terça-feira, 4 de outubro de 2022

Festa de São Francisco no Ceará: veja programação de celebrações e benção dos animais

O Dia de São Francisco de Assis é comemorado nesta terça-feira, 4 de outubro. A data faz referência ao dia do sepultamento do Santo, considerado o protetor dos animais e padroeiro da ecologia. No Ceará, os grandes festejos para Francisco de Assis das Chagas são realizados após dois anos, período de pandemia.
©2022 Todos os direitos são reservados ao Portal O POVO, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

História de São Francisco

O nome original de São Francisco é Giovanni di Pietro di Bernardone. Ele nasceu por volta de 1182, na cidade de Assis, na Itália. Nascido em família burguesa, Francisco teve uma juventude de ostentação e diversão.
Leia mais em: https://www.opovo.com.br/noticias/ceara/2022/10/03/festa-de-sao-francisco-no-ceara-veja-programacao-de-celebracoes-e-bencao-dos-animais.html
©2022 Todos os direitos são reservados ao Portal O POVO, conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas

Por volta dos 20 anos, após se envolver em uma guerra, Francisco ficou gravemente doente. Nesse período, ele ouviu uma voz sobrenatural, que lhe teria pedido para “servir ao amor e ao Servo”. Assim, após muito orar, Francisco sentiu em seu coração a necessidade de vender seus bens e “comprar a pérola preciosa”, seguindo a Deus.

Em vida, segundo a Igreja Católica, Francisco teve um grande amor pelos animais e os tratava como se fossem seus irmãos. Todo esse carinho e respeito dado aos bichos deu ao Santo a fama de protetor deles.

Festejos no Ceará

De acordo com a Arquidiocese de Fortaleza, muitas paróquias e comunidades realizam festejos dedicadas ao Santo: Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no Centro, onde também ocorre a benção dos animais; além das paróquias Dias Macedo, Conjunto Palmeiras, Otávio Bonfim, Jacarecanga, Quintino Cunha, Palmácia, Tapera, Lagamar, Vila Velha II e Canindezinho, em Fortaleza. As comemorações também ocorrem no município de Cascavel.

Confira a programação:
Santuário Sagrado Coração de Jesus, Centro

Endereço: Av. Duque de Caxias, 135
Missas às 7h, 9h, 16h e 18h
Santo Terço às 17h
Bênção dos animais às 10h
Após a Missa das 18h, procissão pelas ruas do Centro (ruas Pedro I, Assunção, Silva Jardim, Solon Pinheiro, Meton de Alencar, Jaime Benévolo e retornando ao Santuário)

Paróquia São Francisco de Assis Jacarecanga

Endereço: Avenida Filomeno Gomes, 315
Missas: 16h – Celebração Eucarística presidida por: Pe. Alderi Leite de Araújo
Liturgia: Paróquia convidada: Senhor do Bonfim (Monte Castelo)
17h – Procissão pelas ruas do bairro:
Roteiro: Av. Filomeno Gomes, Tenente Lisboa, Adriano Martins, Messias Filomeno, Dona Maroquinha, Monsenhor Dantas (Rua São Paulo), Conselheiro Estelita, Rua Tijubana, Av. Filomeno Gomes e Matriz.
19h – Celebração Eucarística presidida por: Pe. Clairton Alexandrino de Oliveira
Paróquia São Francisco de Assis, Dias Macedo

Endereço: Avenida Alberto Craveiro, 900
Missa às 19h30.
Área Pastoral Nossa Senhora do Brasil, Messejana

Endereço: Av. Frei Cirilo, 4454
Missas às 6h, 9h e 18h30
Paróquia São Francisco de Assis, Conjunto Palmeiras

Endereço: R. Modesta, 45-99
Missa às 19h30
Área Pastoral São Francisco de Assis, Vila Velha II

Endereço: Rua P, 60
Missa às 19h – Na ocasião será instalada a nova Paróquia São Francisco, preside a celebração Dom José Antonio, arcebispo de Fortaleza.
Paróquia São Francisco de Assis, Canindezinho

Endereço: Rua Pitangueira, 102
Missa às 19h
Paróquia São Francisco de Assis, Quintino Cunha

Endereço: Rua dos Pescadores, 145
Missa às 19h
Paróquia São Francisco de Assis Cascavel

Os festejos também acontecem em Cascavel, na Região Metropolitana de Fortaleza. A festa é uma das principais manifestações religiosas da região. A programação na cidade acontece desde o dia 24 de setembro e finaliza nesta terça-feira, 4, dia de São Francisco.

