quinta-feira, 1 de outubro de 2020

OUTUBRO ROSA: Grupo Reviver pretende atender mais de mil mulheres com exames de mamografias; confira calendário

Grupo Reviver pretende atender mais de mil mulheres com exames de mamografias — Foto: Divulgação
O mês de outubro começou com o alerta da campanha de prevenção e conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de mama. No Brasil, a doença ainda representa a primeira causa de morte por câncer na população feminina e o diagnóstico precoce ajuda no tratamento e na possiblidade de cura. O Grupo Reviver, que fornece gratuitamente exames de mamografias através de um convênio com o SUS, pretende realizar mais de 1.200 exames neste mês de outubro.

“Nós intensificamos os atendimento neste mês e ate aumentamos o atendimento, com mais de 70 mulheres por dia, trabalhando também nos finais de semana. Nosso objetivo é fazer pelo menos 1.200 mamografias neste mês. Além de palestras e vídeos. O mais importantes do Outubro Rosa é esse alerta para as mulheres aprenderem a se tocar, se cuidar, se amar e fazer os seus exames”, reforça Idaísa Cavalcante, associada e fundadora do Grupo Reviver.

Para o ano de 2020, de acordo com o Ministério da Saúde, são estimados 66.280 casos novos de câncer de mama. Com alta na incidência, mulheres a partir dos 40 anos devem redobrar os cuidados. “Nos últimos anos esse número vem aumentando, a gente não sabe ao certo, mas principalmente é pelo estilo de vida da mulher. O stress, o aumento de peso, a falta de atividade física, o uso de terapia hormonal sem uma assistência medica... são vários os fatores que ajudam no aumento da incidência do câncer”, explica Uianê Azevedo, médica especialista em imagem da mulher.

A dona de casa Erica Juliana Fernandes, 40 anos, procurou a unidade móvel de saúde do Grupo Reviver na manha desta quinta-feira (01) para realizar o exame de mamografia pela primeira vez. “Na minha família, todos nós temos os cuidados básicos com saúde e, agora, surgiu a possiblidade de fazer o exame”, conta a dona de casa.

Assim como a costureira Maria do Socorro Nascimento, de 52 anos, que está renovando os exames há pelo menos dois anos. “Tenho amigas que já tiveram até que retirar o seio por acusa do câncer. O melhor é se cuidar, se apalpar, pra saber se tem alguma coisa e resolver logo antes que o câncer tome conta da gente”, diz a costureira.

A unidade móvel do Grupo Reviver estará até esta sexta-feira (02), em frente a um supermercado na Rua da Conceição, no bairro de Cidade da Esperança. As mamografias serão realizadas das 7h30 às 17h30. Para ter acesso ao exame, as mulheres devem apresentar carteira de identidade, cartão SUS Natal e comprovante de residência. As fichas são distribuídas diariamente no início do expediente.

Grupo Reviver atende em unidade móvel que percorre os bairros da cidade — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi
Confira datas e locais de atendimento:
05 e 06/10
Escola de Governo
Centro Administrativo

07 a 09/10
Serra de São Bento

10 e 11/10
Tangará

13 a 16/10
Posto de Saúde Cohabinal - Parnamirim
Rua Eduardo Rodrigues Medeiros s/n

19 a 23/10
UBS Novo Horizonte
Rua dos Paiatis, 128 Quintas

26 a 30/10
UBS Rocas
Rua Francisco Biscalho s/n
 

*Do G1 RN