O INCA e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) vai promover webinar (seminário virtual) no próximo dia 31, quando se comemora o Dia Mundial sem Tabaco, data oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS) que tem na frase “Comprometa-se a parar de fumar” o tema deste ano.
A OMS também listou mais de 100 razões para deixar de fumar. Trata-se de uma maneira de mobilizar, motivar, sensibilizar e encorajar os tabagistas a largarem o tabaco. As ações motivacionais continuam sendo extremamente importantes: de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (2019), entre os adultos, a prevalência de usuários atuais de produtos de tabaco, fumado ou não fumado, de uso diário ou ocasional, foi de 12,8% (20,4 milhões de pessoas). Segundo a situação do domicílio, a parcela de usuários foi maior na área rural (14,3%) que na urbana (12,6%). Entre as grandes regiões, a prevalência variou de 10,7%, na Região Norte, a 14,7%, na Região Sul.
Desde o final da década de 1980, sob a ótica da promoção da saúde, a gestão e governança do controle do tabagismo no Brasil vêm sendo articuladas pelo Ministério da Saúde por meio do INCA, o que inclui um conjunto de ações nacionais que compõem o Programa Nacional de Controle do Tabagismo. O Programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados de tabaco no Brasil, potencializando ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde, junto com o apoio à adoção ou cumprimento de medidas legislativas e econômicas para prevenir a iniciação do tabagismo, principalmente entre crianças, adolescentes e jovens.
O webinar "Comprometa-se a parar de fumar" será transmitido ao vivo pela TV INCA, no dia 31 de maio, a partir das 14h. O debate “Abordagem mínima ao fumante: uma estratégia ao alcance de todos”, que faz parte do evento virtual, também será transmitido pela página no Facebook da rádio BandNewsFM e mediado pela jornalista Luanna Bernnades.Veja abaixo a programação completa do webinar:
- 14h Abertura solene
- Ana Cristina Pinho Mendes Pereira, diretora-geral do INCA
- Patrícia Oliveira, coordenadora-geral de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis - Secretaria de Vigilância em Saúde
- Sergio Akutagawa, ouvidor-geral do Sistema Único de Saúde - Ministério da Saúde
- Socorro Gross, representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) no Brasil
- 14h15 Pronunciamento
Tânia Cavalcante, secretária-executiva da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco no Brasil - 14h25 Apresentação | Campanha "Comprometa-se a parar de fumar"
Andrea Reis, chefe da Divisão de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco do INCA - 14h40 Apresentação | "Risco de iniciação ao tabagismo com o uso de cigarros eletrônicos: Revisão sistemática e meta-análise"
Liz Maria de Almeida, coordenadora de Prevenção e Vigilância do INCA - 14h55 Exibição Depoimentos
- 15h Debate | "Abordagem mínima ao fumante: Uma estratégia ao alcance de todos"
Moderadora
Luanna Bernardes, Rádio Band News FM
Debatedores
Liz Maria de Almeida, coordenadora de Prevenção e Vigilância do INCA
Vera Borges, Divisão de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco do INCA
Jetro Medeiros Pereira, Programa Estratégia de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde de Campos dos Goytacazes - 16h Encerramento