*Do G1 Santos
No início do mês de março, Cristiane recebeu o diagnóstico de câncer de pulmão após fazer alguns exames de rotina. “Na quarta-feira passada, no dia 18, eu cheguei em casa e ela estava mal. Trouxemos ela para o hospital e ela acabou sendo internada”, conta Pasini.
Após a notícia da doença, a família se mobilizou para estar sempre presente no hospital, já que o quadro de saúde dela exige muitos cuidados. Durante uma das visitas, a cunhada dela, Andreia Pasini, conheceu o programa ‘Escritório do Paciente’, que tenta realizar os desejos dos internados. Ela contou a uma das enfermeiras o grande desejo de Cristiane, que foi confirmado pela equipe do projeto.
“Essas pessoas são os agentes de hospitalidade. Eles são treinados e fazem visitas para entrevistar os pacientes. Nesse momento, aplicam um questionário e uma das perguntas é o que importa para você hoje. Fomos surpreendidos por esse pedido dela. O sonho dela era se casar, era isso que importaria para ela hoje”, explica Ronald Maia Filho, gerente médico do hospital Ana Costa.
Com tudo encaminhado, a última sexta-feira (27) foi o dia escolhido para celebrar a data. Após passar pela avaliação médica, a noiva começou a se preparar para a cerimônia. Ela foi maquiada e fez penteado. O vestido branco simbolizava que aquele seria o dia do casamento, tão aguardado. Ela imaginava que seria uma simples cerimônia dentro do quarto. Mas, teve uma grata surpresa.
O tapete vermelho foi preparado e cobriu o chão do Espaço Gourmet do hospital, no 10º andar. Ao chegar no salão, ela avistou o noivo vestido com traje de gala no altar. Entre os convidados, os três filhos. Leonardo, de 23 anos, Letícia, de 19, e Gustavo, de 13. A família, os amigos e todos os funcionários do hospital estavam presentes naquele momento.
A noiva seguiu o roteiro que manda a tradição e entrou no salão ao som da marcha nupcial. Com o buquê nas mãos, ela atravessou o tapete vermelho na cadeira de rodas, sempre ajudada pelo filho Leonardo. Marcelo abriu um sorriso ao ver a amada. Ao chegar no altar, beijou a mulher de sua vida. Em seguida, o pastor iniciou a cerimônia que ainda seria de muitas emoções.
Melatto falou sobre a vida do casal. Os filhos preparam uma carta especial para os pais, em declaração ao amor que sentem por eles. Depois, ocorreu um dos momentos mais esperados. O caçula Gustavo levou as alianças. Para selar ainda mais a união, o beijo final do casal e a música final da cerimônia, ‘Para sempre vou te amar’, na versão em inglês.
“Passou um filme na cabeça por tudo que passamos juntos, o que conquistamos, as dificuldades. Foi uma mistura de emoções. Eu não queria que fosse dessa maneira, mas como aconteceu isso, eu estou feliz demais por ver a felicidade dela. É uma mistura de sentimentos. Ela ficou muito emocionada, muito feliz”, relembra Marcelo.
“Ao mesmo tempo que estamos felizes, estamos triste pela situação dela. Foi uma mistura de sentimentos. Para mim, o que me define esse momento é gratidão, o cuidado desse hospital com ela, todos muito amorosos. Todo mundo está tocado com a situação dela”, diz a cunhada Andreia.
“Foi uma experiência transformadora. Na Medicina, nem sempre a gente consegue curar, mas cuidar dos outros é sempre. Ficamos honrados por ela ter compartilhado esse sonho com a gente. O hospital tem 54 anos e foi a primeira vez que ocorreu um casamento aqui”, conta Maia.
Cristiane permanece internada e com dificuldades de falar, por isso, não pôde conversar com a equipe do G1. Segundo Maia, o estado de saúde dela é delicado e inspira cuidados. Os médicos avaliam os exames para definir qual será o melhor tratamento para ela.