sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

CEREAIS E SEUS BENEFÍCIOS A SAÚDE



O interesse pela qualidade de vida tem sido despertado a cada dia em muitas pessoas. Mesmo diante da correria diária busca-se fazer as escolhas certas, na hora de se alimentar. O cereal, por exemplo, é considerado um alimento rico em proteínas, vitaminas e minerais. Sem contar que auxilia no equilíbrio do corpo humano e alinha suas funcionalidades.

"No mundo todo, o cereal é um dos principais alimentos (senão o principal) para a maioria dos povos. O arroz, por exemplo, é consumido por 50% dos habitantes da Terra. Porém, é preciso saber usá-los sem desnaturá-los, ou seja, consumi-los de forma integral. São alimentos completos, formados por substâncias essenciais: o germe (proteína e gordura), o núcleo (hidrato de carbono) e a película (rica em vitaminas e minerais), que normalmente é desprezada", explica Elaine Marasca, médica antroposófica (baseada nos métodos das ciências naturais). (R7)

A especialista explica que são sete os cereais mais usados como: arroz, cevada, painço, centeio, aveia, milho e trigo. Porém, vale se atentar para a diferença entre os cereais refinados – que possuem menor concentração de nutrientes: vitaminas, minerais, fibras, proteínas e lipídios, por causa do processo de refinamento. A película protetora do cereal é retirada restando basicamente o amido – e os cereais integrais – são aqueles que não foram processados. São recobertos por uma película que preserva as propriedades nutritivas do alimento.

Elaine afirma que é possível equilibrar todos os órgãos internos utilizando um cardápio que ofereça em pelo menos uma refeição, o cereal do dia, porém sem rigidez e com criatividade. "Podemos dizer que os cereais representam uma sabedoria cósmica condensada, traduzida em alimento e energia, para auxiliar a realização terrena do ser humano", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário