domingo, 1 de setembro de 2013

CÂNCER DE PRÓSTATA TEM CURA

O DR. HAROLDO DUARTE, ESPECIALISTA EM UROLOGIA, ESTEVE MAIS UMA VEZ NO PROGRAMA J BELMONT PELA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ, ATENDENDO A INÚMEROS PEDIDOS E RESPONDEU A TODAS AS PERGUNTAS DO APRESENTADOR E DOS OUVINTES. NA OPORTUNIDADE O ASSUNTO FOI, CÂNCER DE PRÓSTATA. ACOMPANHE A ENTREVISTA.

P - O QUE É PRÓSTATA E ONDE ELA SE LOCALIZA?

R - A PRÓSTATA É UMA GLÂNDULA RESPONSÁVEL POR SECRETAR SUBSTANCIAS(SECREÇÃO PRÓSTATICA) QUE GARANTE A QUALIDADE E VIABILIDADE DO LIQUIDO SEMINAL(ESPERMA) QUE É NECESSÁRIO PARA REPRODUÇÃO.

P - A PARTIR DE QUAL IDADE SE DEVE FAZER EXAMES PREVENTIVOS?

R - GERALMENTE A PARTIR DOS 40 ANOS(SE TIVER HISTÓRIA FAMILIAR DE CANCER DE PROSTATA); AOS 45 ANOS(SE APRESENTAR SINTOMAS URINÁRIOS) E AOS 50 ANOS(MESMO QUE NÃO ESTEJA ASSINTOMÁTICO).

P - O EXAME DEVE SER FEITO TODOS OS ANOS, OU QUAL A PERIODICIDADE?

R - NORMALMENTE O RECOMENDADO É SER REALIZADO ANUALMENTE.PORÉM COMO O RISCO SE ELEVA ENTRE OS 60-70 ANOS RECOMENDA-SE REALIZAR SEMESTRAL(06 EM 06 MESES) NESSA FAIXA ETÁRIA

P - MEU PAI TEVE CÂNCER DE PRÓSTATA, MEU AVÔ TAMBÉM, EU ESTOU NO GRUPO DE RISCO DR?

R - CERTAMENTE. O RISCO ELEVA-SE QUANTO MAIS PRÓXIMO O GRAU DE PARENTESCO.IRMÃOS E PAI QUE TIVERAM CANCER DE PROSTATA TÊM UMA MAIOR TENDENCIA A SURGIR A DOENÇA NOS PARENTES DIRETOS.

P - COMO FAZEMOS O DIAGNÓSTICO DE UM CÂNCER DE PRÓSTATA ?

R - INICIALMENTE REALIZAMOS PSA(EXAME DE SANGUE) E TOQUE DA PRÓSTATA. PODE SER NECESSÁRIO REALIZAR BIÓPSIA DE PRÓSTATA GUIADA POR ULTRASONOGRAFIA TRANS-RETAL PARA CONFIRMAR O DIAGNÓSTICO.

P - DO PONTO DE VISTA MÉDICO, COMO PREVENIR E COMO TRATAR , DR HAROLDO?

R - A PREVENÇÃO É REALIZADA COM CONSULTA REGULAR E PERIÓDICA AO UROLOGISTA PARA EXATAMENTE REALIZAR O DIAGNÓSTICO PRECOCE E EVITAR QUE A DOENÇA FIQUE SEM CURA.QUANTO MAIS CEDO(PRECOCE) MELHOR.

A FORMA DE TRATAMENTO MAIS EFETIVA PARA O CÂNCER DE PRÓSTATA É DADA NA FASE INICIAL E ATRAVÉS DA CIRURGIA RADICAL(AMPLA) QUE VISA RETIRAR TODA A PROSTATA E OS TECIDOS AO LADO DA GLÂNDULA.OUTRAS FORMAS DE TRATAMENTO SÃO USO DE COMPRIMIDOS OU INJEÇÕES(HORMONAL), QUIMIOTERAPIA E A RADIOTERAPIA NOS CASOS MAIS AVANÇADOS.

P - O CÂNCER TEM CURA?
R - TOTALMENTE. DESDE QUE SEJA REAlIZADO O DIAGNÓSTICO PRECOCE E TRATAMENTO RÁPIDO(CIRURGIA).

*Fonte: JBelmont.

Nenhum comentário:

Postar um comentário