Endereço: R. João Damasceno Fontenele, 2386-2446 - Rio Novo
Missas: 07:00h - Celebração Eucarística
09h - Celebração Eucarística
10h - Benção dos Animais
17h – Concentração para a procissão de São Francisco – Saída Igreja Matriz
19h – Encerramento da Festa de São Francisco 2022
Após a Missa – Arreamento das bandeiras

Festejos de São Francisco em Canindé
São Francisco de Assis também é conhecido, principalmente no Nordeste do Brasil, como São Francisco das Chagas. A cidade de Canindé, no interior do Ceará, recebe a maior festa franciscana das Américas. Apesar do dia ao Santo ser nesta terça-feira, 4, a programação no município começa oficialmente a partir desta quinta-feira, 6, e segue até 16 de outubro.

O termo Chagas, recebido pelo Santo, faz alusão ao episódio onde ele recebe as chagas de Jesus nas mãos e nos pés. Segundo a Igreja Católica, no ano de 1224, Francisco estava rezando no Monte Alverne, na Itália, quando teve a visão do Cristo Crucificado. As informações são da Paróquia de Canindé.

No encontro, ele teria ouvido Jesus falar: "Francisco, vai e reconstrói a minha casa que está em ruínas". A partir daí, o cristão dedicou sua vida em prol de Deus e renunciando às riquezas.

Esse ano, a festa em Canindé carrega o tema “São Francisco nos ensina a viver a sabedoria do Evangelho”. O Reitor do Santuário no município, dedicado ao Santo, convida fiéis para o evento. “Nesta Festa de São Francisco das Chagas de Canindé vamos nos deixar iluminar pela sabedoria do Evangelho ensinada pelo pai Francisco, nosso baluarte e guia nesta procissão cuja meta é Cristo, a sabedoria do Pai”, declarou Frei Gilmar Nascimento.

Programação

A abertura da festa em Canindé acontece às 4h da manhã, com Hasteamento das Bandeiras e Celebração Eucarísca. A programação também conta com novenas, que acontecem do dia 7 ao dia 15 de Outubro, às 18h, na Praça dos Romeiros.

As procissões ocorrem todos os dias no município. Na quinta-feira, 6, os fieis saem a partir das 18h pelas principais ruas de Canindé, com o Painel de São Francisco. A saída é da Basílica e percorre as ruas Arisdes Rabêlo, Av. José Veloso Jucá, Antônio Neco, João Bastos, Joaquim Custódio, Romeu Marns, Joaquim Magalhães, Gervásio Marns e retorna a Basílica.

Já do dia 7 ao último dia, em 15 de outubro, o percurso tem início às 17h30min. A procissão percorre as ruas Gervásio Marns, Av. Francisco Cordeiro Campos e Praça dos Romeiros.
Horários das missas:

Basílica / Quadra da Gruta: 6h, 7h30min, 9h, 11h, 16h e no dia 16/Outubro às 15h
Mosteiro das Irmãs Clarissas: 6h
Igreja de Cristo Rei (Monte): 6h (após a Via-sacra)
Igreja das Dores: 8h, 15h - dos dias 8, 9, 12, 13, 14 e 15/Outubro
Capela de São Pedro: 10h (De 12 à 15/Outubro)
Missas dedicadas:

Dia 07 de Outubro - Missa com a participação dos sanfoneiros e comunicadores, às 16h, na
Quadra da Gruta.
Dia 08 de Outubro - Missa com a participação dos vaqueiros, às 10h, na Praça São Francisco, ao lado do Parque de Exposições do Município.

*O Povo