terça-feira, 21 de junho de 2022

Você sabe o que é a doença falciforme? 🤔⁉️ Dia(19/06) é celebrado o Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença Falciforme.🩸

Ela é uma doença hereditária, que possui como principal característica uma alteração nos glóbulos vermelhos, que perdem a forma arredondada e elástica, ganhando a forma de uma foice (daí o nome falciforme). Além disso, elas endurecem, o que dificulta a passagem do sangue pelos vasos de pequeno calibre e a oxigenação dos tecidos.

Os principais sinais e sintomas da doença falciforme são: anemia, cor amarelada da pele e dos olhos, dores ósseas e articulares, atraso no crescimento e desenvolvimento infantis e infecções recorrentes.
Em caso de suspeita, procure um médico!
#PraCegoVer: O vídeo tem um fundo vermelho com animações ilustrativas de glóbulos, com a seguinte mensagem: "DOENÇA FALCIFORME, considerada a doença hereditária com maior prevalência no Brasil" em branco, na próxima cartela, aparece o texto "Trata-se de uma alteração genética nos glóbulos vermelhos" e na última o texto "19 de junho, dia mundial de conscientização sobre a doença falciforme". No centro, a logo da Casa Durval Paiva.