domingo, 14 de agosto de 2022

CIENTISTAS DEVOLVEM VISÃO A PACIENTES USANDO CÓRNEAS DE PELE DE PORCO

Responsável por captar os raios luminosos e transformá-los em imagens para a retina, as córneas são fundamentais. Caso elas estejam danificadas, a luz que entra e forma as imagens passa a ser desfocada, comprometendo a qualidade da #visão.
Em trabalho publicado na revista Nature Biotechnology, #pesquisadores da Universidade de Linköping, na Suécia, anunciaram um passo importante para pessoas com problemas graves nessa estrutura ocular. Eles conseguiram utilizar pele de porco para substituir as córneas humanas, recuperando sua função.

Ao todo, 20 pessoas se submeteram ao experimento. Destas, 14 eram cegas e após dois anos tiveram a visão restaurada. Três dos pacientes atingiram a chamada visão 20/20 perfeita, que garante nitidez e clareza à distância de 6 metros de distância.

Segundo Neil Lagali, pesquisador envolvido no trabalho, o resultado beneficiará pacientes que precisam de um transplante. “Isso nos ajuda a contornar o problema da escassez de tecido da córnea doado e pode ampliar o acesso a outros tratamentos para doenças oculares”, explicou Neil.

Na técnica desenvolvida não são necessários pontos, possibilitando que o procedimento seja realizado em condições e com equipamentos menos especializados.

➡️ Leia a matéria completa em metropoles.com.

📸 Tetra Images/ Getty Images

#notícias #saúde #metrópoles