A presença de secreção no mamilo é uma sinal de alerta ainda pouco associado à doença, por conta da raridade com que aparece – em apenas 15% dos casos, ele é presente. O líquido geralmente é transparente e sai de maneira espontânea de um dos mamilos. Em alguns casos, a secreção pode ser rosada ou avermelhada devido à grande quantidade de hemácias.
“A secreção nem sempre é um sintoma de câncer de mama, então deve-se observar primeiro o padrão do líquido. Ele pode ter aspecto lácteo, incolor ou sanguinolento. Quando a secreção é incolor ou tem aspecto avermelhado, como se fosse sangue, é preocupante e requer avaliação médica com mastologista”, explica a oncologista Ana Carolina Sales, do grupo Oncoclínica DF.
A médica explica que a consulta é importante para que a causa seja esclarecida. No caso do aspecto de leite materno, a secreção aparece por conta de mudanças hormonais. No caso do aspecto sanguinolento, a causa pode ser papilomas, que são lesões benignas provocadas pela irritação dos ductos mamários.
A observação e conhecimento dos sintomas permite que, em caso de tumor, o câncer seja identificado precocemente. O quanto antes a diagnóstico for feito, maiores são as chances de cura. No Brasil, o tratamento pode ser feito no Sistema Único de Saúde (SUS) ou em hospitais e clínicas particulares.
De modo geral, o tratamento para o câncer consiste na quimioterapia e na operação, mas pode envolver também a radioterapia, hormonoterapia e imunoterapia.
*Grupo Cidadão 190