terça-feira, 3 de janeiro de 2012

SORRIA POR DENTRO E POR FORA



Você já sorriu hoje?


Sabia que rir é, verdadeiramente, um maravilhoso remédio? Muitos especialistas já recorreram a estudos para tentar descobrir como esse ato tão divertido afeta o corpo e a vida das pessoas. O que grande parte dos resultados mostra é que, após uma gargalhada, os efeitos vão muito além da sensação de bem-estar ou da moleza no corpo.

O neurologista Ricardo Teixeira, do Instituto do Cérebro de Brasília, relata que os principais estudos sobre o efeito do riso em nossa saúde dedicaram-se aos sistemas cardiovasculares e imunológico, e à percepção de dor. Ao rir e ver a vida de forma mais positiva, a sua imunidade aumenta e as chances de se curar de doenças são maiores.

O riso pode reduzir o risco de doenças cardíacas, segundo uma pesquisa da Universidade de Loma Linda, na Califórnia (EUA). Na verdade, é a falta de senso de humor, ou uma vida acompanhada de impaciência, raiva e atitudes hostis, que possui relação a um maior risco de desenvolver pressão alta, piorar o controle dos níveis de glicose e ainda aumentar o risco de doença isquêmica do coração e de morte. (R7)

O humor deixa o ambiente descontraído e aumenta a motivação. Sem falar que a ginástica facial que fazemos ao rir ajuda a prevenir rugas, movimentando 12 músculos faciais. Já, ao dar gargalhadas, movimentamos 24 músculos. Quando conversamos e gargalhamos ao mesmo tempo, então, são 84 músculos. Todo esse exercício estica a pele e retarda o aparecimento das pouco desejadas rugas.


* A ilustração da foto é para estimular você a sorrir. Comece agora!