segunda-feira, 22 de novembro de 2021

NATAL-RN: Hemonorte realiza ações na Semana Nacional do Doador de Sangue

 Foto: Lucas Cortez/Inter TV Cabugi
O Hemocentro Dalton Cunha (Hemonorte), em Natal, realiza de terça (23) a sábado (27) a Semana Nacional do Doador de Sangue. As ações deste ano têm o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da doação após a vacina contra a Covid.

Haverá uma programação especial na quinta-feira (25), Dia Nacional do Doador de Sangue. O evento terá início às 9h, na sede da unidade localizada na Avenida Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol.

O Hemonorte divulgou que, durante a semana, serão realizadas apresentações musicais com Ivo Netto, Joedson Silva, William Souza e o conjunto UFRN Cellos.

"Devemos agradecer sempre ao doador de sangue, mas, particularmente neste mês, as ações serão voltadas ao reconhecimento do valor que os doadores de sangue têm para a continuidade da vida dos que necessitam de transfusão de sangue", falou a diretora do Departamento de Apoio Técnico, Miriam Mafra.

Para ser um doador a pessoa tem que estar saudável, ter entre 16 e 69 anos de idade (quem for menor de 18 anos precisa estar acompanhado do responsável legal), pesar acima de 50 kg, ter dormido bem na noite anterior, evitar alimentos gordurosos antes da doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, estar alimentado e portar um documento oficial com foto.

O Hemonorte informa ainda que, quanto à vacinação contra a Covid-19, o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de imunizante. 

Veja abaixo:
  • CoronaVac – 48h após cada dose
  • Oxford – 7 dias
  • Pfizer – 7 dias
  • Janssen – 7 dias
  • Vacina contra gripe – 48h.
*Do G1 RN