quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Câncer de mama também pode afetar os homens e diagnóstico precoce é importante para vencer a doença

No mês de outubro, diversas ações de conscientização e prevenção sobre o câncer de mama são destinadas em sua maior parte às mulheres. Mas o que muitos não sabem é que a doença também pode também pode atingir os homens.

Nas ruas de Palmas, poucas pessoas tem conhecimento que homens podem desenvolver o câncer nas mamas. "Meus pais nunca me falaram, na escola também nunca falaram. Então realmente eu não sei", contou o empresário Leonardo Vilarinho.

Assim como nas mulheres, descobrir a doença de forma antecipada também é importante para garantia a cura da doença. Entretanto, um dos obstáculos que o público masculino enfrenta é a dificuldade que muitos enfrentam de incorporar o hábito de fazer exames de rotina.

"É importante ter essa prevenção e consciência de todos os homens de fazerem o auto toque para ver se tem algum problema ou não", ressaltou a também empresária Thayna Rocha.

Preocupado com sua saúde, o matemático Wanderson Cunha segue fora dessa tendência e diz que não deixa de investigar sobre sua saúde.

"Ultimamente estou tentando mudar alguns hábitos alimentares e até ter o costume de fazer esses exames de rotina. Nós homens são bem relapsos nessa questão de fazer exame de rotina. Muitos descobrem doenças em estágio avançado por não fazer exames", disse.

Confirmando o que diz o matemático, o médico Hézio Zadir Fernandes, especialista em câncer de mama, reforça a importância de se fazer visitas e exames de forma constante.

"Temos que ficar atentos ao diagnóstico precoce. Tudo que é suspeito, deve-se biopsiar, seja no homem ou, principalmente, na mulher", explicou o especialista.

*Do G1