e vai ficar no Memorial da Resistência — Foto: Divulgação |
"Lindas, Fortes e Corajosas" tem fotos de pacientes, familiares e amigas que lutaram juntos contra a doença. A exposição é uma homenagem ao Outubro Rosa.
As fotografias foram feitas pelo fotógrafo Pacífico Medeiros, com produção e arte de Valéria Escóssia e coordenação de Suian Costa.
A exposição vai ficar até quinta-feira (29) na Sala Joseph Boulier, no Memorial da Resistência, das 7h às 17h.
“Todas as ações de conscientização e principalmente apoio às pessoas que enfrentam uma batalha como essa são necessárias, não só em outubro, mas sempre”, falou Luciano Sales, diretor do Memorial da Resistência.
*Do G1 RN
![]() |
Outubro Rosa: Pedalada em Natal alerta para o combate ao câncer de mama. — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi |
A primeira edição da “Pedalada Rosa” percorreu cerca de 4 km entre as principais ruas do bairro, reunindo cerca de 30 participantes, entre funcionários e pessoas da comunidade.
“A gente reuniu todo mundo aqui para fazer um alerta: atividade física ajuda na prevenção de muitas doenças, o câncer de mama é uma delas. Por isso, nosso trabalho é promover saúde através de ações e mobilização popular”, enfatiza Raíla da Costa, diretora da UBS.
O evento aconteceu em homenagem ao aniversário de falecimento da enfermeira que dá nome à unidade de saúde.
“A gente organizou tudo com muito carinho, principalmente, porque é em homenagem à Rosângela Lima, enfermeira que tanto contribuiu com a nossa comunidade e lutou para termos essa unidade de saúde”, explica José Edmilson Silva, voluntário.
Rosângela Lima foi enfermeira e trabalhou nas unidades de saúde do bairro Planalto. Ela faleceu há cinco anos em decorrência de complicações do câncer de mama.
![]() |
“Pedalada Rosa” reuniu aproximadamente 30 ciclistas e percorreu cerca de 4 km nesta sexta (23). — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi |
Diagnóstico precoce do Câncer InfantoJuvenil do projeto Instituto Ronald McDonald.
A Associação de Apoio Aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região-AAPCMR convida todos os Estudantes de Medicina , Enfermagem e Residentes de Pediatria da nossa região, para participarem do curso online.O curso irá oferecer certificado de 6h/aula totalmente gratuito, mas atenção, são apenas 50 vagas por turma.
Não percam esta oportunidade de conhecer um pouco do câncer infantojuvenil
Palestrante: Edvis Santos Soares Serafim – Médica Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer/ Casa de Apoio – AAPCMR.
Público Alvo: Estudantes de Medicina (9°período), Residentes de Pediatria e Estudantes de Enfermagem ( a partir 5° período).
Para realizar sua inscrição é acessar este link abaixo:
https://forms.gle/DH3Rn6QMmCD3GF4t6
@lmecc.solidariedade
@institutoronald
“A nossa Romaria acontecerá de forma remota, no dia 24 de outubro, a partir das 17 horas, na Catedral de Santa Luzia, em Mossoró", afirma o seminarista referencial do Setor de Juventude, Clóvis Augusto Freire Alves, que explica que o Dia Nacional da Juventude 2020 será celebrado por meio de uma live transmitida ao vivo no Facebook e Youtube da Paróquia Santa Luzia Mossoró. O evento será também retransmitido pelo You tube da Pastoral Juvenil , Regional Nordeste 2, pelas redes sociais de paróquias que integram a Arquidiocese de Natal, as Dioceses de Caicó e Mossoró. Os ouvintes poderão acompanhar também pelas ondas da Rádio Rural de Mossoró (AM 990 kHz).
A Romaria começa às 17h com a acolhida on-line aos jovens romeiros. Às 17h30, haverá oração do terço, e às 18h, pregação com Dom Antonio Carlos em alusão ao Dia Nacional da Juventude. Dom Antônio Carlos é bispo de Caicó e bispo referencial para a juventude no Regional Nordeste 2.
O evento prossegue com sorteio e animação às 18h40; missa às 19h presidida pelo bispo Diocesano de Mossoró, Dom Mariano Manzana , e finaliza com show da banda PJSamba, de Mossoró, a partir das 20h15.
Cada jovem é convidado a viver esse momento especial de onde estiver para, unidos, mostrar como disse o Papa Francisco:
“Os jovens católicos não representam meramente um fim da atividade pastoral, são membros vivos do único corpo eclesial, pessoas batizadas nas quais o Espírito do Senhor está vivo e ativo. Eles ajudam a enriquecer o que a Igreja é e não apenas o que ela faz. Eles são o presente da Igreja e não apenas o futuro dela” (nº 54).
Programação
17h - Acolhida
17h30 - Terço Missionário
18h - Pregação (Bispo da Diocese de Caicó - Dom Antônio Carlos)
18h40 - Animação e sorteio
19h - Missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana e concelebrada por Dom Antônio Carlos e pelos padres referenciais da Juventude no Rio Grande do Norte 20h15 - Show (PJ Samba/Mossoró)
É com tristeza, que noticiamos o falecimento de Maria Neide Pereira, 64 anos, funcionária do Hospital Regional Hélio Morais Marinho de Apodi-RN.
De
acordo com informações, Maria Neide sofreu um infarto, não resistiu e
veio a óbito. Ela era irmã de Padre Tarcísio, que também faleceu de
infarto no dia 11 de janeiro deste ano, quando caminhava na praia de
Tibau.
O corpo de Maria Neide está sendo velado na Igreja Betel de Apodi e o sepultamento está previsto para acontecer amanhã, segunda feira, às 9 horas no Cemitério Parque da Saudade.
A todos familiares e amigos, deixamos os nossos votos de pesar. Dona Neide, descanse em paz!No dia 16 de outubro de 1846, o cientista William Thomas Green Morton aplicou a primeira anestesia, feita a base de éter, no Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos. Esta data é o marco inicial para a anestesiologia.