sábado, 29 de dezembro de 2018

Especialista recomenda que cuidados com a pele devem redobrar no verão

Hidratantes, sabonetes específicos e ingestão constante de líquidos ajudam a manter a saúde da pele nesta estação
A época mais quente do ano chegou com força total e com ela, alguns cuidados com a pele devem ser redobrados. Segundo a dermatologista Danielle Espinel, a hidratação da pele deve ser intensificada no verão, pois, devido ao aumento da temperatura, os vasos dilatam, gerando uma maior produção de suor (sudorese) e maior produção de gordura pelas glândulas sebáceas.
A indicação da especialista para manter a pele sempre hidratada, mesmo com a perda de líquido através do suor excessivo, é aumentar a hidratação oral, bebendo mais líquidos. Garantir a limpeza da pele também é importante, assim como tomar mais banhos para retirada do suor e da gordura, que em excesso podem causar a oclusão dos poros, além de intensificar a utilização de produtos hidratantes.
“Uma pele desidratada fica opaca, áspera, sem elasticidade, descamando facilmente, o que torna as rugas e linhas de expressão ainda mais aparentes”, explica Danielle. Para evitar esse processo de envelhecimento, que também está ligado à perda gradual de substâncias que hidratam e dão elasticidade à pele de forma natural, como o ácido hialurônico, é indicada também a reposição dos nutrientes por meio dos cosméticos hidratantes.
Segundo a dermatologista, o uso de cremes hidratantes como o Verbena – refrescante, da L’Occitane en Provence, fortalece a barreira natural de lipídios, protegendo ainda mais a superfície da pele. “São indicados produtos que tenham na composição: óleos ou manteigas vegetais, ácido hialurônico, ceramidas e ureia, substâncias que impedem a perda excessiva de água pela pele”, explica Danielle Espinel.

Outro creme ideial para hidratação é o Ultra Riche, também da L’Occitane en Provence, à base de manteiga de karité, com 25% de manteiga, rico em vitamina E. Além disso, o Ultra Riche possui na composição outro elemento hidratante: a ureia. Toda a fórmula foi idealizada para auxiliar no combate ao envelhecimento causado pelo sol e minimizar os danos.

Nesta estação, outro cuidado fundamental é a limpeza da pele, que tem que ser realizada com mais frequência para evitar as famosas brotoejas, que não são comuns apenas em crianças, mas também em adultos. No processo de limpeza da pele, os sabonetes específicos para cada tipo de pele, loções tônicas e adstringentes são bastante eficientes e auxiliam na manutenção da saúde da pele. Toda a linha de amêndoas da L’Occitane en Provence também é indicada para a limpeza e saúde da pele.

De acordo com a especialista, é fundamental que pele esteja sempre saudável, pois ela exerce a função de proteção, evitando a entrada de microorganismos que podem causar infecções no corpo, além de contribuir para uma boa aparência. “Realizar a hidratação cutânea ajuda a manter a umidade e a acrescentar nutrientes necessários para a revitalização e regeneração das células epiteliais, o que retarda ou, pelo menos, minimiza os efeitos do sol e do envelhecimento”, explica. Além disso, a hidratação cutânea repõe a perda de água, promovendo o relaxamento da musculatura, aliviando o estresse.