sábado, 25 de abril de 2020

NATAL-RN: Primeira chamada do Mais Médicos não preenche 12 vagas

Médico recém-contratado pelo Mais Médicos atende paciente de Natal — Foto: Prefeitura de Natal/Divulgação
Pelo menos 12 vagas oferecidas pelo Programa Mais Médicos em Natal não foram preenchidas, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde. Das 42 vagas disponibilizadas, 30 tiveram inscrições validadas, mas até a manhã de quinta-feira (23), apenas 11 profissionais já tinham se apresentado para assumir o cargo nas unidades de saúde da família onde foram lotados. O prazo máximo para apresentação é esta sexta-feira (24).

De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo é que os profissionais reforcem o atendimento ao coronavírus na atenção primária.

Dos 30 selecionados para Natal, 4 sequer apresentaram os documentos para validação até a manhã de quinta, enviando-os para o e-mail nas.folha@gmail.com. De acordo com o município,será publicada uma 2ª chamada para preenchimento de vagas no site da Secretaria de Saúde (aqui).

O médico Tallys Ranier Dantas, de 31 anos, foi lotado na Unidade de Saúde da Família do bairro das Quintas, Zona Oeste da cidade, e já está exercendo suas atividades na unidade. “Eu acho o Programa Mais Médicos um programa bem estruturado. Porque além de prestar assistência às unidades de saúde mais remotas, ele leva o acesso para aquelas pessoas que antes não contavam com médicos em suas unidades, como as mais distantes dos centros", afirmou.

As inscrições para o programa foram abertas em março, após a publicação do Edital 05/2020 pelo Ministério da Saúde. Ao todo, 106 vagas foram disponibilizadas para o Rio Grande do Norte. O resultado saiu no último dia 10 e, desde o dia 15, os profissionais podem assumir os postos, em todo o país.


*G1 RN.