segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Prefeitura lança programa de combate ao câncer infantil

Com a presença de diversas instituições da sociedade civil, a Prefeitura de Natal lançou na manhã desta segunda-feira (24), no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, o Programa de Combate ao Câncer Infantojuvenil, conhecido como Novembro Dourado. A iniciativa tem por finalidade principal promover uma política intersetorial entre as secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e Comunicação Social para ampliar e potencializar a divulgação da campanha em favor do diagnóstico precoce contra o câncer infantil.

De acordo com o prefeito Carlos Eduardo, a Prefeitura está cumprindo com o seu papel ao propor e realizar ações para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Sabe-se que em 90% dos casos, o câncer infantil é curável, desde que diagnosticado a tempo. 

Carlos Eduardo esteve no lançamento do Novembro Dourado (Foto: Secom/DIvulgação)
Ainda segundo o gestor, ele determinou que a Prefeitura buscasse o diálogo com as diversas instituições parceiras visando ao sucesso do programa. “O nosso país melhorou muito. Mas não o suficiente na saúde. Precisamos de mais compromissos. A sociedade está entendendo que é preciso buscar o diálogo. E é desta forma que a gente vai dar consistência ao enfrentamento do problema”, ressaltou o chefe do executivo municipal.

Na programação do Novembro Dourado, estão previstas ações diversas, como a realização de palestras, seminários e fóruns sobre o tema, distribuição de material educativo e lançamento de uma campanha publicitária. A finalidade é alertar a população e contribuir ainda mais para minimizar os efeitos nocivos dessa doença que atinge milhares de jovens todos os anos, aumentando assim os índices de cura, já que quanto mais cedo o câncer for descoberto maiores são as chances de ser curado.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por exemplo, implantará estratégias para a organização da assistência à saúde em linhas de cuidado, entre os diversos níveis de atenção, e garantirá a continuidade do cuidado integral. Afora isso, vai direcionar e ampliar a capacitação para os ambulatórios de especialidades e incluir nas ações do Programa de Saúde Escolar a oncologia infantojuvenil, entre outras ações. “É um momento importante de celebrarmos parcerias. Elas precisam ser ampliadas”, disse o secretário de Saúde, Cipriano Maia.

Primeiro ente público procurado pelas instituições que apoiam a causa do câncer infantojuvenil, a Secretaria Municipal de Educação (SME) tem como princípios e diretrizes na campanha a educação integral, formação cidadã, apoio ao educando, inclusive em relação à saúde, apoio à família para fortalecimento da sua função protetiva, envolvimento da família no processo educacional de seus dependentes, articulação com as comunidades e integração com as demais políticas públicas.

Para o presidente da Casa Durval Paiva de Apoio à Criança com Câncer e da Confederação das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc), Rilder Medeiros, o momento é de multiplicar as ações. Ele informou que surgem 150 novos casos de câncer infantojuvenil, todo ano, no Rio Grande do Norte. Por outro lado, ressalvou, que, se diagnosticado a tempo, o câncer é curável em 80% a 90% dos pacientes. “A Prefeitura de Natal é a pioneira nesta luta, entre as capitais brasileiras. O que estamos fazendo aqui é um marco e motivo de muita alegria. A gente vai fazer a diferença”, afirmou.

São parceiros da Prefeitura do Natal no Novembro Dourado, a Câmara Municipal de Natal, representada na ocasião pela vereadora Julia Arruda, presidente da Frente Parlamentar Municipal em Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes; Casa Durval Paiva de Apoio à Criança com Câncer, Grupo de Apoio a Criança com Câncer, Hospital Infantil Varela Santiago, Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer e a Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc).


*Portal BO.