

NÃO confunda cultura com sabedoria.
A cultura vem de fora para dentro, penetra pelos olhos e ouvidos e pode fixar-se ou não em nosso cérebro.
A sabedoria, ao contrário, nasce de dentro de nós, e se exterioriza; surge no coração e só pode ser adquirida por meio da meditação.Até os analfabetos podem conquistar a sabedoria, se souberem meditar em seus corações sobre as grandes verdades.
Ela que precisa se submeter a uma cirurgia e já conseguiu o valor, mas ela pede a quem puder ajudar um pouco mais, porque tem as despesas com acompanhante e biopsia. Ela não sabe se vai precisar de UTI, que custa 2.500 reais a diária.
Com o Projeto Solidário Kléber Lira muita gente tomou conhecimento do caso e tem ajudado.
Hoje, 26 de dezembro de 2020, ela nos contou:
"Dia 29 vou ligar prá lá, para saber, se o médico já voltou do recesso para marcar a cirurgia, espero que fique pro começo de janeiro.
Eu já fiz uma cirurgia de tereodectomia total, quando a bióspia veio já constava metastase noa linfonodos, agora preciso retirar esses linfonos.
Eu passei, de fevereiro até setembro esperando a primeira cirurgia, agora não posso mais passar esse tempo esperando, minha luta agora é contra o tempo.
Meu médico Dr Jorge falou que já era prá mim ter feito essa cirurgia.
Por
isso que estou pedindo ajuda. A central de regulação. É quem marca essa
cirurgia, assim eles me falaram. Tenho medo de passar mais 7 ou 8 meses
na fila. Como minha situação é grave, sei que não tenho esse tempo
mais.
Só estou recebendo ajuda de amigos e da população de sítios vizinhos e igrejas."
Então, você que deseja ajudar a essa mulher, ela mora na rua da Cajarana, nº 23, distrito de Soledade, Apodi-RN.
Conta para doação:
Banco do Brasil
Agência: 0892-3
Conta Poupança:38490-9
Variação: 51
Nome: Antônia Elizabete da Silva
Contato: (84) 9 9803-0351
Mais um Natal chegou e nós sentimos o coração novamente feliz e em paz por ter vocês em nossas vidas. Dias como estes só são especiais porque temos amigos igual a você.
O GASPEC sabe que nós já não temos idade para acreditar no Papai Noel. Mas em honra da nossa infância queremos lhe pedir um presente: ter vocês sempre nas nossas vidas.
Feliz Natal, amigas e amigos amados, e que o Ano Novo traga muitas felicidades e realizações para todos nós. Boas Festas!
NÃO se deixe levar pelo extremismo.
Nem exagere para mais, nem para menos.
Saiba permanecer no meio termo.
Se correr demais, cansará.
Se ficar muito parado, acabará consumindo o terreno debaixo dos próprios pés, e dentro de pouco estará pisando uma cova.
Não pare, mas também não queira correr demais.
Caminhe firme e com segurança, sem pressa, mas não se detenha jamais na senda do progresso.
A exposição excessiva ao sol e sem o uso de filtro solar são fatores de risco para desenvolver câncer de pele. Em um país ensolarado como o Brasil, é preciso ficar alertar para os sintomas doença e a importância do diagnóstico precoce. Por isso, estar informado sobre a doença é a melhor maneira de preveni-la, diagnosticá-la e tratá-la.
O câncer de pele é o mais frequente no Brasil e no mundo, e corresponde a 27% de todos os tumores malignos do País, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), do Ministério da Saúde. Além da exposição prolongada e repetida ao sol, principalmente na infância e adolescência, outros fatores de risco são: ter pele e olhos claros, ser albino, ter vitiligo, ter histórico da doença na família e fazer tratamento com medicamentos imunossupressores.
Mais comum após os 40 anos, com a constante exposição dos jovens aos raios solares, a média de idade dos pacientes vem diminuindo. “A infância é o período da vida mais suscetível aos efeitos danosos da radiação UV, que se manifestarão mais tardiamente na fase adulta sob a forma de câncer de pele. Portanto, se levarmos em conta que a radiação solar tem efeito cumulativo, a prevenção deve se iniciar com os bebês, evitando a exposição ao sol nos horários de risco e pelo uso de produtos específicos para a faixa etária”, explica Ana Cristina Pinho, diretora-geral do INCA.
O sinal de alerta deve acender quando surgem manchas na pele que coçam, ardem, descamam ou sangram e também em caso de feridas que não cicatrizam em quatro semanas. Esses sintomas podem ser indicativos do câncer de pele não melanoma, que ocorre principalmente nas áreas do corpo mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas. O tipo não melanoma ocorre com maior frequência, tem baixa mortalidade, mas pode causar deformações. Ele é responsável por 177 mil novos casos da doença por ano e apresenta alto percentual de cura se detectado e tratado precocemente.
O melanoma, forma mais grave do tumor de pele, pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais. Essas lesões costumam ter formato assimétrico, bordas irregulares, mais de uma cor e mudar de tamanho de forma rápida. Apesar de mais raro, é bastante agressivo, podendo levar à morte. Anualmente, ele é responsável por 8,4 mil casos novos no Brasil.
CASOS
No Brasil, o número de casos novos de câncer de pele não melanoma esperados, para cada ano do triênio 2020-2022, será de 83.770 em homens e de 93.170 em mulheres. Em homens é mais incidente nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste, com risco estimado de 123,67 casos por100 mil habitantes, 89,68/100 mil e 85,55/100 mil, respectivamente.
