segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Sesap promove Seminário Estadual de Combate ao HIV/AIDS

Fortalecer as redes de atenção à saúde e discutir formas de prevenção e tratamento para HIV/AIDS no Rio Grande do Norte é um dos princípios do II Seminário Estadual de Combate ao HIV/AIDS. O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) nesta terça-feira (20) no auditório da reitoria da UFRN.

A abertura terá o lançamento da campanha estadual de combate ao HIV/AIDS e fortalecimento das redes de atenção à saúde. Logo em seguida será exibido o curta metragem “Sinais vermelhos”, direção de Vânia Maria e Marcia Lohss. O filme conta a história da própria Vânia, artista que é soropositiva há mais de 20 anos, e busca mostrar sua condição de convivência com o HIV.

A programação conta ainda com a apresentação dos dados epidemiológicos do HIV/Aids no Brasil e no RN, além de palestras e mesas redondas sobre diversos temas ligados à questão.

Cenário – Atualmente, no RN, cerca de 11 mil pacientes realizam tratamento para HIV/Aids nos 14 Serviços de Assistência Especializada (SAE) distribuídos nos municípios de Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, Santa Cruz, São Paulo do Potengi, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros.

Nos últimos 10 anos, no Rio Grande do Norte, observa-se um crescimento de 39,5% no registro de casos de aids, de 39,3% nos casos de infecção pelo HIV, de 74% no número de casos de gestantes infectadas pelo HIV e de 19,4% na ocorrência de óbitos por AIDS.

Entre janeiro e outubro de 2022, foram registrados 590 casos de aids e 782 de infecção pelo HIV, revelando um aumento no registro de casos de 29,1% e 42,5%, respectivamente, quando comparado com o mesmo período de 2021.

SERVIÇO:
Seminário Estadual de Combate ao HIV/AIDS
Data: 20 de dezembro
Horário: 8h às 17h30
Local: Auditório Otto Guerra – Reitoria da UFRN.

*Blog do Barreto