sábado, 25 de novembro de 2017

Hospital Sírio Libanês de Brasília recebe o Programa de Educação Continuada em Radioterapia

Segunda fase de atuação do Programa Nacional de Formação em Radioterapia, o Programa de Educação Continuada, desenvolvido pela Fundação do Câncer, teve seu primeiro módulo em Brasília (DF). O Hospital Sírio Libanês foi o anfitrião do curso, que abordou tumores urológicos e recebeu mais de 50 alunos das regiões Norte e Centro-Oeste do país, entre os dias 15 e 19 de novembro.

O módulo contou com 40 horas de ensino teórico e prático e a enfermeira Graziella Machado, da Associação de Combate ao Câncer, de Goiânia (GO), foi uma das participantes.

“É a primeira vez que faço parte de um curso em conjunto com médicos, físicos e técnicos. É essencial incluir a enfermagem, tão importante na área de radioterapia, nestas atualizações. Somente de forma integrada é possível ter, realmente, uma visão do papel do outro profissional dentro do contexto do tratamento do paciente. Unifica melhor as condutas, pois conseguirmos entender a linha contínua de todo o processo”, disse Graziella.

Para o médico Leonardo Alves, do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, de Campo Grande (MS), trabalhar em parceria diminui a chance de erros. “Sem dúvida foi muito bacana participar. Ajuda na integração das equipes e traz ganhos aos pacientes. Vamos fazer todos os outros módulos que serão oferecidos pela Fundação do Câncer”, contou.

O Programa de Educação Continuada em Radioterapia acontecerá, ainda, em São Paulo (SP), também em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. Ao todo, serão três módulos aplicados em cada polo e mais de 30 professores envolvidos.