quinta-feira, 26 de novembro de 2020

NOVEMBRO AZUL: PREFETURA DE NATAL REFORÇA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA DURANTE TODO O MÊS

A campanha Novembro Azul foi criada em 2003 com a intenção de conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Desde então, esse mês vem sendo também para promover o cuidado com a saúde dos homens. Diante disso, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS-Natal), dedica o penúltimo mês do ano para os cuidados com a saúde integral do público masculino do município, incentivando-os a procurar mais as unidades de saúde e alertando também sobre os riscos e prevenção do câncer de pênis e boca, que vem tendo aumento de casos em todo o país. 

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer com maior incidência nos homens. A estimativa é que, até o ano de 2022, sejam registrados 65.840 novos casos de câncer de próstata por ano no Brasil, que corresponde a um risco estimado de 62,95 casos a cada 100 mil homens, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). É um câncer que pode não apresentar sintomas em suas fases iniciais, mas é importante ficar atento a alguns sinais, como dificuldade ao urinar, demora em começar e terminar de urinar, presença de sangue na urina, diminuição do jato de urina ou observar a necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. 

Além do câncer de próstata, este ano o Novembro Azul também vem chamando a atenção dos homens para os riscos e prevenção do câncer de pênis e o câncer de boca. “Os casos de câncer de pênis e boca têm aumentado no nosso país. São doenças crônicas que podem ter prevenção através do autocuidado e hábitos de vida saudáveis. Por isso, a importância do comparecimento na unidade de saúde para avaliação médica periódica”, comenta Ana Paula Magalhães, responsável técnica pelo núcleo de Saúde do Homem da SMS. 

Durante todo o mês, serão desenvolvidas ações nas unidades básicas do município, que além de discutirem sobre o tema da campanha, têm a intenção de estimular o cuidado com a saúde integral dos homens. “Nós, do núcleo de saúde da Mulher e do Homem do Departamento de Atenção Básica da SMS-Natal (DAB), orientamos a todas as unidades para criarem atrativos para que os homens do território criem o hábito de comparecer à unidade de saúde, não só neste mês de novembro, como durante todo o ano”, finaliza Ana Paula Magalhães, que afirma que todas as medidas de segurança contra a covid-19 estão sendo tomadas para garantir que os usuários possam procurar as unidades.

*Portal Tropical