Nas regiões Nordeste e Norte, ocupa a segunda posição, com risco estimado de 65,59/100 mil e 21,28/100 mil, respectivamente. No que diz respeito às mulheres, é mais incidente em todas as regiões brasileiras, com risco estimado de 125,13/100 mil (Centro-Oeste), 100,85/100 mil (Sudeste), 98,49/100 mil (Sul), 63,02/100 mil (Nordeste) e 39,29/100 mil (Norte).
PREVENÇÃO
Evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h.
Procurar lugares com sombra.
Usar proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas.
Aplicar na pele, antes de se expor ao sol, filtro (protetor) solar com fator de proteção 30, no mínimo. É necessário reaplicar o filtro solar a cada duas horas, durante a exposição ao sol, bem como após mergulho ou grande transpiração. Mesmo filtros solares “à prova d’água” devem ser reaplicados.
Usar filtro solar próprio para os lábios.
Em dias nublados, também é importante o uso de proteção.
As tatuagens podem esconder lesões, portanto, merecem atenção.
Nas atividades ocupacionais, pode ser necessário reformular as jornadas de trabalho ou a organização das tarefas desenvolvidas ao longo do dia.
DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
O paciente que encontrou um sinal suspeito de câncer de pele deve ir ao posto de saúde mais próximo da sua casa. Em caso de urgência, deve procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Após o atendimento e avaliação preliminar por um clínico-geral, o paciente será encaminhado a um Ambulatório de Especialidades.
O diagnóstico normalmente é feito pelo dermatologista ou cirurgião, por meio de exame clínico. Em algumas situações, é necessário o exame que permite visualizar algumas camadas da pele não vistas a olho nu. Alguns casos exigem um exame invasivo, que é a biópsia.
A cirurgia é o tratamento mais indicado. A radioterapia e a quimioterapia também podem ser utilizadas, dependendo do estágio da doença. Quando há metástase (o câncer já se espalhou para outros órgãos), o melanoma é tratado com novos medicamentos, que apresentam altas taxas de sucesso.
*Fonte: Portal da Saúde
Fundado em 2013, o Hospital da Solidariedade é especializado em radioterapia e se destaca pelo atendimento multidisciplinar que conta com psicólogo, fisioterapeuta, assistente social entre outros profissionais da saúde. Situado em uma localização estratégica em Mossoró, o Hospital da Solidariedade é ligado por rodovias que facilitam o acesso de municípios vizinhos, bem como outras cidades do Nordeste.
Entre as possibilidades de tratamentos (ou serviços) oferecidos pelo Hospital da Solidariedade se destacam a Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT), Radioterapia Conformacional Tridimensional (3D-RT), a Radioterapia Guiada por Imagem(IGRT), a Radioterapia Estereotáxica Fracionada, a Radiocirurgia Estereotáxica e a Braquiterapia de Alta Taxa de Dose(HDR).
Hospital da Solidariedade - UNIDADE I
Rua Dona Isaura, nº 70, Abolição 3, CEP: 59.612-670
Tel: (084) 3317- 0756
SEJA humilde.
A vaidade é o pior dos defeitos, porque engana a nós mesmos.
Por mais que seja sábio, há sempre alguém mais sábio que você.
Por mais forte que seja, haverá alguém mais forte.
Portanto, seja humilde.
Envaidecer-se de que?
A vaidade nos faz perder o sentido das proporções, e acabamos caindo no ridículo, porque nos enganamos a nós mesmos.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dispõe de um site exclusivo para as Campanhas da Evangelização e Fraternidade. O projeto foi realizado em parceria com a Agência Minha Paróquia e está no ar desde o ano passado.
O site visa atuar como uma plataforma única para que as pessoas se informem sobre cada uma das principais campanhas da CNBB, bem como para que tenham acesso aos materiais, além de ser possível assistir vídeos e desfrutar de uma cronologia detalhada sobre as edições das campanhas já realizadas.
CFE 2021
Na próxima edição, de 2021, a CNBB une-se novamente às demais Igrejas-membro do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs para mais uma Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE). “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” é o tema que conduzirá as reflexões, à luz do lema bíblico “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef. 2.14).
Para assegurar o acesso aos materiais da CFE 2021, o site de Campanhas já conta com informações atualizadas. Nele, já encontram-se matérias e subsídios da Campanha, disponíveis para download.
Conheça o site: https://campanhas.cnbb.org.br/
Tenha acesso aos materiais: https://campanhas.cnbb.org.br/pastas/cf2021
Os premiados de dezembro da Nota Potiguar serão conhecidos na próxima terça-feira (22), com a divulgação ao vivo, a partir das 16h, dentro do Brasil Urgente, na BAND RN. Serão anunciados todos os 45 ganhadores contemplados com 42 prêmios de R$1 mil, distribuídos entre os usuários do aplicativo de todas as regiões do Estado, e outras três premiações globais nos valores de R$10 mil, R$20 mil e R$50 mil.
As instituições filantrópicas escolhidas pelos usuários recebem o equivalente a metade dos prêmios sorteados, além de um rateio de R$100 mil. Toda a transferência equivale a um repasse de R$ 283 mil para consumidores que pedem a nota no momento das compras e para instituições filantrópicas.
Este sorteio de Natal é baseado nos números da loteria federal da última quarta-feira (16), concurso 5523, cujos números foram 045324, 097736, 027738, 031446 e 091566. A partir dessa numeração, serão revelados os ganhadores do programa de educação e cidadania fiscal do RN.
Participar da campanha Nota Potiguar é bem simples. Basta fazer o download do aplicativo “Nota Potiguar”, disponível para Android e iOS, realizar o cadastro e solicitar o CPF no momento das compras, incluindo também compras pela internet e delivery. Ou escanear o QR Code da nota fiscal momentos depois da emissão.