terça-feira, 18 de julho de 2017

FUNDAÇÃO DO CÂNCER: AULA INAUGURAL DA TERCEIRA TURMA DO CURSO PARA TÉCNICOS EM RADIOTERAPIA

Em meados de julho, 21 alunos da terceira turma de Técnicos em Radioterapia participaram de uma ambientação na sede da Fundação do Câncer, na cidade do Rio de Janeiro. Parte do Programa Nacional de Formação em Radioterapia, o curso terá duração de seis meses. A aula inaugural foi da professora de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Samara Machado, e abordou célula humana.
Coordenador científico do Programa, o professor Carlos Eduardo de Almeida salientou o importante papel de cada profissional nos serviços de radioterapia pelo país. Contextualizou, ainda, o cenário atual e a necessidade do atendimento humanizado e de qualidade aliado à tecnologia. Marcello Carlos de Souza Costa, diretor presidente do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Rio de Janeiro (CRTR-RJ) também falou a respeito da profissão e da atuação do conselho, reforçando o apoio ao curso.
A turma conta com alunos de regiões de Norte a Sul do país. Do Maranhão, por exemplo, vieram seis técnicos, que, assim como os demais, ficarão na cidade com todos os custos financiados pelo Programa. Ao longo do curso, os profissionais passarão por aulas práticas e teóricas e ainda terão a oportunidade de estagiar em hospitais parceiros.
“Espero adquirir conhecimento, aprendizado. No dia a dia de trabalho, temos acompanhamento dos médicos explicando os procedimentos, mas ter um curso especializado vai ser muito interessante. Hoje, é normal ir para outros estados à procura de especialização na área de saúde”, contou a tecnóloga Marta Dias, que trabalha no Oncoradium, um centro de tratamento de câncer em Imperatriz (MA).