quinta-feira, 23 de junho de 2022

INCA lança a campanha: Câncer, dá para prevenir?

A resposta do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é que sim. Ao menos 30% de todos os casos da doença podem ser evitados com mudanças no estilo de vida. Para apresentar os dados e reforçar algumas recomendações de prevenção, o Instituto lança hoje, 1º de junho, a campanha “Câncer, dá para prevenir?”.
“Nós queremos sensibilizar os profissionais de saúde a trabalharem a prevenção do câncer no dia a dia com seus pacientes e, principalmente, motivar a população na inclusão de hábitos saudáveis na sua rotina. Pelo menos 12 tipos de câncer podem ser prevenidos com alimentação saudável, prática regular de atividade física e redução no consumo de carnes processadas e bebidas alcoólicas ”, destaca Bruna Pitasi, da Coordenação de Prevenção e Vigilância do INCA.
Pesquisa global de opinião pública sobre as percepções em relação ao câncer, liderada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), em 2020, apontou que 70,4% dos brasileiros não reconhecem a atividade física como fator de proteção contra a doença e 69,5% não associam o excesso de peso à maior chance de desenvolver tumores malignos.
Os materiais informativos estão disponíveis no site do INCA e também em locais de grande circulação, como estações de trem e metrô, na cidade do Rio de Janeiro.