sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Novembro Azul: atenção integral à saúde do homem

O movimento mundial Novembro Azul surgiu em 1999, na Austrália, para conscientizar os homens sobre a importância dos cuidados com a saúde. Desde então, o mês é marcado por ações que contribuem para a melhoria da qualidade e expectativa de vida da população masculina.

Tipo mais comum entre os brasileiros, após o de pele não melanoma, o câncer de próstata recebe atenção especial durante a campanha. O tumor nesta pequena glândula – localizada na parte baixa do abdômen, à frente do reto e logo abaixo da bexiga – atinge principalmente aos idosos. De acordo com estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram previstos mais de 61 mil novos casos da doença no país para 2017.

A Fundação do Câncer recomenda que homens acima de 50 anos façam acompanhamento médico regular. Caso haja algum sintoma ou alteração no aparelho urinário (como dificuldade de urinar, necessidade de ir ao banheiro mais vezes e sangue na urina) ou histórico familiar (pai e/ou irmão), paciente e médico decidem quais condutas vão adotar.

Embora os exames de diagnóstico precoce sejam uma etapa importante para o tratamento da doença em seu estágio inicial, no caso do câncer de próstata, não existe consenso sobre estratégias de rastreamento (exames realizados em indivíduos sem sintomas). A orientação é que exames complementares (como o toque retal, o PSA, entre outros) sejam prescritos de forma individualizada.

Mudanças simples no estilo de vida e a adoção de hábitos saudáveis contribuem para reduzir os fatores de risco. Cerca de um terço das mortes pela doença está relacionada a comportamentos como fumar, consumir bebidas alcoólicas, falta de atividade física e alimentação inadequada.

Para incentivar que os homens façam a sua parte, a Fundação veiculou, no jornal Metro, um anúncio divertido. A proposta foi que as pessoas dobrassem o jornal ao meio e posicionassem o desenho do bigode (símbolo do movimento) à frente do rosto para tirar fotos e postar nas redes sociais. No Facebook, Instagram e Twitter da Fundação, foi disponibilizado também um GIF animado com o mote “todo mundo junto pela saúde do homem”, em que crianças, adultos e idosos e até mesmo um cachorro e uma árvore apareciam com um bigodinho. Tudo isso foi criado com o intuito de que as pessoas compartilhassem conteúdo, de um jeito inusitado, lembrando aos amigos sobre a importância do cuidado com a saúde do homem.


*https://www.cancer.org.br