quarta-feira, 19 de agosto de 2020

INCA vence prêmio de inovação em oncologia

Trabalho vencedor cria possibilidade de redução de custos em procedimento de tratamento contra leucemia
 Desenvolvida no INCA, uma estratégia que muda a maneira de alterar o DNA das células T (do sistema imunológico) na corrente sanguínea, e que pode reduzir o custo do procedimento de manipulação em laboratório, é a vencedora da categoria Inovação Tecnológica em Oncologia do 11º Prêmio Octavio Frias de Oliveira. A promoção é do Instituto de Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) e do Grupo Folha. Em sua categoria, o INCA concorreu com o A.C Camargo Cancer Center e o próprio Icesp.
O trabalho vencedor Development of CAR-T cell therapy for B-ALL using a point-of-care approach, publicado em 2020 na revista Oncoimmunology, é conduzido pela bióloga Luiza Abdo e o seu grupo de pesquisa, coordenado por Martin Bonamino, do Programa de Pós-Graduação em Oncologia do INCA.
A pesquisa cria uma estratégia que possibilita baratear um dos tratamentos mais modernos contra a leucemia: células T são extraídas, alteradas e reinseridas no organismo. Elas então conseguem reconhecer e atacar as células cancerosas. Isso reduz o tempo de manipulações em laboratório (de duas semanas para menos de um dia), o que pode fazer o preço do procedimento – que, atualmente, pode atingir a cifra de R$ 2,6 milhões – despencar.
Por outro lado, uma pesquisa que desvendou o papel das células T no câncer colorretal, iniciada na Universidade Federal do Ceará e concluída na Universidade de São Paulo e no A.C. Camargo, coordenada pelo médico Caio Abner Leite, foi a vencedora na categoria Pesquisa e Oncologia.