terça-feira, 3 de janeiro de 2012

TESTE RÁPIDO DE HIV SERÁ REALIZADO NO BRASIL




O Ministério da Saúde anunciou que assinou acordo para começar a produzir no Brasil um kit que faz o diagnóstico rápido do HIV (vírus da Aids). O resultado fica pronto em minutos.

O kit também é portátil e pode ser usado nos próprios consultórios médicos. O equipamento deve facilitar a execução dos testes em locais remotos e será indicado para o diagnóstico de doenças infecciosas durante o período pré-natal.

A Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) foi feita com o objetivo de produzir o equipamento para o Sistema Único de Saúde (SUS), mas os kits só estarão disponíveis a partir de 2014. A transferência da tecnologia para o desenvolvimento dos kits no país foi acertada com o Instituto Carlos Chagas (ICC), Fiocruz-Paraná e a Lifemed Industrial de Equipamentos e Artigos Médicos Hospitalares.

O protótipo, desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), utiliza uma gota de sangue para identificar, além do HIV, outras doenças como rubéola, sífilis, toxoplasmose e hepatite B.

2 comentários:

  1. Anônimo15:07

    Parabens por todas as informaçoes contidas neste blog, pois cada vez que acesso adquiro conhecimento que me servirão no futuro. Olha como seri importante que todos os blogs se preocupassem um pouco com este tipo de assunto

    ResponderExcluir
  2. Anônimo15:09

    Todos que fazem parte de Gaspec merecem o respeito dos apodienses pois estao lutando por um causa que em apodi esta virando epidemia. Avisem quando for a palestra sobre prostata.

    ResponderExcluir