quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Câncer de mama: saiba qual o sinal de alerta menos conhecido da doença

Nódulos nas glândulas mamárias e nas axilas, inchaço, dores, vermelhidão e pele com aspecto de casca de laranja são os sintomas mais conhecidos do câncer de mama. A doença é um dos tipos mais comuns de tumores e o mais frequente entre mulheres. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 66 mil diagnósticos da neoplasia são feitos por ano no Brasil.

A presença de secreção no mamilo é uma sinal de alerta ainda pouco associado à doença, por conta da raridade com que aparece – em apenas 15% dos casos, ele é presente. O líquido geralmente é transparente e sai de maneira espontânea de um dos mamilos. Em alguns casos, a secreção pode ser rosada ou avermelhada devido à grande quantidade de hemácias.

“A secreção nem sempre é um sintoma de câncer de mama, então deve-se observar primeiro o padrão do líquido. Ele pode ter aspecto lácteo, incolor ou sanguinolento. Quando a secreção é incolor ou tem aspecto avermelhado, como se fosse sangue, é preocupante e requer avaliação médica com mastologista”, explica a oncologista Ana Carolina Sales, do grupo Oncoclínica DF.

A médica explica que a consulta é importante para que a causa seja esclarecida. No caso do aspecto de leite materno, a secreção aparece por conta de mudanças hormonais. No caso do aspecto sanguinolento, a causa pode ser papilomas, que são lesões benignas provocadas pela irritação dos ductos mamários.

A observação e conhecimento dos sintomas permite que, em caso de tumor, o câncer seja identificado precocemente. O quanto antes a diagnóstico for feito, maiores são as chances de cura. No Brasil, o tratamento pode ser feito no Sistema Único de Saúde (SUS) ou em hospitais e clínicas particulares.

De modo geral, o tratamento para o câncer consiste na quimioterapia e na operação, mas pode envolver também a radioterapia, hormonoterapia e imunoterapia.

*Grupo Cidadão 190